Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Semana da Música - Tabuleiro do Norte
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
22/11/2021
Previsão de Fim:
25/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Carga Horária de Execução do Evento:
15
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Minicurso
Recital
Nome do Responsável:
Filipe Petterson Barroso
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Clara Bezerra Nunes Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/11/2021 25/11/2021
Filipe Petterson Barroso IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 22/11/2021 25/11/2021
Icaro Dias Diogenes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 22/11/2021 25/11/2021
Jaco Silva Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/11/2021 25/11/2021
Julio Pio Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 22/11/2021 25/11/2021
Marcelo Henrique de Andrade Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 22/11/2021 25/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Semana da Música – Tabuleiro do Norte é um evento que reúne diversas ações na área cultural como: palestras, workshops, recitais instrumentais e vocais, mesa-redonda, etc. Nesta primeira edição, serão disponibilizados aos participantes 3 workshops (1 de instrumentos de sopros, 1 de violão e 1 de canto) e 1 recital de encerramento com os professores dos Workshops.
Justificativa
Indiscutivelmente, a música está presente na vida da sociedade moderna e mostra-se como uma possibilidade de manifestação cultural poderosa. Observa-se a importância da música e a presença da arte em diferentes cenários, como no teatro, cinema, rádio ou televisão, em eventos, em manifestações (públicas, política, esportiva), em apresentações (profissionais, empresariais ou no âmbito da religião), nos atos de cunho cívico entre outros. Todas essas expressões artísticas que, rotineiramente, estão presentes na vida das pessoas, exigem um aparato técnico de equipamentos e material humano, ou seja, profissionais preparados e qualificados para atuar nesse mercado. Num olhar preciso para a região nordeste, em especial para o vale jaguaribano cearense, observa-se incentivo de diferentes expressões artísticas ligadas a arte/música, entre elas: Festas Juninas, Competições de Quadrilhas, Festival do Sanfoneiro, Mestre dos Mundos, Festivais de Repentistas e Trovadores entre outros. Do ponto de vista econômico, a oferta de atividades culturais ligadas à capacitação de músicos, nessa região, mostra-se como uma oportunidade interessante para aquecer a economia local. Numa visão cultural, a formação de novos músicos na região proporcionaria a manutenção e o surgimento de novos grupos musicais além da descoberta de novos talentos em uma região carente de referências contemporâneas. Em um olhar social, a formação musical da comunidade facilitaria a aproximação de jovens às escolas, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, possibilitando, muitas vezes, oportunidades diferentes e únicas. A partir desta perspectiva, o evento “Semana da Música – Tabuleiro do Norte” visa fomentar ações ligadas à música em toda a região, em especial, no município de Tabuleiro do Norte, de forma a colaborar com o desenvolvimento cultural local. Nesta primeira edição, com maior enfoque nas áreas específicas oferecidas pelo Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical do campus Tabuleiro do Norte, visando a expansão do mesmo.
Público Alvo
Músicos, estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos da região do Vale do Jaguaribe e demais localidades.
Objetivo Geral
Promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, por meio de diferentes atividades pedagógicas promovidas durante a Semana da Música – Tabuleiro do Norte, compreendendo-as como bens sociais indispensáveis na formação integral do ser humano, a partir da valorização da escola.
Objetivo Específico
Despertar a comunidade local e escolar para a importância da arte na construção integral da sua formação, fomentando a prática das diferentes linguagens artísticas na escola e nas comunidades, por meio de apresentações artísticas e intercâmbio cultural entre os estudantes, proporcionando atividades que visem uma relação de reciprocidade com a sociedade e uma melhor qualidade de vida escolar e contribuindo para o desenvolvimento sociocultural, através da oferta de bolsa de extensão para discentes da instituição, promovendo a inclusão e acesso à cultura como direito da pessoa cidadã, possibilitando o questionamento construtivo e propositivo que delineie contornos de uma política cultural democrática. Além disso, motivar a comunidade local e escolar para inserirem em seu cotidiano a vivência artística, como ação desenvolvedora do processo de valorização cultural e pertencimento dos valores históricos locais, como forma de desenvolvimento plural dos indivíduos, estimulando a criação de novos espaços de produção de arte e vivência de sociabilidade, a ampliação e formação de público crítico e consequentemente desenvolver e expandir o Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical campus Tabuleiro do Norte.
Metodologia
No início do mês de outubro será aberta seleção para um bolsista, através de edital interno, na qual concorrerão os alunos do Curso Técnico em Instrumento Musical, de forma equânime. O bolsista auxiliará em duas etapas do evento (organização e realização), durante o período de 2 meses. Ainda no mês de outubro serão realizadas reuniões para planejamento estratégico da produção do evento, execução de etapas (mapeamento dos professores dos workshops, planejamento das ações de comunicação e viabilização da estrutura remota necessária para a realização das aulas e do recital), distribuição de tarefas e a determinação de prazos para conclusão das etapas. Em seguida será definida a programação, a partir do mapeamento realizado, sendo feito convites aos professores de instrumento para a participação. No mês de novembro ocorrerá a divulgação massiva do evento, a partir do planejamento junto ao setor de Comunicação, através da participação em programas de rádio locais, veiculação de áudios de divulgação, ações nas redes sociais (postagem de cartazes eletrônicos, matérias promocionais em vídeo, etc). As ações ocorrerão durante 4 dias seguidos no mês de novembro, sendo que nos 3 primeiros com os Workshops de Sopros, Violão e Canto e no último dia o recital de encerramento com os professores convidados. As ações serão realizadas no formato remoto, através do Google Meet e Youtube. Ainda em novembro, ocorrerá uma reunião de avaliação, pós-evento, onde a equipe executora analisará todo o percurso de realização a partir do feedback dos participantes e do público. No mês subsequente, em dezembro, haverá a elaboração de um relatório de prestação de contas.