Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Programa Casa Maranguape (Casamar)
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
22/09/2021
Previsão de Fim:
31/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Seminário
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Folder
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Adeildo Cabral da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adeildo Cabral da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/09/2021 31/12/2026
Andrea Pereira Cysne IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/09/2021 31/12/2031
Davi Teixeira Pinheiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/09/2021 31/12/2031
George Emerson Pereira Farias IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/09/2021 31/12/2031
Najila Rejanne Alencar Juliao Cabral IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/09/2021 31/12/2031
Rebeca de Abreu Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/09/2021 31/12/2031
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação do Grupo Comunitário Villares da Serra Não
Prefeitura de Maranguape/CE Sim Convênio
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 500,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 1.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Podcast: um formato inovador de divulgação científica Projeto
IFCE NO AR Projeto
Apresentação
O problema habitacional para população de menor poder aquisitivo é uma questão bastante complexa que envolve aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais. O que se tem percebido, ao longo dos anos, é a perda crescente do poder de compra dos assalariados, fato que tem contribuído para a construção e aquisição de moradias cada vez menores e, muitas vezes, inadequadas para o bem-estar dos usuários. O programa de necessidades, levado em consideração na concepção do projeto arquitetônico das três tipologias considera uma família com casal e dois filhos. As moradias devem permitir que as atividades inerentes ao ser humano, em seu lar, sejam possíveis e confortáveis. Então, justifica-se a necessidade de estudar melhor as relações espaciais necessárias as atividades em moradias (de interesse social), sua relação com o usuário (morador) enquanto agente ativo e transformador do espaço; os materiais construtivos e, posteriormente a avaliação dessas inovações no cotidiano morador-usuário.
Justificativa
Justifica-se devido ao elevado número de moradias insalubres existentes e do grave déficit habitacional que assolam praticamente todos os países latino-americanos. A melhoria das habitações de interesse social se constitui num mecanismo de melhoria de qualidade de vida muito importante para as presentes e futuras gerações, bem como por ser o direito a habitação adequada, um direito fundamental preconizado pela Declaração dos Direitos Humanos. Considera-se, ainda, que o programa orienta-se pelo TR das Cidades Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente. O Programa Casa Maranguape atende também à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, notadamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) , 3, 4, 5, 6, 8, 11, 12, 13, 16 e 17.
Público Alvo
A Comunidade Villares da Serra, local do Programa (Projeto Casamar), tem cerca de 1000 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e idosos; sendo este o público-alvo das intervenções de extensão.
Objetivo Geral
Construção de um centro experimental, com três tipologias de habitações, construído com diferentes técnicas no município de Maranguape, em regime de mutirão, com posterior monitoramento em condições reais (com ocupantes). O Programa visa ainda, promover o desenvolvimento regional, por meio da implantação de movimentos educacionais e culturais.
Objetivo Específico
* Elaboração de três tipologias de projeto arquitetônico; * Elaboração de projetos hidráulicos, sanitários, elétricos; * Conscientização da população para um engajamento dos moradores com o Programa. * Promover educação ambiental à Comunidade Villares da Serra; * Promover a inclusão digital; * Implantação de horta comunitária; * Implantação de uma biblioteca; * Capacitação de jovens e adultos; * Realizar projeto social envolvendo a Comunidade Villares da Serra e os discentes do IFCE.
Metodologia
* Concepção do projeto arquitetônico e demais projetos; * Conscientização da população em realizar, em conjunto, as obras civis, como parte integrante da moradia; * Construção das três tipologias, com a participação efetiva da comunidade e das instituições cooperantes; * Oficina de transferência de técnicas construtivas; * Palestras sobre educação ambiental; * Palestras sobre reciclagem de resíduos; * Em período de restrições sanitárias e atendendo as orientações institucionais e os decretos de orientação, as atividades estão sendo exercidas por meio de encontros virtuais, semanais, com alunos e representantes da Associação Comunitária Villares da Serra na plataforma google meet, com relação a parte teórica e ao planejamento da execução.