Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mãos a obra na Construção Civil: as novas tecnologia
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Regional
Data de Início:
06/10/2021
Previsão de Fim:
31/01/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Regilene Goncalves de Alcantara
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Joel Rodrigues Santos Escola Profissionalizante Raimundo Saraiva Integrante Sem vínculo Não 18 06/10/2021 31/01/2022
Lara Yasmin Alves Nogueira Escola Profissionalizante Raimundo Saraiva Integrante Sem vínculo Não 18 06/10/2021 31/01/2022
Maria Regilene Goncalves de Alcantara IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/10/2021 31/01/2022
Maria Vitória Moura Rufino Escola Profissionalizante Raimundo Saraiva Integrante Sem vínculo Não 18 06/10/2021 31/01/2022
Paulo Gabriel Mora da Silva Escola Profissionalizante Raimundo Saraiva Integrante Sem vínculo Não 18 06/10/2021 31/01/2022
Viviane Brito Viana IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2021 31/01/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Profissionalizante Raimundo Saraiva Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Engenharia Civil é a mais antiga das engenharias e uma das carreiras mais concorridas na atualidade, de acordo com os números do CREA/ CONFEA (2019). Apesar dos solavancos por conta das crises recentes, a o setor de construção civil trás uma gama de profissões de grandes desafios e /continua a ser um dos ramos profissionais mais promissores no futuro. No entanto, a visão tradicional das profissões do ramo vem mudando rapidamente por conta do surgimento de novas tecnologias inovadoras, o que traz para o novo profissional da construção civil o desafio de atender demandas que vão além da simples redução de custos e tempo de execução, o que requer o desenvolvimento de novas competências – notadamente a competência projetual e de gestão, tanto em seu aspecto criativo quanto na visão sistêmica. A antiga prancheta para desenvolvimento de projetos em papel, com lápis, réguas e escalímetro deu lugar a uma série de novas ferramentas, o que faz com que hoje em dia o projeto, a execução e o controle de uma obra sejam em cima de plataformas distribuídas de software. Dispositivos moveis como tablets e celulares são centrais no fornecimento de informação em tempo real em um simples toque na tela, mudando o conceito de canteiro de obra tradicional.
Justificativa
O setor da constrção civil vem passando por uma transição de paradigma: as visões tradicionais de projeto vêm evoluindo para uma prática de simultaneidade ou paralelismo que facilita decisões precoces no projeto; neste novo cenário, as novas tecnologias desempenham um papel central como facilitadoras dos processos. Neste contexto, o BIM é o resultado de iniciativas de sistematização do processo construtivo que possibilitam o avanço para uma interoperabilidade inédita, a qual possibilita que os diversos stakeholders tenham acesso a um mesmo modelo do produto, com características realísticas sustentadas em softwares de classe mundial. Estas novas abordagens tecnológicas vêm diminuindo significativamente a quantidade de erros de comunicação e interpretação e, em função disso, o mercado de trabalho atual se mostra altamente interessado em profissionais que tenham competências desta natureza. Neste sentido este projeto se apresenta relevante uma vez que busca uma maior aproximação da comunidade às novas TIC, especialmente aquelas voltadas ao projeto e manutenção predial.
Público Alvo
Alunos das escolas públicas do município de Juazeiro do Norte - CE.
Objetivo Geral
Este projeto de extensão tem por objetivo levar aos jovens regularmente matriculados em escolas públicas do município de Juazeiro do Norte a imagem de uma carreira cheia de desafios e responsabilidade com o futuro da sociedade, a partir das novas tecnologias para o projeto em Engenharia Civil.
Objetivo Específico
1. Conhecimento de ferramentas e novas tecnologias de software para modelagem de projetos; 2. Discussão do trabalho em equipe e sua aplicação em atividades de projeto; 3. Apropriar os conceitos de manutenção predial.
Metodologia
A metodologia considera a realização de palestras voltadas a temática da manutenção predial e as tecnologias da construção civil, conforme demanda, para as escolas públicas do município de Juazeiro do Norte . Os objetivos ora propostos serão alcançados através da organização de atividades que, tendo como base os recursos atualmente disponíveis no IFCE campus Juazeiro do Norte, tais como projetos e material didático, possibilitem dar visibilidade ao conhecimento nele desenvolvido. Para esse propósito será definido um elenco de temas a serem apresentados para o público alvo deste projeto e, a partir dessa relação de temas, serão desenvolvidas palestras para divulgação de conhecimentos e outras atividades.