Exibir Ação

Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Quebra- Barreira: Memória, Território e Coletividade do Coco da Volta Redonda (PARACURU-CE)
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
30/09/2021
Previsão de Fim:
31/01/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Iara Saraiva Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Iara Saraiva Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/09/2021 31/01/2022
Ileane Oliveira Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/09/2021 31/12/2021
Joao Eudes Portela de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/09/2021 31/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação de Moradores da Volta Redonda Não
Coco da Volta Redonda Não
Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente - Paracuru Não
Fateixa Não
Coletivo Batuquê de Praia Não
Orçamento:
Conta Valor
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O município de Paracuru está situado a 90 km da capital cearense. Há aproximadamente 20 anos, a sede do município vivencia o estímulo à socialização de práticas culturais a partir das Escolas de Dança e Música da cidade, principalmente através da execução de projetos voltados às classes menos favorecidas economicamente, com a perspectiva de ampliar o universo cultural e social de crianças e jovens. Entretanto, o acesso aos saberes e fazeres de manifestações culturais diversas ainda está condicionado às proximidades do centro urbano de Paracuru. Nesse sentido, como instituição localizada no município e ancorada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, acreditamos na necessidade de estimular o reconhecimento e as capacidades de desenvolvimento do patrimônio material e imaterial dos diferentes grupos sociais que constituem a região, a fim de colaborar para seu reconhecimento, valorização e preservação. A comunidade da Volta Redonda está situada a 20 km do centro do município de Paracuru. Com um perfil socioeconômico historicamente orientado para as atividades relacionadas à agricultura e ao pequeno comércio, a localidade não dispõe de oferta abundante de transportes coletivos ou outros meios de deslocamentos para os centros de Paracuru ou municípios circunvizinhos. Como estratégias de lazer, manifestação cultural e expressão de ludicidade, memória e territorialidade, há aproximadamente quarenta anos a comunidade organiza rodas de Dança do Coco em frente à Associação de Moradores da Volta Redonda. O momento é relatado pelos mestres e pela comunidade como um espaço de brincadeiras, socialização e alegria. A partir da Dança do Coco e suas experiências específicas, a Comunidade da Volta Redonda vai construindo símbolos através da figura dos mestres, sapateadores, mulheres e crianças que reproduzem os saberes já configurados como tradicionais. Durante as apresentações do Coco da Volta Redonda a comunidade celebra as festas de terreiro puxadas pelas músicas emboladas articuladas ao “sapateado” e as “rasteiras”, características únicas dos dançadores de coco da localidade, onde crianças, jovens, adultos e idosos participam de uma grande festa mensal em frente à associação de moradores. A dança do Coco como manifestação cultural ocorre em diversos Estados do Nordeste brasileiro. Em cada localidade em que se manifestam são praticados de formas específicas, devido às experiências dos brincantes e as particularidades de cada local. O consenso entre os pesquisadores dos Cocos brasileiros é a demarcação das influências afro-brasileiras e indígenas nas formas de organização das rodas, emboladas, instrumentos tocados e danças.
Justificativa
O resgate e pesquisa sobre o Coco da Volta Redonda vêm sendo empenhado por trabalhadores (as) da Cultura do município de Paracuru, servidores (as) públicos (as) municipais, docentes, artistas, pesquisadores (as) e simpatizantes das manifestações culturais populares de origem afro-brasileira e indígena reunidos no coletivo local Batuquê de Praia. A partir do segundo semestre do ano 2019, com a fundação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEABI- IFCE Campus Paracuru), os esforços para o reconhecimento, valorização e elaboração de práticas pedagógicas para e sobre o Coco da Volta Redonda foram incorporados à instituição, através do acompanhamento e documentação de apresentações, suporte audiovisual em eventos, entrevistas com os mestres e sapateadores e construção de materiais textuais que articulam as categorias Memória, Território e Coletividade a partir da (re) existência do Coco da Volta Redonda. Assim, esta ação se configura como o lançamento de uma série de materiais pedagógicos como cartilhas, vídeos e fotografias que darão suporte à compreensão sócio-histórica do Coco da Volta Redonda como bem cultural do Município de Paracuru. Desse modo, a partir da difusão dos saberes dos mestres do Coco da Volta Redonda nos ambientes educativos e institucionais, oportunizaremos às novas gerações o acesso aos conhecimentos artísticos tradicionais inseridos em mídias diversas, estimulando práticas de Educação Patrimonial. O título da ação “Quebra- Barreira: Memória, Território e Coletividade do Coco da Volta Redonda (PARACURU-CE)”, faz referência a uma das emboladas do Coco da Volta Redonda que aborda as relações entre território e a questão ambiental que estarão presentes em nossos materiais: “(...) quando Deus andou no mundo deixou muita coisa boa, deixou camarão no lago, piaba lá na lagoa - quebra barreira, barreira mar, barreira mar deixa quebrar”.
Público Alvo
-Mestres, emboladores e sapateadores do Coco da Volta Redonda (PARACURU-CE); -Associação de Moradores da Volta Redonda; -Secretaria de Educação de Paracuru; Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru; -Escolas de Dança e Música do Município; -Bibliotecas Escolares do Município;
Objetivo Geral
Promover o lançamento de materiais textuais e audiovisuais que auxiliem a caracterização Sócio-Histórico-Cultural do Coco da Volta Redonda como bem cultural do município de Paracuru- CE.
Objetivo Específico
- Estimular o fortalecimento da identidade coletiva, memória e pertencimento territorial da Comunidade da Volta Redonda, a partir da difusão dos saberes tradicionais dos mestres, emboladores e sapateadores da Dança do Coco específica da localidade. -Difundir cartilhas, vídeos e fotografias elencando a história e organização do Coco da Volta Redonda como suporte para discussões sobre o desenvolvimento do patrimônio imaterial paracuruense nos ambientes institucionais do município: Associação de Moradores da Volta Redonda; Secretaria de Educação; Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente; Escolas de Dança e Música do Município; Bibliotecas Escolares; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; - Oportunizar a ampliação da divulgação sobre Memória, Território e Coletividade na comunidade da Volta Redonda a partir da difusão de materiais em mídias distintas: redes sociais, sites institucionais, materiais impressos e vídeos.
Metodologia
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estabelece a seguinte definição sobre Educação Patrimonial (2014): “(…) constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o Patrimônio Cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. Considera ainda que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio do diálogo permanente entre os agentes culturais e sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de Patrimônio Cultural”. Nesse sentido, entre os anos de 2019 e 2021, foram realizados pelo coletivo Batuquê de Praia e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI- IFCE CAMPUS PARACURU), inventários a cerca da existência e produção cultural do Coco da Volta Redonda, com o resgate de práticas que expressam a memória coletiva e de pertencimento territorial a partir da organização das rodas de coco na localidade. Os Inventários são instrumentos de preservação que buscam identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial e material. O principal objetivo é compor um banco de dados que possibilite a valorização e salvaguarda, planejamento e pesquisa, conhecimento de potencialidades e Educação Patrimonial. Assim, as informações coletadas farão parte de uma série de instrumentais pedagógicos virtuais e impressos, com o objetivo de impulsionar o reconhecimento da memória e cultura da comunidade da Volta Redonda em Paracuru. A equipe executora da ação será constituída por membros do Coletivo Batuquê de Praia e Neabi Campus Paracuru. A ação Quebra- Barreira: Memória, Território e Coletividade do Coco da Volta Redonda (PARACURU-CE), ocorrerá a partir das seguintes etapas: - Reuniões virtuais da equipe de execução para sistematização das informações coletadas sobre o Coco da Volta Redonda em cartilhas educativas (Setembro de 2021); -Reuniões virtuais da equipe de execução para a edição de vídeos e fotografias (Outubro de 2021); -Diagramação, design, impressões, fichas catalográficas e criação de chamadas especiais em redes sociais sobre o lançamento virtual do projeto Quebra- Barreira: Memória, Território e Coletividade do Coco da Volta Redonda; Divulgação do projeto em rádios e mídias institucionais diversas; Avaliação dos resultados parciais das produções pela equipe executora (Novembro de 2021); -Live de lançamento do projeto Quebra- Barreira: Memória, Território e Coletividade do Coco da Volta Redonda, através do canais do Youtube do NEABI Campus Paracuru, TV IFCE Paracuru e Coco da Volta Redonda; Envio virtual de formulário avaliativo sobre a ação para a comunidade externa (Dezembro de 2021); -Inserção de fotografias, cartilhas e vídeos em redes sociais e distribuição dos materiais impressos nos seguintes espaços: Associação de Moradores da Volta Redonda; Secretaria de Educação; Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente; Escolas de Dança e Música do Município; Bibliotecas Escolares; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Dezembro de 2021); -Avaliação dos resultados finais e produção coletiva do relatório sobre a ação (Dezembro de 2021).