Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
VI AbadÁcadêmico
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
01/10/2021
Previsão de Fim:
03/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Congresso
Mesa Redonda
Minicurso
Palestra
Nome do Responsável:
Andreyson Calixto de Brito
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Lívia Xavier de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 16/09/2021 03/10/2021
Andreyson Calixto de Brito IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 01/10/2021 03/10/2021
Douglas Galdino Feitosa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 16/09/2021 03/10/2021
Leonardo Denipoti Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 16/09/2021 03/10/2021
Suelen Pereira da Cunha IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 16/09/2021 03/10/2021
Wendy Kauane Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 16/09/2021 03/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Abadá - Capoeira Não
Univasf Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal do Ceará (IFCE), mediante o Projeto de extensão “Capoeira e Educação” que acontece na cidade de Fortaleza e o Projeto de Extensão Gingando com a Filosofia, no município de Crateús e o PET, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em conjunto com a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira (ABADÁ-Capoeira), vem propor a realização do V AbadÁcadêmico, evento técnico-Científico voltado a preservação, fortalecimento, promoção do conhecimento e do reconhecimento da Arte Capoeira a partir de suas diversas vertentes (esporte e saúde, cultura, história, sociedade, educação e lazer). O encontro tem o propósito de estímulo a troca de experiências entre participantes ativos na Capoeira com a sociedade civil em geral. Essa ação visa à ampla difusão dessa manifestação cultural a partir da troca de conhecimentos, em uma articulação entre os saberes populares, oriundos das vivências dos e das capoeiras, e dos saberes científicos produzidos no meio acadêmico.
Justificativa
Embora se conheça a importância da cultura Capoeira desde sua origem (resistência de um povo a uma sociedade opressora) até os dias atuais com o próprio reconhecimento do ambiente que a representa, a roda de Capoeira, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 2014 como Patrimônio Imaterial da Humanidade, ainda se percebe uma carência de informações acadêmicocientíficas sobre o assunto. A legitimação acadêmico-científica da Capoeira através da transmissão (intercâmbio) de saberes entre capoeiristas, universidade e sociedade torna-se de extrema importância, sobretudo, a partir de ações voltadas às diferentes abordagens existentes como nos aspectos psico-fisiológicos, sócio-culturais, educacionais e filosóficos da Capoeira. Nesse sentido, um evento como o V AbadÁcadêmico - Congresso Técnico-Cientifico de Capoeira, o qual contribui para uma nova modelagem de realização e ações em eventos de Capoeira, com direcionamentos e olhares para o campo cultural, contudo, aproximando-o da área acadêmica e científica, visa integrar o conhecimento popular secular dessa cultura ao conhecimento científico-acadêmico a ser agregado. A Capoeira apresenta sua origem genuinamente brasileira e historicamente cresceu sob uma forte pressão de uma resistência social, entretanto, na atualidade está presente em mais de 150 países por todos os continentes. Nesse cenário, a cultura Capoeira merece desenvolver ações relacionadas a produção do conhecimento acadêmico-científico para seu reconhecimento e avanço, o qual, sobretudo poderá retroalimentar o próprio saber popular já existente e em harmonia com esse último buscar avançar novas fronteiras de valorização dessa arte-cultura. Nesse sentido, fundamentado nos pressupostos acima apresentados para a realização do v AbadÁcadêmico: Congresso Técnico-Científico de Capoeira, justificamos e destacamos a importância da ocorrência do referido evento em 2020 de forma remota com participação do IFCE-Fortaleza, visando a transmissão de saberes entre capoeiristas, universidade e sociedade através de ações, agora nessa quinta edição, voltadas às diferentes abordagens existentes na Capoeira (psico-fisiológica, sócio-cultural, educacional e filosófica), onde a partir disso ocorrerá a contribuição para o conhecimento e o reconhecimento da Arte-Cultura Capoeira no campo acadêmico-social e científico.
Público Alvo
Alunos do Projeto de extensão Capoeira e Educação Capoeiristas de todo o Brasil Capoeiristas de outros países como Angola, Portugal, Espanha, Japão e Estados Unidos
Objetivo Geral
mpliar a difusão dessa manifestação cultural a partir da troca de conhecimentos, em uma articulação entre os saberes populares, oriundos das vivências dos e das capoeiras, e dos saberes científicos produzidos no meio acadêmico.
Objetivo Específico
Promover formação para capoeiristas de diversas comunidades e países do mundo; Produzir artefato científico (livro) para difusão e valorização dos trabalhos apresentados durante o evento; Fomentar a troca de saberes entre capoeiristas, universidade e sociedade civil por meio de ações voltadas às diferentes abordagens existentes na Capoeira
Metodologia
O planejamento está acontecendo de forma semanal através de reuniões virtuais utilizando a plataforma ZOOM e MEET O evento terá inicio no dia 01 de outubro e término no dia 03 do mesmo mês. Todo o evento será realizados em salas temáticas montadas na plataforma Zoom com a presença de operadores, palestrantes, mediadores e congressistas. O monitoramento e avaliação do evento será realizado por uma equipe que será previamente treinada para manuseio da plataforma.