Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
FORTALECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA MESORREGIÃO CENTRO-SUL CEARENSE
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Educação no Campo
Data de Início:
19/10/2021
Previsão de Fim:
30/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
22
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Projeto AgroIFNordeste
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixelô
Iguatu
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Reivany Eduardo Morais Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Matias Severo Silva IFPI Integrante Sem vínculo Sim 40 19/10/2021 31/08/2022
Maylle Silva Ancelmo IFPI Integrante Sem vínculo Sim 40 19/10/2021 31/08/2022
Reivany Eduardo Morais Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 19/10/2021 30/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará Sim Acordo de parceria
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Sim Acordo de cooperação
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 4.800,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 24.400,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE Campus Iguatu caracteriza-se por trabalhar o ensino, a pesquisa e extensão voltados para as demandas dos arranjos produtivos locais, especialmente, do setor agropecuário do Ceará, visando não só atender às agroindústrias do ramo, mas, sobretudo, promover a melhoria da vida do homem do campo. O Programa de Residência Profissional Agrícola do Campus Iguatu buscará desenvolver ações para fortalecimento da agricultura familiar, proporcionando o impulsionamento da produção agropecuária por meio de tecnologias validadas, assistência técnica e capacitação de técnicos de ATER, gestão e comercialização, tendo como foco a produção sustentável, e principalmente a geração de renda a curto e médio prazo. O projeto inicia com a seleção de bolsistas residentes e das unidades residentes, firmando parcerias com empresas que possam contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar na região centro-sul do estado. O acompanhamento dos bolsistas residentes se dará por meio de reuniões virtuais mensais enquanto perdurar o período de pandemia por COVID-19 e por meio de reuniões presenciais quando possível, com toda a equipe de execução local e regional, com o objetivo de socializar as dificuldades, desafios e metas a serem concluídas. Como resultados, espera-se principalmente favorecer a inserção de profissionais recém egressos dos cursos técnicos em Ciências Agrárias no mercado de trabalho e a contribuição para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar na região centro-sul cearense.
Justificativa
O Campus Iguatu integrado à estrutura multicampi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), tem sua inserção regional localizada na mesorregião de planejamento Centro-Sul do Estado do Ceará. Atualmente, o IFCE - campus Iguatu oferece cursos Técnicos integrados e subsequentes, destacando-se na área de ciências agrárias os cursos Técnicos de Agropecuária, Agroindústria e Zootecnia. O IFCE Campus Iguatu caracteriza-se por trabalhar o ensino, a pesquisa e extensão voltados para as demandas dos arranjos produtivos locais, especialmente, do setor agropecuário do Ceará, visando não só atender às agroindústrias do ramo, mas, sobretudo, promover a melhoria da vida do homem do campo. Convicto do seu papel diante da sociedade, tem buscado privilegiar ações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino, proclamando, desta forma, seus três fundamentais princípios axiológicos: Ética, Competência e Compromisso Social, cumprindo a missão do IFCE de “Produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando a sua total inserção social, política, cultural e ética”. Entre as marcas do campus Iguatu destaca-se que a atuação na extensão tem sido preponderante para a missão institucional, se dando através da execução de programas, projetos e ações pautadas em sua maioria por meio da realização de convênios e parcerias com associações e cooperativas da região, além de outros entes locais como institucionais públicas e privadas. No âmbito das ciências agrárias a extensão tem estreitado os laços com os produtores locais sobretudo pela realização de projetos e eventos que buscam a orientação e assistência aos mesmos, tendo apresentado ao longo do tempo resultados promissores para os envolvidos. Ainda relacionado a extensão, dentre as premissas da instituição, o acompanhamento de egressos e intermediação para inserção destes no mercado de trabalho agrícola da região tem elevada importância, com ênfase para existência de uma coordenadoria para tal fim dentro do regimento interno de campus. Assim, a participação no projeto AgroIFNordeste trata-se de uma excelente oportunidade de fortalecimento das ações já realizadas, potencializando ainda mais a atuação junto aos produtores da região Centro-Sul Cearense, com aperfeiçoamento dos sistemas de produção, gestão das propriedades e comercialização de produtos, além de possibilitar incrementos de renda e na qualidade de vida do homem do campo.
Público Alvo
Serão beneficiados pelo projeto: dois bolsistas residentes egressos de cursos técnicos em agropecuária e agroindústria e 20 agricultores familiares que estejam atualmente sendo assistidos pela EMATERCE Regional Centro-sul, instituição esta parceira do projeto. Dos 20 agricultores familiares serão beneficiados 10 no município de Quixelô e 10 no município de Iguatu.
Objetivo Geral
O Programa de Residência Profissional Agrícola do Campus Iguatu buscará desenvolver ações para fortalecimento da agricultura familiar, proporcionando o impulsionamento da produção agropecuária por meio de tecnologias validadas, assistência técnica e capacitação de técnicos de ATER, gestão e comercialização, tendo como foco a produção sustentável, e principalmente a geração de renda a curto e médio prazo, no âmbito do Plano AgroIFNordeste e das políticas públicas desenvolvidas pela SAF/MAPA
Objetivo Específico
● Apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos Técnicos em Ciências Agrárias; por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado; ● Possibilitar a inserção, no mercado de trabalho, de jovens profissionais recém-egressos dos cursos Técnicos em Ciências Agrárias já mencionados; ● Complementar o senso de responsabilidade ética nos residentes do programa, direcionando-os para a formação cidadã e profissional, por meio de uma experiência holística e multidisciplinar; ● Colaborar com o desenvolvimento regional através de assessoramento técnico por parte do corpo docente e da equipe de execução às Unidades Residentes e associados; ● Incentivar a pesquisa dentro das Unidades Residentes, aproximando o universo acadêmico às unidades produtivas; e ● Fortalecer a transferência de tecnologia para a agricultura familiar, introduzindo técnicas modernas e pessoal capacitado dentro dos empreendimentos e colaborando para a fixação do homem no campo.
Metodologia
UNIDADES RESIDENTES O projeto tem início com a seleção das unidades residentes, firmando parcerias com empresas que possam contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar na região centro-sul do estado. A acessibilidade e expertise em ATER da EMATERCE foram fatores primordiais para a escolha desta. As unidades residentes secionadas como parceiras para as ações de assistência técnica e extensão rural, firmam acordo entre sí a partir da formalização inicial por meio de carta de aceite e posterior acordo de cooperação técnica. A EMATERCE Regional Centro-Sul é uma empresa de assistência técnica e extensão rural que assiste os agricultores familiares da região. A EMATERCE possui escritórios localizados em diversos municípios e após edital de seleção dos bolsistas residentes, dois desses escritórios foram escolhidos e contemplados com bolsas para compor as duas Unidades Residentes. Outros três escritórios que seriam Unidades Residentes: EMATERCE Cariús, Cedro e Icó; foram excluídos em detrimento de não haver candidatos bolsistas residentes para as vagas ofertadas para essas localidades. Abaixo segue uma descrição sucinta dos escritórios da EMATERCE que comporão as unidades residentes. Unidade Residente 1 – EMATERCE IGUATU A EMATERCE, Escritório de Iguatu, é uma empresa pública de assistência técnica e extensão rural, situada no município de Iguatu e localizada na Av. Marechal Castelo Branco, n°1296. Atualmente este escritório apresenta o Sr. Francisco Erivaldo Barbosa como gerente local e responsável pela unidade, podendo este ser contatado pelo telefone (88) 9.8821-9009 ou e-mail erivaldo.barbosa@ematerce.ce.gov.br. A EMATERCE de Iguatu conta com o cadastro de diversos produtores familiares, dos quais serão selecionados 10 cadastros para compor as 10 unidades produtivas que serão assessoradas pela bolsista residente Maylle Silva Ancelmo. Neste cenário, a residente citada será responsável pela visita nas propriedades familiares para acompanhamento técnico na execução dos projetos e prestação de assessoria técnica em projetos em andamento estabelecidos pelo escritório local. Unidade Residente 2 – EMATERCE QUIXELÔ A EMATER-CE, Escritório de Quixelô, é uma empresa pública de assistência técnica e extensão rural, ativa desde 2014 no município de Quixelô e localizada na Rua São Francisco, 248 – Centro. Atualmente este escritório apresenta o Sr. Hélio Gomes de Araujo como gerente local e responsável pela unidade, podendo este ser contatado pelo telefone (88) 9.9600-7264 ou e-mail helio.gomes@ematerce.ce.gov.br. A EMATERCE Quixelô contata com o cadastro de diversos produtores familiares, das quais serão selecionados 10 cadastros para compor as 10 unidades produtivas as quais serão assistidas pelo Matias Severo Silva. Neste cenário, o residente citado será responsável pela visita nas propriedades familiares para acompanhamento técnico na execução dos projetos e prestação de assessoria técnica em projetos em andamento estabelecidos pelo escritório local. PARCERIAS INTERINSTITUCIONAIS PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE REGIONAL CENTRO-SUL e seus Escritórios locais situados nos municípios de Iguatu e Quixelô. RECURSOS HUMANOS No quadro a seguir (Quadro 1) estão elencados os membros que compõem a equipe do projeto, com seus respectivos cargos e funções. Quadro 1 – Equipe do projeto Membro Cargo Função Reivany Eduardo Morais Lima Docente Coordenador e Orientador do PRPA Coordenar e orientar os residentes Carlos Newdmar Vieira Fernandes Supervisor de Extensão - Campus Iguatu Supervisionar e dar apoio técnico ao projeto do PRPA Dijauma Honório Nogueira Coordenador - Unidade de Referência Tecnológica Supervisionar e dar apoio técnico ao projeto do PRPA Beatriz Angelim de Oliveira Bolsista Administrativa Auxiliar nos trâmites administrativo José Mauro Alves Nogueira Supervisor Regional EMATERCE Supervisionar os trabalhos nas EMATERCEs locais Francisco Erivaldo Barbosa Supervisor Local EMATERCE Iguatu Supervisionar e dar apoio técnico ao Residente de Iguatu Hélio Gomes de Araújo Supervisor Local EMATERCE Quixelô Supervisionar e dar apoio técnico ao Residente de Quixelô Maylle Silva Ancelmo Bolsista Residente EMATERCE Iguatu Atuar como residente nas unidades produtivas da EMATERCE Iguatu Matias Severo Silva Bolsista Residente EMATERCE Quixelô Atuar como residente nas unidades produtivas da EMATERCE Quixelô CAPACITAÇÕES COMPLEMENTRES Os bolsistas residentes participarão das capacitações ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí no âmbito da assistência técnica e extensão rural; da capacitação nas Unidade de Referência Tecnológica e de capacitações nas unidades residentes que venham a ocorrer. Os bolsistas também participarão de eventos que venham a ocorrer no período de vigência do projeto, como congressos, simpósios e workshops voltados para a agricultura familiar, sustentabilidade e no contexto da assistência técnica e extensão rural.