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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Permane(Ser) - você não está só
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Tecnologias Sociais
Data de Início:
25/10/2021
Previsão de Fim:
08/07/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cynthia Studart Albuquerque
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Alves da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/10/2021 15/04/2022
Antonio Dheck de Freitas Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 25/10/2021 15/04/2022
Cicera Barbosa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/10/2021 15/04/2022
Cícera Brena Diniz Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/10/2021 15/04/2022
Cynthia Studart Albuquerque IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/10/2021 08/07/2022
Edilania Primo Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 25/10/2021 15/04/2022
Jessica Aline Rodrigues Cordeiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 25/10/2021 15/04/2022
Mariana de Morais Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 25/10/2021 15/04/2022
Myrla Alves de Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 25/10/2021 15/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Residência Integrada em Saúde de Iguatu Não
Caps III de Iguatu Não
Escola de Saúde Pública de Iguatu Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 7.200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Permane(Ser): você não está só visa promover a saúde mental e a qualidade de vida, com foco na permanência e êxito acadêmico, de estudantes de ensino superior da cidade de Iguatu, especialmente, do IFCE, URCA e UECE. A saúde mental e a inteligência emocional são temas que, atualmente, desafiam a sociedade contemporânea, diante dos elevados índices de sofrimento psíquico, tentativas de suicídio e de automutilação do público juvenil, possivelmente, agravados no contexto da pandemia de Covid-19. Assim, a faixa etária de maior vulnerabilidade, conforme indicam as pesquisas científicas, é, justamente, de pessoas em idade acadêmica, fato que desafia às instituições educacionais a se tornarem, também, espaço de cuidado e dispositivos promotores da saúde mental juvenil. No entanto, o sofrimento psíquico ainda é um tabu na sociedade, geralmente, associado à fraqueza, ao descontrole, irracionalismo, preguiça, falta de Deus, dentre outras desqualificações; o que faz com que muitos jovens em processo de sofrimento não busquem ajuda, pois não querem ser vistos como loucos, desajustados ou desequilibrados. Nesse sentido, a proposta em curso buscará construir estratégias, soluções e tecnologias sociais (de jovens, para jovens e com os jovens) no âmbito da informação, mobilização e promoção à saúde mental; contribuindo para o êxito, a permanência, o bem-estar e a qualidade de vida destes sujeitos.
Justificativa
O debate em torno da saúde mental ganha cada vez mais espaço na sociedade, nos meios de comunicação e nas instituições educacionais, já que os índices de sofrimento psíquico, a cada ano, aumentam gradativamente. A depressão é uma das doenças com as maiores taxas de incidência e de prevalência no mundo. É a principal causa de incapacidade, contribuindo para o desenvolvimento de outras doenças e para “disfunções” no trabalho, na escola ou na família. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) , em relatório publicado no ano de 2018, 300 milhões de pessoas viviam com depressão e até 2020 seria a doença mais incapacitante do mundo. O Brasil é o segundo país com maior prevalência do transtorno no continente americano, atingindo 11,5 milhões de pessoas, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Entretanto, os jovens são um dos segmentos populacionais mais afetados, conforme dados da Organização Panamericana da Saúde OPAS (2018) sobre a saúde mental dos adolescentes, informam que os transtornos mentais já representam 16% da carga global de doenças em pessoas de 10 a 19 anos. Fato que tem preocupado as organizações educacionais, pois pesquisas revelam o crescimento da incidência de transtornos mentais na juventude. O suicídio, por exemplo, é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos no mundo. No Brasil, o suicídio é a terceira causa de morte entre os jovens. (BAHIA, 2021). Entre 2011 e 2018, foram notificados 339.730 casos de autolesão e tentativas de suicídio entre os jovens dessas idades, que representam 45% desse total (OPAS/OMS, 2021). A pauta da saúde mental tem se colocado como um grande desafio às instituições educacionais particularmente, às equipes da assistência estudantil. Segundo Bleicher e Oliveira (2016, p. 546-547), os estudos e pesquisas na área, apontam alguns fatores como correlatos à alta incidência dos transtornos mentais em estudantes universitários como “[...] o excesso de atividades, que causa alteração do padrão de sono dos estudantes, gerando situações de ansiedade mais frequentes; a perspectiva de futuro em relação à formação e ao papel social e especialmente a não-convivência com a família”. Soma-se a isto, os aspectos estruturais vinculados à situação econômica, política e sanitária do país, o que tem produzido a ampliação da insegurança social e do medo, diante da evidente ameaça à vida causada pelo novo coronavírus e as incertezas do futuro, eventos que podem ter efeitos perversos na saúde mental da comunidade acadêmica, conforme relato dos (as) psicólogos(as) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a partir das demandas apresentadas pelo Plantão Psicológico. Desse modo, a inovação da proposta se realiza em dois aspectos: na intersecção entre educação e saúde mental por meio da ação colaborativa e renovação da parceria entre a instituição executora, no caso o IFCE – campus Iguatu e a Escola de Saúde Pública de Iguatu por meio da Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva e dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade; e na condução de uma ação de/para/com jovens, ou seja, uma intervenção de jovens para outros jovens e realizada com os jovens através de dispositivos significativos na vivência juvenil como as redes sociais, o diálogo, a arte e a cultura, e as tecnologias da informação. A proposta ora apresentada é uma continuidade do projeto exitoso, anteriormente, executado no âmbito do PAPEX, intitulado “Vai Dar Bom: juventudes nas trilhas do bem viver” que intencionou promover a saúde mental dos estudantes do ensino médio e superior, do IFCE e da URCA, por meio de ações que possam minimizar o sofrimento psíquico advindo de situações diversas, entre elas, a vivência acadêmica. Portanto, o Projeto Permane(Ser) - você não está só está, também, estruturado para se realizar em seis meses, correspondendo as fases de articulação, investigação, formação, desenvolvimento e intervenção, demonstrando grande potencial para o desdobramento de produtos, processos e/ou serviços, no âmbito da promoção da saúde mental no ambiente acadêmico, que poderão ser replicadas por outras instituições educacionais, públicas e privadas. Em sumo, o impacto social deste projeto é bastante relevante, pois visa não somente contribuir com o debate público e democrático sobre os desafios educacionais no pós-pandemia, mas, fundamentalmente, colaborar com a construção de tecnologias sociais de cuidado e promoção à saúde mental no ambiente acadêmico, protagonizadas pelos próprios jovens, através da articulação de diversas áreas de conhecimento e utilização de múltiplas linguagens para que possamos coletivamente enfrentar, com eficiência e efetividade, as implicações em saúde mental da pandemia nas instituições de ensino.
Público Alvo
Estudantes do Ensino Superior das IES públicas URCA e UECE/FECLI
Objetivo Geral
Construir estratégias, soluções e tecnologias sociais (de jovens, para jovens e com os jovens) no âmbito da informação, mobilização e promoção à saúde mental; contribuindo para o êxito, a permanência, o bem-estar e a qualidade de vida de jovens estudantes do ensino superior de Iguatu.
Objetivo Específico
- Realizar parcerias para realização da proposta; - Rearticular Grupo de Estudos em Educação, Saúde Mental e Subjetividade; - Apreender as implicações da pandemia na saúde mental dos estudantes e os fatores de risco e proteção das IES publicas de Iguatu; - Levantar temas de interesses para PodCasts e rodas de Conversa On line; - Produzir Cards e conteúdos explicativos e motivacionais no âmbito da saúde mental para veiculação no Instagram e grupos de Whats App; - Identificar, escutar e mobilizar jovens do ensino superior para o autocuidado em saúde mental e orientar para busca de ajuda especializada nos serviços internos e externos; - Realizar rodas de Conversas on line como espaço de escuta e mútua-ajuda conduzidas pelos jovens estudantes em parceria com jovens residentes em saúde mental; - Produzir Série de Podcasts com convidados sobre temas relevantes para Promoção à Saúde Mental produzida pelos estudantes; - Produzir artigos científicos e outros produtos para difusão e circulação do conhecimento.
Metodologia
A metodologia da proposta é inspirada nas técnicas de educação popular e no protagonismo juvenil com base numa perspectiva dialógica e problematizadora dos aspectos que envolvem a saúde mental juvenil. Inicialmente, realizaremos levantamentos de natureza qualitativa, buscando identificar as implicações da pandemia e do ensino remoto à saúde mental de estudantes do ensino superior de Iguatu e, particularmente, do IFCE, bem como os fatores de risco e proteção à saúde mental e os desafios institucionais no pós pandemia. A fase seguinte é de aprofundamento teórico e prospecção tecnológica, seguida do desenvolvimento de estratégicas inovadoras neste cenário para promoção da saúde mental e bem-estar dos estudantes pela mediação das redes sociais, arte e cultura e tecnologias da informação. Por fim, seguiremos para execução da proposta e posterior avaliação dos seus impactos e resultados do projeto por meio do acompanhamento na participação das atividades e engajamento nas redes sociais em que os produtos serão difundidos. Meta 1 - Articulação de parcerias para realização da proposta • Apresentação da proposta junto à Escola de Saúde Pública de Iguatu e Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Saúde da Família e junto à gestão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Iguatu; • Pactuação da parceria, da participação dos colaboradores (residentes e profissionais dos CAPS e estudantes das outras instituições de ensino), das atividades e responsabilidades; Meta 2 – Seleção de estudantes voluntários de outras instituições de ensino para o projeto • Elaboração e divulgação do edital de seleção para estudantes voluntários; • Seleção dos alunos participantes; Meta 3 – Rearticulação do Grupo de Estudos sobre Educação, Saúde Mental e Subjetividade (GSMS) – ação contínua • Apresentação do projeto inicial aos participantes: estudantes, técnicos, professores e profissionais envolvidos; • Realização de estudos sobre Educação, Saúde Mental e Subjetividade; Nivelamento conceitual acerca das categorias centrais do projeto: educação superior, saúde mental, subjetividade, sofrimento psíquico, juventudes, tecnologias sociais e educacionais, promoção em saúde; • Lapidação e aprimoramento do protótipo do projeto; • Planejamento das etapas e ações do projeto; • Produção de artigos científicos e envio para Revistas Científicas; Meta 4 – Levantamento junto aos estudantes sobre as implicações da pandemia na saúde mental e sobre os fatores de risco e proteção das IES • Elaborar questionário on line (forms) • Aplicação do questionário • Realizar enquetes via Instagram sobre temas importantes para PodCasts e Rodas de Conversa on line Meta 5 – Planejamento e desenvolvimento de Ações Interventivas de Promoção à Saúde Mental e Qualidade de Vida • Criação ou readequação do Instagram do Projeto como canal de diálogo, informação e mobilização dos jovens; • Produção de Cards e conteúdos explicativos e motivacionais no âmbito da saúde mental para veiculação no Instagram e grupos de Whats App; • Identificação, escuta e mobilização para o autocuidado dos estudantes em sofrimento psíquico para busca de ajuda especializada em saúde mental nos serviços internos e externos; • Rodas de Conversas on line como espaço de escuta e mútua-ajuda conduzidas pelos jovens estudantes em parceria com jovens residentes em saúde mental; • Série de Podcast com convidados sobre temas relevantes para Promoção à Saúde Mental produzida pelos estudantes Meta 6 – Avaliação, Relatório Final e Apresentação à Banca • Avaliação qualitativa do impacto do projeto na promoção da saúde mental dos estudantes; • Elaboração do Relatório Final; • Apresentação do Projeto e seus resultados à Banca Avaliadora.