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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Aprender e ensinar sobre esportes paralímpicos: Capacidade sim, capacitismo não!
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
25/10/2021
Previsão de Fim:
22/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
180
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
450
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ialuska Guerra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ialuska Guerra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/10/2021 22/04/2022
Maria Aline Ferreira de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 25/10/2021 22/04/2022
Marina Cruz Macedo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 25/10/2021 22/04/2022
Sandra Alcantara Pinho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 25/10/2021 22/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Trata-se de um projeto que busca conscientizar sobre o capacitismo ao qual estão expostas as pessoas com deficiência e desenvolver ações que busquem combatê-lo.
Justificativa
O esporte paralímpico tem como finalidade abrir novos olhares da sociedade em relação à pessoa com deficiência, o que contribui para novas discussões políticas em busca de uma sociedade sem preconceitos. Por muitos anos a pessoa com deficiência foi excluída totalmente da sociedade por ser considerada fraca, doente e incapaz. O esporte para esse público surge como uma porta para afirmar que existem limitações, mas que essas não definem as pessoas. Assim, é visível o nível de evolução do esporte paralímpico tendo hoje no calendário anual grandes eventos estruturados e com abrangência de vários tipos de deficiências. O evento com multimodalidades mais conhecido são as paralímpiadas, organizadas pelo Comitê Paralímpico Internacional, que em sua versão 2020/2021 traz entre outros objetivos o combate ao capacitismo com a campanha “We The 15” que faz referência ao fato de que as pessoas com deficiência são 15% da população mundial. O Capacitismo é o prejulgamento que infelizmente está presente na sociedade em relação a pessoas que têm deficiência, ou seja, que no olhar da maioria dos indivíduos por ter um corpo não considerado como “normal”, acaba sendo visto como incapazes, acontecendo assim a subestimação das suas capacidades e aptidões em virtude de suas deficiências (colocar citação). Além disso, é considerado uma força estrutural, uma violência que oprime, algo preservado e ensinado desde sempre, limitando pessoas com deficiência e enaltecendo as corponormativas. Considerando, portanto, que se trata de uma mazela cultural, a escola surge como um espaço social apropriado para combatê-la.
Público Alvo
100 alunos com e sem deficiência regularmente matriculados no ensino fundamental (5º ao 9º ano) de escolas da rede pública municipal de Juazeiro do Norte 60 alunos com e sem deficiência regularmente matriculados no ensino médio de escolas da rede pública estadual de Juazeiro do Norte 20 pessoas com deficiência residentes no município de Juazeiro do Norte
Objetivo Geral
Contribuir com o combate ao capacitismo a partir de ações educativas que promovam o conhecimento, a reflexão e a discussão sobre o empoderamento das pessoas com deficiência através do esporte paralímpico
Objetivo Específico
Favorecer a adoção de atitudes de respeito à diversidade humana através da discussão sobre o capacitismo; Promover o conhecimento sobre esportes paralímpicos; Realizar atividades com foco na identidade juvenil e na utilização de redes sociais e plataformas digitais de uso diário como ferramentas para apropriação e reelaboração do conhecimento; Proporcionar experiências de autocompetência através do primeiro contato com vivência prática de modalidades esportivas por pessoas com deficiência
Metodologia
A metodologia utilizada tem como a mentoria que se caracteriza como um processo de troca de experiências entre um professor (mentor) e acadêmicos (mentorados) no sentido de promover suporte personalizado no desenvolvimento de habilidades profissionais em situações reais de atuação no mundo do trabalho. Dessa forma a mentoria ocorrerá através de encontros virtuais síncronos e assíncronos e se possível em 2022 ocorrerá atividades presenciais. As atividades a serem trabalhadas são: Oficinas Pedagógicas, Conversas Paralímpicas, Momento Replay, Mobilização #NósOs15 e I Festival Paralímpico e Surdolímpico. Para os alunos participarem das atividades propostas será realizado um contato prévio com a escolas parceiras através da plataforma digital em uso pelos alunos (google meet ou outra) que assinará um termo de concordância em participar do projeto. As atividades serão desenvolvidas de forma virtual, presencial ou híbrida conforme o período de realização, considerando os protocolos de segurança sanitária vigentes na data de realização.