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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Acompanhamento de egressos IFCE-Maracanaú
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Comunicação Estratégica
Data de Início:
15/10/2021
Previsão de Fim:
15/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para o Programa de Acompanhamento de Egressos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fabio Timbo Brito
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fabio Timbo Brito IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/10/2021 01/04/2022
Francisco de Assis Francelino Alves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/10/2021 15/04/2022
Izabel de Freitas Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/10/2021 15/04/2022
Luis José Silveira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/10/2021 15/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE foi definido na RESOLUÇÃO Nº 106, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2018 (https://ifce.edu.br/proext/estagioseegressos/arquivos/regulamento-programa-de-acompanhamento-de-egresso-resolucao-106-de-26-de-novembro-de-2018.pdf) destaca a importância do egresso na política de avaliação da institução. Este programa tem como princípios valorização profissional, relacionamento contínuo, educação continuada, compromisso e responsabilidade com a comunidade, avaliação e autoavaliação do profissional formado, continuidade e institucionalização. Alguns dos objetivos do PROAE são: I – Integrar os egressos à comunidade acadêmica, mantendo-os em permanente contato com o IFCE; II – Consolidar o vínculo com o egresso, por meio da criação e implementação de ações, tendo em vista o compromisso e a responsabilidade com a comunidade; III – Promover a realização de atividades extracurriculares de cunho técnico profissional, buscando a valorização do egresso; IV – Implementar e manter atualizado sistema de comunicação com os egressos, a partir de dados e registros atualizados; V – Construir indicadores para que seja verificado se as atividades desenvolvidas pelo egresso estão em consonância com os objetivos propostos pelo curso, visando o planejamento e replanejamento de ações a serem desenvolvidas pela Instituição, com vistas a sanar as fragilidades, manter e ampliar as potencialidades, a partir da: a) Opinião dos egressos sobre a formação recebida; b) Relação entre a ocupação e a formação profissional recebida; c) Avaliação das habilidades e competências previstas nas matrizes curriculares e efetivamente acumuladas pelos egressos do IFCE; d) Identificação do grau de aprendizagem técnico-profissional dos egressos. VI – Acompanhar a carreira profissional dos egressos, durante os dois primeiros anos de atuação profissional, verificando as principais dificuldades encontradas e propor ações e programas que possam contribuir para a sua inserção e manutenção no mercado de trabalho; VII – Estabelecer parcerias e divulgar oportunidades de emprego aos alunos formados colaborando para sua inserção no mercado de trabalho; VIII – Identificar demandas para cursos de graduação, pós-graduação e extensão; IX – Oportunizar aos egressos, sempre que possível, a sua participação em eventos e cursos promovidos pelo IFCE, contribuindo para a formação continuada; X – Utilizar os meios tecnológicos, notadamente o uso da rede mundial de computadores, como recurso para a manutenção do contato direto e imediato entre o IFCE e seus egressos; XI – Construir banco de dados capaz de informar as atividades profissionais desenvolvidas pelos egressos, contribuindo, para possíveis ajustes no curso, face às demandas do mundo do trabalho, de forma a: a) Identificar o índice de satisfação dos profissionais formados pela Instituição, o grau de compatibilidade entre a sua formação e as demandas da sociedade e do mundo do trabalho e as suas expectativas quanto à formação profissional continuada; b) Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação e desenvolvimento profissional dos egressos. XII – Estimular o corpo docente a manter contato com o egresso e orientá-lo, sempre que necessário, em oportunidades profissionais e em aspectos diversos de seu planejamento de carreira; XIII - Tornar o egresso uma referência para divulgação e valorização da Instituição, através da criação de um “Banco de Talentos”; XIV – Incentivar os formandos a realizarem encontros de caráter recreativo ou científico, dentro e fora do ambiente do IFCE e que conte com a participação dos docentes, corpo técnico-administrativo e direção. XV – Estabelecer parcerias com entidades associativas e de regulação profissional visando obter informações acerca do mercado de trabalho e das oportunidades de inserção profissional. Este projeto, em conformidade com o PROAE, objetiva estabelecer os meios de acompanhamento permanente dos egressos dos cursos regulares do IFCE Maracanaú. e formalizar um programa de palestras ministradas por profissionais das áreas de formação do campus, voltadas principalmente para os egressos dos cursos do IFCE - Maracanaú. Para tal, será realizado contato com todos os egressos dos cursos regulares do IFCE Maracanaú desde sua inauguração. A lista dos cursos e os meios de contatos foi obtida nos dados acadêmicos dos alunos, junto à CCA do campus e nos revela um total de 2225 alunos concludentes, incluindo cursos regulares, cursos FIC e de pós-graduação. Uma das primeiras atividades desse projeto consiste em filtrar todos esses dados para saber o número exato de concluintes por curso. O próximo passo será contactar todos os egressos dos cursos regulares. Uma vez contactados, serão aplicados formulários adequados para obtenção de informações sobre suas atuações profissionais e sobre a importância de suas formações nos cursos do IF Maracanaú em suas carreiras. As informações obtidas farão parte de um banco de dados que será compartilhado com as coordenações dos cursos e com a direção de ensino do campus para auxiliar em intervenções nos PPC’s dos cursos. Essas informações também serão compartilhadas com a direção geral para tomadas de decisões nas avaliações institucionais. Será criado ainda um email institucional, vinculado ao DEPPI, para contato direto com os egressos, seja para o envio de informes sobre vagas de trabalho/estágios ou para esclarecer dúvidas e receber sugestões. Além disso, os egressos serão convidados a acompanhar a página do DEPPI no linkedin, (além das demais redes sociais do campus) onde serão repassadas informações sobre vagas de empregos/estágio e informações sobre empresas parceiras. Esta política, uma vez estabelecida, contribuirá significativamente com a formação continuada dos egressos, auxiliará os colegiados na adequação dos PPCs dos cursos contribuindo assim para que a instituição leve até a comunidade uma formação cada vez mais em sintonia com suas necessidades. Por fim, mas não menos relevante, será apresentado aos egressos um programa de palestras virtuais voltadas para suas áreas de atuação, visando complementar as competências desses jovens profissionais, a partir do contato e interação com profissionais mais experientes, no caso os palestrantes deste programa. Os palestrantes convidados serão prioritariamente profissionais atuantes no mercado, nas áreas de formação dos cursos do campus.
Justificativa
De acordo com o PROAE, o IFCE entende que a aprendizagem é um processo contínuo, através do qual o egresso amplia e fortalece as relações com a Instituição. “Tais relações permitem à Instituição avaliar se e renovar-se permanentemente. Por isso, o egresso deve ter espaço importante no processo de Avaliação Institucional. A intenção é que todos os egressos participem dessa interação, construindo um espaço de desenvolvimento profissional e de atualização científica”. Para tornar esta interação possível, no campus de Maracanaú, propõe-se o conjunto de atividades descritas neste projeto que consiste, em suma, na implantação de uma política de acompanhamento de egressos que se inicia com um primeiro contato e culmina no estabelecimento de um permanente canal com os egressos, através do qual se possa fornecer subsídios para melhoria de aprendizagem do egresso e se possa colher dados para subsidiar as adaptações sempre necessárias, na busca da melhoria do ensino. Como ação de impacto mais direto na carreira dos egressos atuais, será formalizado um programa de palestras para os egressos do campus, ministradas por profissionais das respectivas áreas de formação dos egressos.
Público Alvo
O público alvo do projeto abrange todos os concluintes de cursos do IFCE Maracanaú, mas dará prioridade aos egressos dos cursos regulares.
Objetivo Geral
Criar uma política de acompanhamento dos egressos dos cursos regulares do IFCE Maracanaú e inserir estes egressos em um programa regular de palestras virtuais voltadas para suas atividades profissionais.
Objetivo Específico
Criar um canal de contato com os concluintes dos cursos do IFCE Maracanaú; Elaborar e submeter formulários de pesquisa junto aos egressos para acompanhar suas carreiras e obter informações sobre a qualidade de suas formações; Informar, através do canal de contato, sobre vagas de emprego/estágio, oportunidades em cursos dentro da área de formação dos egressos; Elaborar cursos voltados para qualificação contínua dos egressos do campus; Fornecer suporte para os colegiados, diretoria de ensino e diretoria geral com vistas a melhorar a qualidade dos cursos do campus; Estabelecer um programa de palestras (virtuais) ministradas por profissionais do mercado de trabalho, para os egressos do campus.
Metodologia
ETAPA I Nesta etapa o bolsista, sempre acompanhado pelo orientador, irá explorar o banco de dados dos concluintes do campus, desde de sua inauguração, separando os egressos por curso e em seguida entrará em contato, utilizando-se dos meios de comunicação obtidos no banco de dados do acadêmico e/ou em outros bancos, caso seja necessário. Neste primeiro momento, será fornecido o email institucional do sistema de acompanhamento de egressos, bem como, os egressos serão convidados a seguir as redes sociais do campus, principalmente a página no linkedin que deverá ser um dos principais canais de interação com os egressos. ETAPA II A segunda etapa consiste em aplicar formulário junto aos egressos com o objetivo de obter informações sobre atuação profissional, sobre a importância de sua formação na sua atuação profissional e também sobre a necessidade de qualificação extra. Neste formulário será solicitado sugestões dos egressos que possam melhorar nossos cursos. Eles também serão solicitados a sugerir cursos que possam aprimorar suas qualificações. Estes dados serão repassados aos colegiados/coordenações dos cursos, DIREN/CTP para que sejam debatidas ações que possam auxiliar nossos egressos. Serão realizadas reuniões com estes setores para receber feedback sobre ações que possam melhorar o acompanhamento dos egressos e que possam ser implementadas para aprimorar a contínua formação dos egressos. Ainda nesta etapa os egressos serão informados do programa de palestras e serão convidados a participar,trazendo sugestões que possam melhorar essas ações. As palestras ocorrerão nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, sendo uma palestra por mês. Teremos uma palestra voltada para o eixo das licenciaturas, uma palestra voltada para o eixo do meio ambiente, uma palestra voltada para o eixo da indústria e uma palestra voltada para o eixo da computação. Os colegiados dos cursos serão consultados na escolha dos palestrantes. CRONOGRAMA DAS PALESTRAS DEZEMBRO - LICENCIATURAS JANEIRO - MEIO AMBIENTE FEVEREIRO - INDÚSTRIA MARÇO - COMPUTAÇÃO ETAPA III Na terceira e última etapa a política de acompanhamento de egressos do campus será concluída e divulgada para toda a comunidade acadêmica através das mídias digitais do campus. A avaliação do desempenho do bolsista no projeto se dará por meio de relatórios semanais. A avaliação dos mecanismos que serão implantados para acompanhamento dos egressos se dará por meio de formulário que será aplicado junto aos egressos, com a finalidade de avaliar esses mecanismos. A avaliação das palestras será feita por meio de formulário que os participantes serão convidados a preencher ao longo de cada palestra. As atividades do projeto serão divulgadas nas mídias sociais do campus.