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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO VIVENCIAR
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
06/10/2021
Previsão de Fim:
06/01/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
75
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
105
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Vanda Silvino da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ialuska Guerra IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 06/10/2021 06/01/2022
Maria Regilene Goncalves de Alcantara IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 06/10/2021 06/01/2022
Maria Vanda Silvino da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 06/10/2021 06/01/2022
Monica Maria Siqueira Damasceno IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 06/10/2021 06/01/2022
Viviane Brito Viana IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2021 06/01/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 44.800,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 50.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os Institutos Federais atuam na Educação Básica, no Ensino Superior e na Pós-graduação, estando presente em todos os Estados brasileiros. No Ceará, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFCE constitui uma presença constante em todo o Estado com 35 campi distribuídos em todo o território cearense. O IFCE, campus Juazeiro do Norte tem como missão: “Produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando sua total inserção social, política, cultural e ética.” com a visão de “Tornar-se padrão de excelência no ensino, pesquisa e extensão na área de Ciência e Tecnologia.” Através de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolve uma educação de qualidade que contribui para o fortalecimento da economia local e promove melhoria das condições de vida à comunidade em seu entorno. O campus, nessa perspectiva, atua na Educação Básica, com oferta de cursos de Ensino Técnico Integrado em Edificações, Eletrotécnica e Mecânica (PROEJA). Oferece os cursos de ensino superior: Bacharelado em Engenharia Ambiental, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Construção de Edifícios e os cursos de Licenciaturas em Educação Física e Matemática. Na pós-graduação oferta os cursos lato sensu de Especialização em Educação Física, Saúde e Lazer e Especialização em Ensino da Matemática. No que se refere a pesquisa e extensão, oferta cursos de educação continuada e também projetos relacionados com as várias áreas de conhecimento em que atua. Nas áreas das Licenciaturas tem expertise no desenvolvimento de projetos educacionais, entre os quais se destacam a participação nos Programas de Iniciação à Docência – PIBID e o Residência Pedagógica - RP. O campus tem experiência também na realização de projetos de educação inclusiva, com destaque para o programa Inclusão em Movimento. Todas essas experiências e conhecimento envolveram parcerias com instituições de educação básica das redes estaduais e municipais. Assim, o IFCE - campus Juazeiro do Norte apresenta uma vocação institucional para a implementação de iniciativas que promovam o desenvolvimento educacional tanto no âmbito da formação inicial quanto na educação continuada, atendendo as demandas educacionais contemporâneas nos contextos da educação infantil, séries iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e educação especial.
Justificativa
A relevância de uma ação de extensão para o desenvolvimento da educação básica é o que justifica a proposta de uma ação conjunta entre as instituições de ensino superior e as escolas públicas, em especial as ações destinadas aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental II, do município de Juazeiro do Norte, estado do Ceará. Tais iniciativas têm como consequência para educação a redução dos impactos causados durante a pandemia do Sar-Cov 19 (COVID-19). A paralisação das escolas em todo país e em específico no nosso município, resultaram, pela complexidades de fatores, no agravamento dos prejuízos ao desenvolvimento cognitivo dos adolescentes tais como carência de recursos tecnológicos, falta de autonomia no processo de apropriação do conhecimento e dificuldades em entender as atividades disponibilizadas pelos professores de modo remoto, gerando atraso escolar ainda que tenham sidos promovidos para o ano letivo seguinte. A falta do ensino presencial, não só agravou a situação dos alunos, como também dos professores. Os autores Oliveira e Souza, (2020, p. 19), fazem alguns questionamentos quanto ao acesso de recursos tecnológicos dos estudantes, o contexto familiar, a infraestrutura das escolas e quadro de pessoal; quanto aos professores se estão hábeis para utilizarem a tecnologia; se todos serão contemplados e por últimos como serão avaliados os alunos; o que se observa é que a questão do ensino remoto impacta num planejamento aligeirado com parcos recursos tanto de formação dos professores como falta de estrutura. Corroborando com a ideia dos autores (op cit), a grande maioria dos educadores, não se encontravam preparados para uma atividade que envolve as Tecnologias de Informação e Comunicação – Tic’s. Nesse contexto, outros agravamentos são perceptíveis durante o ensino remoto, entre os quais, a falta de recursos dos equipamentos tecnológicos, a habilidade para o uso desses e a falta de formação continuada para os professores da ativa. Outro fenômeno, que é preciso considerar é o fato de pequenas economias familiares com dificuldades: perda de emprego, comércios fechados, muitas famílias do município passaram e ainda passam por dificuldade de manter as necessidades básica dos filhos, além da questão de recursos educacionais apropriados para o desenvolvimento formal dentre estes, está a falta de internet, computadores para os filhos em idade escolar, recurso de pesquisas. Muitos dos pais são semianalfabetos, não preparados para acompanhar os filhos em suas tarefas escolares, pode se afirmar que essa realidade teve como consequência para educação, conforme: Outro dado destacado no estudo do Banco Mundial é em relação ao que chamam de índice da “pobreza de aprendizagem”, analisado com base em estatísticas educacionais. Ele indica o percentual de crianças com 10 anos incapazes de ler e entender um texto simples. A pandemia, segundo o levantamento, aumentaria esse índice para 70% dos alunos no Brasil, que já tinha 50% dos alunos em pobreza de aprendizagem.( BERNARDES, 2021)[i] Em se tratando desse cenário emergencial provocado pela COVID 19 em que a educação básica entre os anos de 2020 e atualmente no ano de 2021, evidenciou os prejuízos que vieram à tona os impactados pelo ensino remoto, no contexto da educação tanto em âmbito nacional como local. Entre esses desafios destacam-se a realização do ensino remoto e o retorno para as aulas presenciais. No Ceará a autorização para o retorno presencial já foi especificada no decreto lei nº 34.173, de 24 de julho de 2021, conforme especifica o Art. 5: § 2º O retorno à atividade presencial de ensino se dará sempre a critério dos pais e responsáveis, devendo os estabelecimentos oferecerem aos alunos a opção pelo ensino presencial ou remoto, parcial ou integralmente, garantida sempre aos que optarem pelo sistema remoto a qualidade do ensino e a escolha pela forma de avaliação, remota ou presencial, proibida qualquer diferenciação no tocante ao critério avaliativo entre aqueles que optarem pela avaliação remota ou presencial (CEARÁ, 2021) Na região do Cariri o planejamento desse retorno já se encontra em andamento e de acordo com o documento “What’s Next” publicado conjuntamente pela UNESCO, UNICEF, e Banco Mundial, em junho de 2021, “reabrir as as portas das escolas deve ser uma prioridade em todos os países, mas fazer isso sozinho não é suficiente” (Tradução nossa), pois os alunos retornarão para as escolas com níveis desiguais de conhecimento e habilidades (UNESCO, UNICEF, The World Bank and OECD, 2021). O documento destaca ainda o risco de abandono do processo de escolarização e o risco de agravamento de problemas de saúde mental, violência de gênero e outras situações que também podem ter surgido ou se intensificado devido a interrupção dos serviços ofertados na escola (UNESCO, UNICEF, The World Bank and OECD, 2021). Tal situação é ainda mais recorrente quando se trata de alunos em situação de risco social e também de crianças e jovens com deficiência. Assim, considerando esse contexto o IFCE - campus Juazeiro do Norte apresenta o projeto "VIVENCIAR''. Trata-se, então, de um projeto que visa contribuir para o resgate de um processo de escolarização que priorize o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sócio afetivas e motoras prejudicadas pelo contexto pandêmico da COVID 19.
Público Alvo
a) 75 alunos regularmente matriculados no ensino fundamental (5º ao 9º ano) de escolas da rede pública localizadas no entorno geográfico do IFCE – campus Juazeiro do Norte doravante denominados de alunos participantes; b) 5 Alunos regularmente matriculados nos cursos superiores de outras instituições de ensino doravante denominados de alunos bolsistas externos; c) 30 professores com atuação no ensino fundamental (5º ao 9º ano) de escolas da rede pública localizadas no entorno geográfico do IFCE – campus Juazeiro do Norte doravante denominados de professores participantes.
Objetivo Geral
Promover ações efetivas e vivências pedagógicas, mediadas pelos bolsistas dos cursos superiores e de licenciaturas, junto às escolas públicas de ensino básico para a melhoria dos indicadores de desempenho escolar da aprendizagem na área de código e linguagem e suas tecnologias, ciências exatas e suas tecnologias, nos anos finais do ensino fundamental.
Objetivo Específico
1) Fortalecer a aprendizagem nas áreas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais com estudantes dos anos finais (5º ao 9º ano) do ensino fundamental dos municípios de Juazeiro do Norte. 2) Efetivar ações voltadas para a melhoria das habilidades de interpretação e comunicação; 3) Desenvolver o pensamento crítico e argumentativo por meio do raciocínio lógico; 4) Contribuir para o resgate do desenvolvimento das habilidades cognitivas, sócio afetivas e motoras prejudicadas pelo contexto pandêmico da COVID 19; 5) Promover avaliações das aprendizagens, através dos instrumentais didáticos pedagógicos considerando os objetivos do planejamento do ensino e aprendizagem. 6) Promover o desenvolvimento formativo de alunos bolsistas. 7) Ofertar educação continuada para professores com atuação no ensino fundamental (5º ao 9º ano) de escolas da rede pública;
Metodologia
O presente projeto compreende ações de extensão universitária composta por vivências teórico-práticas direcionadas aos alunos participantes, ações formativas destinadas a alunos bolsistas e educação continuada para os professores participantes. A realização do projeto está organizada em três fases: Planejamento organizacional, operacionalização e avaliação. A fase de planejamento organizacional caracteriza-se pelas ações de logística institucional para implantação do projeto com foco na divulgação do projeto, seleção e inscrição do público alvo e preparação dos espaços físicos para atendimento às normas de segurança sanitária. A fase de operacionalização contempla a realização das ações destinadas ao público alvo e a etapa de avaliação ocorrerá de forma transversal às anteriores, pois será realizada através da aplicação de instrumentos pertinentes para avaliação de cada etapa do projeto. Assim, as ações de extensão universitária ora propostas estão em consonância com os objetivos delineados para o projeto Vivenciar, de modo a contribuir com a interpretação do contexto mediada pela linguagem no sentido de atenuar os prejuízos do conhecimento na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental vivenciados no período da pandemia.