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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
FORMAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS COMUNITÁRIOS NO CONTEXTO DO COMBATE A DESERTIFICAÇÃO DA CAATINGA NOS SERTÕES DE CRATEÚS
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
19/10/2021
Previsão de Fim:
19/05/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
3
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Alisson Medeiros de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alisson Medeiros de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 4 19/10/2021 19/04/2022
Maria Lohana Rodrigues Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 19/10/2021 19/04/2022
Thais Menezes Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 19/10/2021 19/04/2022
Victor Siqueira Rodrigues Costa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 19/10/2021 19/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 7.200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O bioma Caatinga recobre 11% do território nacional, e aproximadamente 85% do estado do Ceará (AB’ SABER, 2007; MORO et al., 2015). Recentemente, o bioma foi destaque no noticiário devido ao crescente desflorestamento que os seus ecossistemas vem sofrendo (BBC Brasil, 2021a; BBC Brasil, 2021b). O atual salto do crescimento do desflorestamento intensificou os processos de desertificação, o qual se constitui na perda de solos (ou ainda da fertilidade do solo), tornando-os solos degradados e improdutivos tanto para a agricultura quanto para o sustento de ecossistemas de Caatinga (MATALLO JUNIOR, 2001; FACUNDO; FROTA, 2020). Dessa forma, o processo de desertificação é um grave problema para o semiárido, pois as práticas de plantio empregados por pequenos agricultores (e.g. queima da Caatinga para o plantio, a “brocagem” da terra; pecuária extensiva, etc.) contribuem ativamente para o desflorestamento e a desertificação (perda da solos) (MATALLO JUNIOR, 2001; FACUNDO; FROTA, 2020). O empobrecimento dos solos por meio da desertificação pode agravar o quadro socioeconômico do semiárido brasileiro, pois os agricultores são diretamente afetados. Além disso, as mudanças climáticas apontam para um semiárido com maior incidência de secas, o que gerará maiores demandas por recursos hídricos e alimentos (FACUNDO; FROTA, 2020; Brasil, 2021b). Em um cenário como este, a conservação da fertilidade dos solos da Caatinga são essenciais. O município de Crateús-CE, inserido no bioma Caatinga e no semiárido brasileiro, apresenta processos de desertificação em estágio grave (erosão de solos), e situa-se nas proximidades de dois dos maiores núcleos de desertificação do Ceará: o núcleo Irauçuba/Centro-Norte e o núcleo Inhamuns (IPECE, 2010). Neste contexto, é urgente que instituições de ensino e/ou pesquisa integrem ações de combate a desertificação, envolvendo as comunidades rurais e instituições de educação básica neste processo. Sendo o IFCE – Campus Crateús uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa dos sertões de Crateús, faz-se necessário o envolvimento desta instituição no combate à desertificação. O IFCE – Campus Crateús oferta o curso de licenciatura em Geografia, o qual forma professores e professoras que atuarão em questões ambientais em âmbito local, como a desertificação. Além disso, o curso conta com disciplinas que permitem à alunos e alunas o envolvimento entre a produção acadêmica feita no IFCE e as escolas de comunidades rurais. Portanto, o curso apresenta plenas condições de criar e executar projetos em integração com a sociedade. O presente projeto de mentoria tem como objetivo geral envolver escolas e suas respectivas comunidades no combate à desertificação na Caatinga. Os objetivos específicos são: - Divulgar o conhecimento científico voltado para a Caatinga e os impactos da desertificação; - Produzir material paradidático para professores da educação básica; - Formar agentes ambientais comunitários no contexto da educação básica. Os procedimentos metodológicos a serem adotados para a execução do projeto de mentoria são divididas em 04 etapas: 01) Montagem, pelas mentoradas com o auxílio do mentor, de um arcabouço teórico-metodológico que abrangerá temas como o bioma Caatinga; desertificação, educação ambiental, solos do semiárido, recursos hídricos e a convivência com as secas no semiárido; 02) A divulgação do conhecimento científico produzido e catalogado na etapa anterior será feita por meio de oficinas pedagógicas, vídeos educativos e páginas de divulgação científica no Instagram e demais redes sociais; 03) Duas cartilhas serão produzidas (uma cartilha específica para cada comunidade), de acordo com as necessidades pedagógicas da comunidade discente e dos professores e professoras das escolas envolvidas; 04) Esta última etapa é culminância das etapas anteriores. Todo o material produzido junto ao IFCE e às escolas das comunidades resultará em um minicurso com carga horária de 05 horas/aula a ser ministrada pelas mentoras, com o auxílio do mentor. O minicurso será ministrado nas duas escolas e será intitulada: “Agentes ambientais comunitários no combate à desertificação”. Referências bibliográficas AB’ SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 4 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007. 151 p. BBC Brasil. Por que a Caatinga vive explosão em número de queimadas. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58065453. Acesso em: 31/08/2021a. BBC Brasil. Mudança do clima acelera criação de deserto do tamanho da Inglaterra no Nordeste. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58154146. Acesso em: 31/08/2021b. IPECE. Municípios susceptíveis à desertificação Estado do Ceará. Disponível em: http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/12/pdf/Municipios_Desertificacao.pdf. Acesso em: 31/08/2021. FACUNDO, A. L.; FROTA, A. F. M. O processo de desertificação no núcleo de Irauçuba, Ceará: fatores ambientais, uso e ocupação do solo. Caderno Intersaberes, v. 9, n. 20, 2020. MATALLO JUNIOR, H. Indicadores de Desertificação: histórico e perspectivas. Brasília:UNESCO, 2001. MORO, M. F.; MACEDO, M. B.; MOURA-FÉ, M. M.; CASTRO, A. S. F.; COSTA, R. C. Vegetação, unidades fitoecológicas e diversidade paisagística do estado do Ceará. Rodriguésia, v. 66, n. 3, p. 717-743, 2015.
Justificativa
C1 Visto que os conteúdos abordados em sala de aula adjunto do livro didático, por muitas vezes limitam- se à teoria, abordando de forma superficial sobre a preservação ambiental, o projeto busca promover conscientização e preservação sobre o bioma ao qual os estudantes, professores e as comunidades dos sertões de Crateús (Poti e Lagoa das Pedras dos Braz) estão inseridos. A oferta de minucursos, vídeos educativos e cartilhas desenvolvidos pelos mentorados que residem nas comunidades onde estão inseridas as escolas são o ponto de inovação deste projeto. Além, de proporcionar a identificação para com o meio em que vivem, de modo que, os biomas de outros países até mesmo de outras regiões brasileiras recebem maior destaque em detrimento do sertão nordestino e suas singularidades e biodiversidades. C2 Isto posto, devido o acometimento da pandemia e para resguardar todos os envolvidos nesse processo será realizada por meio das redes sociais uma extensa divulgação sobre os impactos gerados na Caatinga que está resultando em sua desertificação. Assim como, formação por meio de eventos online como minicursos, apresentação de vídeos educativos e cartilhas. Então, dessa forma serão interligadas a teoria e prática para uma compreensão ampla sobre a Caatinga, formação de agentes transformadores de suas e de outras realidades. C3 Ademais, o projeto tem também por objetivo suscitar a interdisciplinaridade associando as ciências naturais e humanas. Em razão de oportunizar uma integração de saberes, ampliando o processo de ensino-aprendizagem para além da sala de aula. Incorporando, então, uma alfabetização geográfica e humana por meio de perspectivas críticas, contextualizadas e multidimensionais. Associando sujeito e lugar, às realidades sociais instituídas mediante problematização de suas respectivas vivências com a Caatinga. Logo, as mentoradas desenvolverão conhecimento e práticas que perpassarão suas experiências acadêmicas até o caráter de saberes como práticas pedagógicas ativas enquanto futuras licenciadas em geografia. Permitindo assim uma transformação social, em função de adaptar-se ao novo para garantir a sobrevivência. C4 O projeto de mentoria permitirá aos mentorados o contato interdiciplinar enntre a ciência geográfica, os conhecimentos pedagógicos e as biociências (Ecologia e Biologia) que abordam a Caatinga. Tais conhecimentos serão tratados de maneira interdisciplinar tantos pelos mentorados quanto na dilvugação dos materias nas escolas das comunidades. O projeto envolverá profissionais da educação de diferentes áreas (Geografia, Pedagogia, Biologia), bem como membros das comunidades que possuem conhecimentos tradicionas e culturais. C5 Os materiais produzidos no âmbito do projeto de mentoria (referencial teórico, vídeos educativos, cartilhas e minicurso) serão amplamente divilgados na comunidade acadêmica em eventos, congressos e encontros por meio da produção de artigos e resumos. Pretende-se submeter 02 artigos completos em periódicos com qualis entre B1 e A1.
Público Alvo
O público alvo são os discentes, docentes e membros da comunidade Lagoa das Pedras dos Braz e da comunidade do Poti, ambos situados no município de Crateús-CE. Na comunidade de Lagoa das Pedras dos Braz, o público alvo são os discentes e docentes da Escola de Cidadania Joaquim Braz de Oliveira, bem como os membros da comunidade rural onde a escola está inserida. Do mesmo modo, na comunidade do Poti, o público alvo serão os educadores e educandos da Escola de Cidadania São José, além do conjunto social a qual a escola pertence.
Objetivo Geral
Envolver escolas e suas respectivas comunidades no combate à desertificação na Caatinga.
Objetivo Específico
Divulgar o conhecimento científico voltado para a Caatinga e os impactos da desertificação; - Produzir material paradidático para professores da educação básica; - Formar agentes ambientais comunitários no contexto da educação básica
Metodologia
Os procedimentos metodológicos a serem adotados para a execução do projeto de mentoria são divididas em 04 etapas: 01) Montagem, pelas mentoradas com o auxílio do mentor, de um arcabouço teórico-metodológico que abrangerá temas como o bioma Caatinga; desertificação, educação ambiental, solos do semiárido, recursos hídricos e a convivência com as secas no semiárido; 02) A divulgação do conhecimento científico produzido e catalogado na etapa anterior será feita por meio de oficinas pedagógicas, vídeos educativos e páginas de divulgação científica no Instagram e demais redes sociais; 03) Duas cartilhas serão produzidas (uma cartilha específica para cada comunidade), de acordo com as necessidades pedagógicas da comunidade discente e dos professores e professoras das escolas envolvidas; 04) Esta última etapa é culminância das etapas anteriores. Todo o material produzido junto ao IFCE e às escolas das comunidades resultará em um minicurso com carga horária de 05 horas/aula a ser ministrada pelas mentoras, com o auxílio do mentor. O minicurso será ministrado nas duas escolas e será intitulada: “Agentes ambientais comunitários no combate à desertificação”.