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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
I CICLO DE PALESTRAS DAS RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM GEOGRAFIA DO CEARÁ
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
04/10/2021
Previsão de Fim:
03/01/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
130
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Danielle Rodrigues da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Marcos Gomes da Silva URCA Integrante Sem vínculo Não 4 04/10/2021 03/01/2022
Camila Freire Sampaio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/10/2021 03/01/2022
Danielle Rodrigues da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/10/2021 03/01/2022
Maria Soares da Cunha URCA Integrante Sem vínculo Não 3 04/10/2021 03/01/2022
Martha Maria Júnior UVA Integrante Sem vínculo Não 3 04/10/2021 03/01/2022
Rosani de Lima Domiciano IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/10/2021 03/01/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Regional do Cariri (URCA) Não
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa de Residência Pedagógica, da CAPES, possibilita a articulação entre a teoria e a prática social da profissão docente e tem como centralidade a aproximação dos professores em formação com a Educação Básica no ambiente escolar, possibilitando aos residentes uma vivência com a sala de aula e interação com a comunidade escolar. No estado de Ceará, identificou-se a existência de cinco Subprojetos de Residência em Geografia (2018-2020), a saber: IFCE Quixadá, IFCE Iguatu, IFCE Crateús, URCA e UVA. Cada grupo possui um planejamento próprio, que além da regência inclui momento formativos. Sendo assim, em julho de 2021 as Docente Orientadoras em Geografia dos referidos grupos, se encontraram virtualmente e decidiram realizar alguns trabalhos de modo coletivo, de modo que cada grupo pudesse partilhar suas experiências, vivências e expertises com os demais, ampliando assim o leque de conhecimentos sobre o ensino de Geografia, a geografia escolar e a formação de professores, que tem na Reforma do Ensino Médio estimulado novas reflexões e pensamentos sobre a práxis docente. Reconhecemos os limites que a extensão do território cearense nos imporia para realização desse evento de forma presencial, e dessa forma, aproveitamos a oportunidade de poder estabelecer esse diálogo de forma remota para garantir nossa aproximação interinstitucional mesmo que virtualmente. Partindo desse contexto, apresentamos o Projeto “I Ciclo de Palestras das Residências em Geografia do Ceará” a fim de expressarmos, mesmo que virtualmente, nosso elo enquanto Ciência Geográfica e nosso compromisso com uma formação contextualizada e de qualidade para os futuros professores de geografia
Justificativa
O presente projeto se justifica porque visa fortalecer os laços interinstitucionais do IFCE com a URCA e UVA, bem como, propiciar aos residentes em Geografia experiências e vivências em seu processo formativo que ultrapassasse os muros da instituição, o projeto “I Ciclo de Palestras das Residências em Geografia do Ceará” surge para atender tanto uma demanda do Programa, no que se refere ao incentivo as ações de intercâmbio, quanto à demanda dos discentes no que se refere ao acesso a debates e discussões mais amplos voltados à formação de professores, ensino de Geografia e políticas educacionais no contexto atual. Esse projeto possibilita ainda, a inclusão de estudantes de outras instituições de ensino superior (IES) localizadas em Sobral e Crato, que, estando em processo de formação de professores viabilizarão à comunidade externa um olhar mais antenado com as demandas mais urgentes da Ciência Geográfica, a saber: Reforma do Ensino Médio, BNCC e prática e avaliação de ensino em Geografia. Indiretamente, portanto, há benefícios para a comunidade externa de várias cidades do estado, tendo em vista que esses professores em formação são de inúmeras localidades e cidades do estado de Ceará.
Público Alvo
Estudantes graduandos residentes dos cursos de Licenciatura em Geografia da URCA na cidade do Crato, da UVA na cidade de Sobral e do IFCE campus de Iguatu e Crateús;
Objetivo Geral
Oportunizar o aprimoramento profissional do(a)s professore(a)s de Geografia em formação nos Programas de Residência Pedagógica em Geografia do estado de Ceará, por meio do intercâmbio e partilha de experiências formativas do IFCE Quixadá, Crateus, Iguatu, da URCA no Crato e da UVA em Sobral, possibilitando o processo de ensino e aprendizagem de professores de geografia em formação que atuarão em diferentes cidade no estado do Ceará.
Objetivo Específico
● Fortalecer, ampliar e consolidar a relação interinstitucional entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFCE – campus Quixadá – CE, e as Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA) e Universidade Regional do Ceará (URCA); ● Proporcionar aos residentes em geografia do estado do Ceará do IFCE, campus Quixadá-CE a realização de intervenções pedagógicas que proporcionem o diálogo interinstitucional e a consequente ampliação dos horizontes na reflexão geográfica. ● Garantir o aperfeiçoamento do processo de formação do(a)s residentes em Geografia do estado do Ceará-CE e do exercício da relação entre teoria e prática, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam a reflexão sobre prática docente; ● Viabilizar que o(a)s bolsistas e voluntario (a)s da Residência Pedagógica em Geografia, futuros profissionais egressos do curso, tornem-se capazes de aliar formação teórica e prática, considerando as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho e dialogadas no ciclo de palestra, a partir de um conjunto de conhecimentos e práxis necessárias para atuação pedagógica na Educação Básica;
Metodologia
O projeto realizar-se-á por meio de encontros virtuais (youtube), tendo como público principal os residentes em Geografia do Estado de Ceará, que realizarão inscrição de link disponibilizado aos grupos. A divulgação será realizada por meio das redes sociais de todos os campi envolvidos. Os encontros ocorrerão mensalmente abordando as seguintes temáticas: 04/10 – A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTES EM GEOGRAFIA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” 18/10– A REFORMA DUAL E DESIGUAL DO ENSINO MÉDIO: COMO É QUE FICA A GEOGRAFIA ESCOLAR? 04/11 - A PESQUISA EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 06/12 - O PAPEL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO SEC. XXI 03/01 – PÓS-CICLO DE PALESTRAS – AVALIAÇÃO, VIA FORMULÁRIO DO GOOGLE ACADÊMICO