Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Incuba Cedro
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
22/09/2021
Previsão de Fim:
20/10/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Incubadoras
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Várzea Alegre
Lavras da Mangabeira
Iguatu
Icó
Cedro
Cariús
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raquel de Oliveira Santos Lira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andreia Matos Brito Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 22/09/2021 20/10/2022
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/09/2021 20/10/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Sebrae - Regional Centro Sul Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.400,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Incubadora Tecnológica de Empresas do IFCE da Unidade Cedro foi instituída em meados de 2018-2019 em articulação de docentes do campus com escritório Regional do SEBRAE Centro Sul. O projeto de incubadora teve início em 2018 com as atividades realizadas pelo Prof. Ednael Macedo no mês de Abril. Naquele momento o espaço apresentado contava com 1 sala mobiliada e 3 computadores. Nos meses seguintes, em parceria com Senac, Sebrae e com a Prefeitura de Cedro, foram oferecidos 4 cursos gratuitos para atração de possíveis ideias para incubação. Foram eles: plano de negócios, planejamento financeiro, marketing e vendas, análise de mercado. A proposta lançada no ano de 2018, foi interrompida em 2019 e retomada com a aprovação da Cooperação Técnica entre IFPE-IFCE, Coordenada pela Professora Andreia Mota. Em virtude da situação de suspensão das atividades presenciais em virtude dos protocolos adotados no enfrentamento da pandemia, o projeto não teve andamento. Em setembro de 2020, a equipe de docentes e da DPPI retomou as atividades com a escrita do Estudo de viabilidade técnico econômica e o Plano de Negócios para que as ações de incubação acontecessem no ano de 2021, fazendo assim, a INcuba Cedro como a segunda unidade do Centro Sul cearense que cria a política Institucional de estímulo à inovação e o empreendedorismo. As atividades estão devidamente regulamentadas pelas Resoluções nº56/2016, resolução nº125/2019, a cartilha do programa de incubação de empresas (2018), as propostas da Associação Nacional de Entidades promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), em acordo com o modelo CERNE (2018), considerando as indicações da Portaria nº6762/2019 que institui o Programa Nacional de Apoio à Ambientes Inovadores. Além de considerar as políticas de extensão do IFCE. A referida empresa constitui-se como espaço de desenvolvimento empresarial e profissional nas ações de fortalecimento da cultura empreendedora, de maneira a integrar extensão, pesquisa e ensino, bem como na geração e orientação de negócios para alunos e egressos com foco em inovação, melhoria nas condições sociais e no desenvolvimento local. O principal objetivo da Incuba Cedro é transformar as ideias e projetos em produtos, processos ou serviços com inovação tecnológica, que atendam ou induzam demandas de mercado locais e, assim, possam integrar a produção de conhecimentos no ambiente institucional em favor da sociedade. A Incubadora se configura como local para abrigar empresas que estejam em diferentes níveis de maturidade e, para tanto, oferta uma estrutura configurada para estimular, agilizar ou favorecer a transferência de resultados de pesquisa para atividades produtivas conforme preconiza a ANPROTEC (2017).
Justificativa
A implantação de Incubadora tem sua importância ligada ao amadurecimento das pesquisas e atividades de prestação de serviços já desenvolvidas no campus Cedro ao longo de seus 26 anos de funcionamento, além de estar alinhada com o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFCE (2019-2023). A incuba cedro se justifica, ainda, de se configurar como espaço de produção da inovações nos eixos de seus cursos - tecnologia e educação. Os projetos criados nas atividades de ensino, pequisa e extensão da unidade, sejam eles no passo, no presente e no futuro, poderão receber apoio para melhorar sde maneira efetiva ua maturidade e implantação direcionada à sociedade. A Incubadora permitirá mais uma força ao Campus Cedro em desenvolver os potenciais de negócios na região do Centro Sul cearense, buscando a permanencia dos recém formados no seu território, integrando o conhecimento gerado às demandas efetivas do território em setores como o comércio, educação e setor do Agro.
Público Alvo
Egressos e ecossisitema empreendedor da Região do Centro Sul
Objetivo Geral
Contribuir para o desenvolvimento de negócios inovadores e sustentáveis, apoiando as empresas nascentes ou com pouco tempo de operação nas suas primeiras etapas de vida, ajudando a desenvolvê-las e torná-las mais sólidas e bem-sucedidas, para que consigam entrar no mercado e concorrer com as empresas já estabelecidas
Objetivo Específico
Estimular o desenvolvimento e difusão da cultura empreendedora no IFCE; Capacitar estudantes e egressos para modelar negócios envolvendo a criação, melhoria e aperfeiçoamento de produtos e serviços através do desenvolvimento tecnológico; Orientar a comunidade acadêmica em ações de desenvolvimento tecnológico e inovação; Realizar ações de apoio ao fomento, parcerias junto às instancias institucionais como NIT e instâncias externas como ANPROTEC, SEBRAE e outros agentes do Ecossistema; Apoiar a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas nas áreas de atuação do IFCE Campus Cedro;
Metodologia
O projeto será executado em 4 etapas em conformidade com as orientações presentes nos materiais da PROEX/IFCE a saber: (1) Idealização da Incuba Cedro, (2) Ações de sensibilização, (3) Ações de propecção e (4) gestão de editais de empresas incubadas. A responsabilidade de articulação das ações será feita pela Coordenação do Projeto com apoio dos servidores do Campus e parceiros institucionais. Neste primeiro braço do projeto a ser executado em 2021-2022, já foram realizadas ações de reorganização de questões estruturais e documentais da Incubadora e participação em Capacitações sobre Inovação. Para continuidade de segunda etapa, será apresentada à comunidade acadêmica estudo das pontencialidades do territorio com centramento nas produções do Campus. Para tanto, serão feitas palestras, oficinas, desafios e divulgados os materiais já elaborados pela equipe. O resultado destas ações serão atividades centradas na pré-incubação de negócios. Na sequencia, serão convidados novos membros que permitirão a consolidação da proposta de incubação da 1ª turma. Serão feitos os convites formais aos parceiros e lançado o edital para adesão dos negócios. Por fim, serão acompanhadas a gradução das empresas com base na metodologia CERNE. Serão acompanhados os indicadores de formação e de gestão do projeto a serem compartilhados com a comunidade acadêmica. A primeira turma de incubação deve atuar no ano de 2021-2022 incluindo de 4 a 8 empresas. No segundo ano 2022-2023, o planejamento se dará para ampliação das empresas incubadas para o número de 10. ao fim dos primeiros 36 meses de funcionamento, o projeto apresentará as primeiras empresas graduadas. Em 5 anos espera-se que tenham passado pelo menos 25 negócios em diferentes estágios de maturação que promovam a inovação, geração de pesquisas, prestação de serviços e, principalmente, desenvolvimento sustentável nos âmbitos econômico, ambiental e social. Parte das ações será feita de maneira virtual e outras presenciais, respeitando os protocolos de combate à pandemia adotados pelo IFCE.