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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Povos Indígenas: territorialidade, ancestralidade, trajetória e resistência - Módulo III
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Organizações da Sociedade e Movimentos Sociais e Populares
Data de Início:
06/10/2021
Previsão de Fim:
31/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anna Erika Ferreira Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexandre Oliveira Gomes UFPE Integrante Sem vínculo Não 12 06/10/2021 31/03/2022
Ana Claudia Uchoa Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 06/10/2021 31/03/2022
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 06/10/2021 31/03/2022
Carolinne Melo dos Santos UFC Integrante Sem vínculo Não 2 06/10/2021 31/03/2022
Clara de Assis Freitas da Silva CDPDH/Movimento Indígena Integrante Sem vínculo Não 12 06/10/2021 31/03/2022
Cristiane Sousa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2021 31/03/2022
Francisco Tearle Oliveira Pinheiro CDPDH Integrante Sem vínculo Não 12 06/10/2021 31/03/2022
João Paulo Peixoto Costa Instituto Cobra Azul Integrante Sem vínculo Não 2 06/10/2021 31/03/2022
José Élio Correia de Freitas (Coordenador pelo CDPDH) CDPDH Integrante Sem vínculo Não 12 06/10/2021 31/03/2022
KELANY OLIVEIRA DE MORAIS CDPDH Integrante Sem vínculo Não 12 06/10/2021 31/03/2022
Lucas Guerra Carvalho de Almeida CDPDH Integrante Sem vínculo Não 12 06/10/2021 31/03/2022
Raimundo Aterlane Pereira Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2021 31/03/2022
Raoni Vieira Ferreira CDPDH/Movimento Indígena Integrante Sem vínculo Não 12 06/10/2021 31/03/2022
Ricardo Weibe nascimento Costa CDPDH/Movimento Indígena Integrante Sem vínculo Não 12 06/10/2021 31/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro de Defesa e Promoção de Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH) Sim Acordo de cooperação
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 1,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto de extensão referente ao Curso dos Povos Indígenas: territorialidade, ancestralidade, trajetória e resistência é uma iniciativa do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, do Núcleo de Estados Afro-Brasileiros e Indígenas do IFCE, o Coletivo Historiando e a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará. A iniciativa visa promover o diálogo de forma aprofundada sobre temáticas inerentes a luta dos povos indígenas, trazendo as perspectivas de estudiosos sobre as questões em conjunto com os saberes e experiências dos povos indígenas do Ceará. O presente curso apresenta quatro Módulos, sendo esse uma iniciativa única e pioneira que oferecerá uma discussão aprofundada sobre território, ancestralidade, trajetória e resistência dos povos indígenas do Ceará. Tal momento foi pensado em amplo diálogo com o movimento indígena do Ceará, que propôs as temáticas e as discussões e construiu coletivamente e de forma protagonista o projeto. Outro importante que se visou como objetivo foi promover a pesquisa e a escrita acadêmica por parte dos estudantes universitários, professores e lideranças indígenas. Ao final, serão publicados os textos produzidos pelos alunos ao longo do curso, favorecendo uma maior produção acadêmica por parte dos povos originários do Ceará. Os alunos que comparecerem a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas receberão ao final um certificado emitido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. O curso contará com carga horária de 80 horas, contendo cada módulo com um total de 10 aulas regulares e uma aula inaugural que ocorrerão duas vezes por semana durante os meses de maio à outubro de 2021, sendo que até fevereiro serão realizadas as atividades ligadas à publicações dos materiais. A primeira aula do módulo II foi iniciada em junho do corrente ano e se seguiu até agosto de 2021; O Módulo III foi iniciado em agosto de 2021 e se seguirá até outubro de 2021.
Justificativa
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) tem hoje uma abrangência em grande parte do estado do Ceará, atuando em áreas e regiões em situações de vulnerabilidade social, muitas vezes sem grande incidência de políticas públicas efetivas. Requerendo assim da instituição uma atuação a partir dos seus valores que se pautam na ética, na responsabilidade social, no respeito, na transparência e excelência em suas ações, fazendo-se cumprir os preceitos básicos de cidadania e humanismo, com liberdade de expressão, com os sentimentos de solidariedade, com a cultura da inovação, com ideias fixas na sustentabilidade ambiental. Para tanto, se requer parceria com instituições que possam colaborar para a efetivação desses valores, em consonância com um projeto socialmente comprometido. Desde o ano de 2017, o IFCE através do NEABI tem desenvolvido uma série de atividades em parceria com o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza. O CDPDH surgiu em 1982 por decisão pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, sob o incentivo do Cardeal Dom Aloísio Lorcsheider, com o objetivo atuar na defesa e na promoção dos direitos humanos de públicos e populações em situação de vulnerabilidade. A instituição tem uma histórica atuação junto aos povos indígenas do Ceará, através da assessoria jurídica e comunitária e da atuação no fortalecimento das organizações indígenas comunitárias. A partir dessa experiência, se possibilitou um diálogo permanente com o movimento indígena que sempre participa ativamente da organização das atividades. A pactuação do presente termo de convênio possibilitará uma série de ações que fortalecerão a luta dos povos indígenas do Ceará. São 15 povos presentes em 19 municípios e população aproximada de 40 mil habitantes, que possuem apenas uma terra regularizada no Ceará. Os povos indígenas também são garantidores da proteção à biodiversidade e promotores de suas culturas e de seus modos de vida. Todas as atividades organizadas contarão com o protagonismo das organizações dos povos indígenas do Ceará, que participarão do planejamento, da execução e da avaliação de todas as atividades realizadas na vigência do presente projeto.
Público Alvo
Povos Indígenas das 15 etnias do Estado do Ceará (200 pessoas), dentre os quais jovens, universitários, professores indígenas e demais participantes do movimento indígena do Ceará.
Objetivo Geral
Fortalecer a luta dos povos indígenas do Ceará, através de um curso de extensão universitária que traga discussão aprofundada sobre temáticas relacionadas a territorialidade, ancestralidade, trajetória e resistência dos povos originários.
Objetivo Específico
I – Promover o diálogo entre a pesquisa científica e as vivências e saberes dos povos indígenas do Ceará; II- Apoiar e incentivar a pesquisa científica de lideranças, professores, jovens e universitários indígenas, através da produção e publicação de artigos científicos; III-Promover a luta e trajetória dos povos indígenas do Ceará e incidir em políticas públicas através da publicação dos resultados e impressões finais do curso de extensão.
Metodologia
O projeto se fundamenta na construção dialogada com representantes da Federação dos Povos Indígenas do Ceará, pesquisadores historiadores, docentes do IFCE e da UFPE e dos profissionais do Centro de Defesa e Promoção de Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), onde visa-se promover atividades ligadas à constituição de um curso de 100h/a, o qual será subdividido em 4 módulos temáticos e cada um deles terá dez aulas de 2h/a ministradas por uma dupla de ministrantes, reunindo professores, pesquisadores, ativistas e indígenas. Outra ação vinculada a esta proposição, versa por constituir um grupo de monitores indígenas para acompanhar os cursista na elaboração do produto final do supracitado curso. Estes monitores participarão de reuniões de formação e diálogos junto à equipe pedagógica do projeto, além de momentos para efetivação desse acompanhamento. O curso, como indicado será dividido em módulos: MÓDULO III POLÍTICAS SOCIAIS E POVOS INDÍGENAS: Aula 01: Luta dos Povos Indígenas para conquista de direitos sociais: Brasil e Ceará Data: 19 de julho de 2021 Ministrantes: Antonio Ricardo Domingos da Costa - Dourado Tapeba Rosa da Silva Sousa – Rosa Pitaguary Mediadora: Maria Zelfa de Souza Feitosa Aula 02: Assistência Social e Povos Indígenas. Data: 21 de julho de 2021 Ministrantes: Eliane Alves Sabino - Eliane Jenipapo-Kanindé André Luiz Fernandes da Silva – CRAS Maracanau Mediadora: Roberta de Castro Cunha – DPU Aula 03: Subsistema de Atenção à Saúde Indígena Data: 26 de julho de 2021 Ministrantes: Autores do livre Saúde dos Povos Indígenas: uma emergência para além das fronteiras Fernando José de Moura Neto Mediadora: Antonia Mendes de Araújo Aula 04: Povos Indígenas e Controle Social de Politicas Públicas. Data: 28 de julho de 2021 Ministrantes: Lucas Guerra Carvalho de Almeida – CDPDH Francisca Marciane do Nascimento Menezes Mediadora: Andrea Rufino da Silva Aula 05: Educação Escolar Indígena e o projeto emancipador dos povos Data: 02 de agosto de 2021 Ministrantes: Rita Gomes do Nascimento - Rita Potyguara Cleidiane Castro de Oliveira Mediador: José Getúlio dos Santos Aula 06: Movimento de Professores Indígenas e luta por uma educação diferenciada Data: 04 de agosto de 2021 Ministrantes: Caroline Farias Leal Mendonça – UNILAB Thiago Halley Santos de Lima Mediadora: Antônia Cristina da Silva Sousa - Cristina Pitaguary Aula 07: Políticas Públicas e Mulheres Indígenas Data: 09 de agosto de 2021 Ministrantes: Raquel da Silva Alves Rute Morais Souza Mediadora: Francisca Marciane do Nascimento Menezes Aula 08: Políticas Públicas de Cultura e Povos Indígenas Data: 11 de agosto de 2021 Ministrantes: Fabiano dos Santos Piúba Suzenalson da Silva Santos Mediador: João Paulo Vieira Aula 09: Etnodesenvolvimento e apoio produtivo aos povos indígenas. Data: 16 de agosto de 2021 Ministrantes: José Lima Castro Júnior - Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário e-mail: Mateus de Castro Ferreira – Mateus Tremembé Mediadora: Carolinne Melo dos Santos Aula 10: Direitos Previdenciários e Assistenciais dos Povos Indígenas Data: 18 de agosto de 2021 Ministrantes: Daniel de Oliveira Rodrigues Gomes - Sociólogo DPU Ricardo Weibe Nascimento Costa Mediador: Jorge da Silva Gomes