Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
WEBOFICINAS: DIÁLOGOS FORMATIVOS SOBRE ASPECTOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
06/10/2021
Previsão de Fim:
08/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Francisco Jose de Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Damiao Michael Rodrigues de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/10/2021 08/10/2021
Francisco Jose de Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 06/10/2021 08/10/2021
Joao Nunes de Araujo Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/10/2021 08/10/2021
Livya Lea de Oliveira Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/10/2021 08/10/2021
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/10/2021 08/10/2021
Roberta da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/10/2021 08/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As Instituições de Ensino Superior não somente são importantes para a formação de recursos humanos, mas sobretudo, para a produção de conhecimentos técnico-científicos. Nessa perspectiva, assume-se que “a iniciação científica pode ser um espaço de produção criativa com valor educativo e pedagógico” (BRIDI, 2010, p. 184). Assim, diante de tantos empecilhos enfrentados por estudante no ensino superior, a escrita acadêmica tem se apresentado como desafio para muito(a)s aluno(a)s. Esse obstáculo apresenta mais intensidade quando o discente precisa elaborar trabalhos acadêmicos e, principalmente, desenvolver projetos de pesquisa em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), etapa final para integralização do currículo, que tem por finalidade, promover a consolidação de conhecimentos adquiridos ao longo do percurso formativo, desenvolvendo a capacidade de criação e inovação, estímulo a pesquisa, a produção e o desenvolvimento de saberes. Dentre tantas possibilidades, weboficinas se mostram como espaços formativos que podem abordar elementos da iniciação científica proporcionando um conjunto de conhecimentos, ritos, e técnicas, destacando que as bases para a escrita acadêmica estruturam-se a partir de leituras, compreensão e interpretações de textos. Nesse sentido, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA), por de suas linhas de pesquisas, propõe a realização do Evento de Extensão: Weboficinas - Diálogos formativos sobre aspectos da Iniciação Científica para estudantes de cursos superiores, cuja finalidade será propor espaços de interlocuções sobre aspectos da pesquisa científica, propiciando momentos de estudos e discussões sobre Iniciação Científica.
Justificativa
O cotidiano em sala de aula e pautas internas, tem indicado limitações quanto a escrita acadêmica de estudantes de cursos superiores. Essas dificuldades ficam mais latentes quando os discentes são orientados a produzir trabalhos acadêmicos ou concluem os componentes curriculares de seus respectivos cursos e esbarraram na produção escrita do TCC. Constatado o problema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, por meio de seus departamentos, coordenações e colegiados, precisam traçar caminhos que auxiliem os estudantes quanto a permanência e êxito, compreendendo que não basta oferecer vagas, é necessário traçar estratégias e garantir aos discentes, condições que favoreçam seu desenvolvimento acadêmico. Assim, a promoção de atividades acadêmico-científicas, que contribuam para construção e apropriação de saberes, precisa auxiliar no processo formativo e no desenvolvimento de estudantes, sendo compreendidos como espaços de ensino e aprendizagem, capazes de estimular a ideia de que é sempre oportuna, a busca por aperfeiçoamento e atualização (MACHADO; LIMA, 2021). A partir desse pressuposto, a realização do evento mostra-se como espaço capaz de permitir ensino e aprendizagem, abordando elementos estruturantes de resumo científico; levantamento e sistematização de literatura e elaboração e atualização de currículo lattes.
Público Alvo
Estudantes de cursos graduação de instituições de ensino superior
Objetivo Geral
Realizar Evento de Extensão: Weboficinas - Diálogos formativos sobre Iniciação Científica para estudantes de cursos superiores, como espaço de interlocução sobre pressupostos da pesquisa científica, propiciando momentos de estudos e discussões sobre Iniciação Científica.
Objetivo Específico
 Favorecer a compreensão de elementos estruturantes de um resumo e o desenvolvimento de habilidades para a escrita científica de atividades acadêmicas;  Compreender levantamento e sistematização de literatura como caminhos metodológicos necessários ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos;  Conhecer a plataforma lattes para elaboração e atualização de currículo como oportunidade para quem tem interesse em participar de grupos de iniciação científica e ingressar na pós-graduação lato e stricto sensu.
Metodologia
O cenário pandêmico ainda persiste e indica a necessidade de contínuo cuidado. Ao considerar as orientações do IFCE quanto ao ensino remoto, a metodologia desta proposta consistirá em interlocuções entre os participantes por meio de mídias digitais como Google Meet (Serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google), para a realização das seguintes atividades: Weboficina 01 – Levantamento e Sistematização de literatura, dia 06/10 às 13h Weboficina 02 - Elementos estruturantes de um resumo científico, dia 07/10 às 13h Weboficina 03 – Elaboração e atualização de Currículo Lattes, dia 08/10 às 13h