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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mídias digitais e formação docente: visando uma educação mais inclusiva.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
04/10/2021
Previsão de Fim:
29/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
201
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Napnes e Neabis
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andre Chaves de Brito
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Pereira Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 04/10/2021 29/04/2022
Andre Chaves de Brito IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 04/10/2021 29/04/2022
Fatima Maria de Holanda Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/10/2021 29/04/2022
Fernando Hugo Martins da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/10/2021 29/04/2022
Joao Batista do Amaral IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/10/2021 29/04/2022
Lilian Cristina Castro de Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/10/2021 29/04/2022
Michelle Arrais Guedes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/10/2021 29/04/2022
Rochiane dos Anjos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 04/10/2021 29/04/2022
Samantha Macedo Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/10/2021 29/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Lei Brasileira de Inclusão – LBI, de 2015 garante os direitos e as liberdades fundamentais para pessoas com deficiência, tendo como finalidade, a inclusão social desses indivíduos. Para o exercício da cidadania, o direito a educação deve ser garantido e promovido para que todas as pessoas com deficiência possam desenvolver suas habilidades físicas, sociais e intelectuais, integrando-se assim, ao mundo social. Porém, percebe-se que, docentes em geral, demonstram inabilidade em adotar metodologias eficazes para ensinar estudantes com deficiência. Desse modo, ainda que o estado brasileiro garanta vagas para esse público nas diversas instituições públicas de ensino, a falta de investimento e de uma formação que contemple essa temática contribui para uma prática excludente por parte dos professores e que não contribui para a aprendizagem e no desenvolvimento das pessoas com deficiência. Dessa forma, o referido projeto busca produzir e divulgar conteúdos, através de uma plataforma digital, oferecendo um arcabouço de práticas exitosas, permitindo aos profissionais o acesso a experiências que se tornem modelo e referência para uma prática pedagógica de fato mais inclusiva, tornando o processo de ensino-apredizagem das pessoas com deficiência, mais efetivo, proveitoso e humano.
Justificativa
A educação é um direito funtamental e universal, portanto, inalienável. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, orienta o processo de inclusão de pessoas com deficiência, ressaltando que o governo brasileiro deve adotar políticas públicas promotoras de uma Educação de qualidade para todos os alunos. Em 2009, em uma Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e sendo o Brasil um dos subscritores, foi garantido um sistema educacional inclusivo em todas as etapas do ensino. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por meio da Declaração de Incheon, deve garantir a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Diante desses diversos tratados e das experiências vivenciadas no Núcleo de atendimento às Pessoas Com necessidades Específicas - NAPNE, a busca por meios que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo tem ganho cada vez mais importância. Por este motivo, propormos neste projeto, a realização de uma pesquisa de fontes bibliográficas e de outros meios como vídeos e documentários de qualidade, formando assim, um acervo que será disponibilizado através da construção de um blog. Blogs são páginas on-line que concentram conteúdos, em diversos formatos de mídias, como texto, áudio, imagem e vídeo. Dessa forma, é um meio potente de comunicação de pessoas e de instituições com o mundo O custo para criação desse tipo de plataforma é mínimo. Disponibilizando-se esse acervo coletado, para a comunidade interna do IFCE – Campus Sobral e comunidade em geral, busca-se favorecer o acesso e visibilidade de práticas pedagógicas competentes, criando um espaço de discussão, investigação e estudo sobre essa temática, aproximando profissionais e pessoas em geral que buscam, ora aprender, ora ensinar, promovendo uma educação inclusiva.
Público Alvo
Educadores/servidores das redes federal, estadual e municipal de ensino, estudantes com deficiências, familiares de pessoas com deficiências e associações representantes de pessoas com deficiência.
Objetivo Geral
Desenvolver uma plataforma que disponibilize artigos, reportagens, vídeos, contendo também espaço para debates e conversas, visando o estudo, a pesquisa a promoção e o aperfeiçoamento de saberes e metodologias acessíveis, que garantam para os estudantes com deficiência um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo.
Objetivo Específico
- Buscar as principais dificuldades vivenciadas por alunos com deficiência e docentes durante o processo de ensino-aprendizagem no campus; - Pesquisar e disponibilizar acervo contendo amplo material de pesquisa e estudo com estratégias comumente utilizadas no processo de ensino-aprendizagem para inclusão de pessoas com deficiência; - Propor metodologias inclusivas, voltadas para discentes com deficiências e outros materiais em um espaço virtual. (Blog)
Metodologia
Inicialmente, será realizado um levantamento das solicitações efetuadas por pessoas com deficiências e docentes que foram direcionadas ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), campus de Sobral, além disso, serão realizadas consultas sobre esse tipo de demanda nos NAPNE’s dos diversos campi do IFCE. De posse desse material, será montado um blog contendo pesquisa de artigos, vídeos, entrevistas e relatos, separados por tipo de deficiência. Estará disponível um chat para conversas e esclarecimentos em geral. Espera-se que esse blog possa ser continuamente atualizado, servindo como norteador para professores, estudantes e o público em geral.