Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
O legado de Paulo Freire para a educação: prática pedagógica docente-discente nas salas de aula brasileiras
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
24/09/2021
Previsão de Fim:
24/09/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Encontro
Palestra
Nome do Responsável:
Willana Nogueira Medeiros Galvao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda da Silva Madeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/09/2021 24/09/2021
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/09/2021 24/09/2021
Cecilia Gomes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/09/2021 24/09/2021
Karoline Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/09/2021 24/09/2021
Sandra Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/09/2021 24/09/2021
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/09/2021 24/09/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta palestra se materializa no contexto do Projeto Encontros Forped proposto pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) vinculado ao campus Tianguá. O Encontros Forped é um encontro mensal cujo objetivo é discutir sobre temas associados às linhas de pesquisa do grupo. Todo mês um professor membro do grupo, com apoio dos seus bolsistas e da coordenação do Forped, é responsável pelo encontro, assim, realiza a escolha do tema, o convite para um professor externo que discutirá o assunto e a mediação do encontro. Em função do centenário de Paulo Freire, comemorado no mês de setembro de 2021 e dada a importância do educador mencionado que ficou conhecido como o patrono da educação brasileira, a palestra do presente mês abordará o tema: O legado de Paulo Freire para a educação: prática pedagógica docente-discente nas salas de aula brasileiras.
Justificativa
Paulo Freire é um educador brasileiro que diante da sua importância e da contribuição do seu trabalho para a educação, foi considerado o patrono da educação brasileira. Freire, que faria 100 anos em setembro de 2021, morreu no dia 2 de maio de 1997 deixando um extenso legado. O sentido da educação em Freire decorre da incompletude dos seres humanos. Em vista disso, modificar-se é uma necessidade da natureza dos seres humanos, na busca de complementarem-se como pessoas. A riqueza da concepção freireana de educação está contida na afirmação de que os humanos educam-se em comunhão mediados por determinado objeto de conhecimento, particularmente, a realidade vivida. Refletir a respeito da educação, consiste em pensar, refletir o ser humano, pois nele reside o fundamento do processo educativo. E nesta premissa está inserida a concepção de educar que, em síntese, é, também, promover, nos sujeitos, a capacidade de interpretação dos diferentes contextos em que estão inseridos, bem como, qualificá-los e “instrumentalizá-los” para a ação. Logo, o ato de educar não está para o treinamento e nem a ele se reduz. O ato de educar está para a formação, para a promoção dos educandos, seu verdadeiro sentido e significado. A concepção de educação em Freire está impregnada de esperança, esta concebida como uma necessidade ontológica. E a concepção de homem na perspectiva do devir, que está num constante processo de constituir-se demanda uma educação que corresponda a essa expectativa, isto é, uma Pedagogia da Esperança. E por ser a educação uma prática construtora do humano, no homem e na mulher, educar para Freire é humanizar e constitui-se num que-fazer social-político-antropológico-ético. Diante do exposto, o grupo de pesquisa Forped considera importante fomentar reflexões sobre o tema, uma vez que, além de colaborar com a comunidade externa que tenha interesse no assunto, sejam professores da educação básica ou curiosos sobre a temática, também colabora com a formação e o conhecimento dos alunos que cursam a formação inicial no Campus Tianguá nos cursos de licenciatura em Letras Português/Inglês e Física.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Refletir sobre o legado de Paulo Freire para a educação brasileira.
Objetivo Específico
- Ampliar a discussão de temáticas da área pedagógica nos cursos de licenciatura; - Oferecer suporte teórico aos estudantes dos cursos de licenciatura; - Colaborar com a ampliação das ações de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição. - Discutir sobre os traços da pedagogia freiriana na sala de aula.
Metodologia
A palestra será ministrada pela professora doutora em educação Maria Kellynia Farias Alves (UECE) e mediado pela professora Willana Nogueira Medeiros Galvão (IFCE). Os discentes Sandra Oliveira dos Santos, Cecília Gomes de Sousa, Amanda da Silva Madeira, Karoline Rodrigues da Silva e a professora Brena Samyly Sampaio de Paula, serão responsáveis pelo suporte técnico, acompanhamento do chat, acompanhamento do forms e organização dos blocos de questões para o debate. A palestra será realizada no dia 24 de setembro de 2021 de 17h às 19h e será dividida em dois momentos compreendendo a fala da professora e um espaço para o debate através de perguntas dos espectadores. A comunicação com os participantes se dará pelo canal do Forped no Youtube (Forped IFCE- https://www.youtube.com/channel/UC2qTh1NM21V4pi7GLj-LiwA), para o primeiro e segundo momento. Após a live, a gravação será disponibilizada no mesmo canal com o objetivo de alcançar pessoas interessadas na discussão que não puderam participar no horário agendado. A divulgação do evento, bem como a disponibilização, posterior, da certificação se dará por meio do canal de comunicação do grupo no instagram (@forpedifce).