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Campus:
CAMPUS BOA VIAGEM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mapeamento das Questões Étnico-Raciais no Município de Boa Viagem (estudos pré-liminares).
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
01/10/2021
Previsão de Fim:
31/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
350
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Glaudia Vasconcelos Catunda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexsandra Sombra Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2021 31/03/2022
Ana Glaudia Vasconcelos Catunda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/10/2021 31/03/2022
Cezar Amario Honorato de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2021 31/03/2022
Paulo Tiago Oliveira Alves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/10/2021 31/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente estudo se configura como proposta de se realizar um levantamento das questões étnico-raciais, características do município de Boa Viagem, Ceará, Brasil. A realização deste estudo nos permitirá conhecer melhor os aspectos socioculturais particulares desses grupos, seus anseios e expectativas em relação à sociedade na qual estão inseridos. E assim, conhecer melhor enquanto núcleo de estudos as questões étnico-raciais da população boa-viagense, haja visto, que a promoção do autorreconhecimento é um dos passos fundamentais para o enfrentamento do racismo. Portanto, a realização do um mapeamento das questões étnico-raciais próprias de Boa Viagem se faz necessário, para que o NEABI campus Boa Viagem, possa propor ações mais assertivas de combate ao racismo, e assim contribuir para a promoção de uma educação plural e libertadora. De acordo com Arantes (apud MULLER, 2015), trabalhos dessa natureza constituem-se importantes metodologias, necessárias à sistematização do conhecimento, pois permitem realizar comparações entre diferentes objetos e realidades. A partir dos quais se pode estabelecer metas, prioridades, procedimentos e monitoramentos críticos. Portanto, o conhecimento detalhado do nosso campo de ação nos possibilitará desenvolver ações mais objetivas no sentido de contribuir para combater o racismo e promover uma educação plural no município de Boa Viagem.
Justificativa
A realização deste estudo foi motivada pela escassez de dados relativos às questões étnico-raciais do município de Boa Viagem, constatada por ocasião da construção do plano de ação anual do NEABI, campus Boa Viagem. Haja vista, a predominância de uma cultura de “apagamento” da presença do negro e dos povos originários na gênese cearense, conforme apontam estudos realizados em parceria entre a Unilab, PROEXT/IFCE, CeiÁfrica e SEPIR/Unilab (dados não publicados) e por Lima (2020). Contudo, grande parte dos quilombos e comunidades indígenas cearenses ocorrem em municípios do interior do estado, como Quixadá, Boa Viagem, Monsenhor Tabosa, Tauá, Crateús, entre outros. Além disso, Boa Viagem está inserida geograficamente na mesorregião dos Sertões Cearenses, território este fortemente marcado pela presença de povos indígenas das etnias: Tapuia-Kariri, Kalabaça, Tabajara, Kariri, Tupinanbá, Potiguara, Tubiba-Tapuya e Gavião (LIMA, 2020). Destarte, o mapeamento dessas questões nos fornecerá subsídios para que possamos desenvolver estratégias e ações mais assertiva de valorização da cultural local e de combate ao racismo nas suas mais distintas formas, no intuito de contribuir para a promoção de uma educação plural e antirracista.
Público Alvo
Comunidade escolar de Boa Viagem
Objetivo Geral
A presente proposta objetiva levantar as questões étnico-raciais do município de Boa Viagem. A fim de que se possa conhecer e entender melhor, a composição da população boa-viagense, seus aspectos socioculturais, bem como, às questões étnico-raciais que prevalecem nessa conjuntura, e assim, obter subsídios para orientar as ações do NEABI, campus Boa Viagem no sentido de contribuir para a promoção de uma educação plural e antirracista no município de Boa Viagem, Ceará.
Objetivo Específico
• Mapear uma amostra significativa da composição étnico-racial de Boa Viagem; • Resgatar as questões étnico-raciais características (dados socioculturais) do município; • Identificar a presenças de povos indígenas e suas etnias em Boa Viagem; • Produzir conhecimento científico (artigos) a partir deste levantamento.
Metodologia
A proposta se configura como uma pesquisa de campo de natureza quali-quantitativa. A qual se pretende realizar em escolas públicas das redes federal, estadual e municipal da sede, e de alguns distritos de Boa Viagem. Participarão da pesquisa, todos aqueles que possuírem condições legais e físicas de responder aos formulários de coleta de informações, tais como gestores, docentes e discentes. Por ocasião da coleta de dados serão também coletadas informações referentes às questões étnico-raciais, sociais e culturais. O instrumento de coleta será um formulário autoexplicativo e semiestruturado, o qual será disponibilizado por meio da plataforma google forms. Fará parte do formulário um termo de consentimento, livre e esclarecido, visto que, as questões só serão disponibilizadas para aqueles que concordarem em participar da pesquisa. Os dados obtidos serão posteriormente analisados, apresentados na forma de tabelas, gráficos e falas e confrontados com a literatura pertinente.