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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Formação continuada em serviço para professores(as) do ensino fundamental: a inserção das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
22/10/2021
Previsão de Fim:
22/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Relatório
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Roberta da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Roberta da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/10/2021 22/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 7.200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O período da Pandemia ocasionou forte impacto no cotidiano das escolas, afetando, indubitavelmente, a qualidade do ensino e da aprendizagem. As questões de falta ou limitações de acesso associadas à falta de familiaridade dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem com os recursos tecnológicos disponíveis para o ensino remoto destacam-se como aspectos de forte implicação no contexto das escolas, exigindo-se soluções urgentes, que possam minimizar os impactos observados. Considerando o novo contexto que se apresenta, de possível retorno gradual às atividades letivas presenciais, mediadas pelos recursos e pressupostos do ensino híbrido, a formação de professores(as) para atuação nesse novo contexto torna-se essencial para o cumprimento do que está proposto dos modelos de retomada das atividades, assim como será de singular importância, quando esse retorno for total. Considerando-se as lacunas no desenvolvimento da aprendizagem dos(as) alunos(as), que se avolumam ao longo do período de ensino remoto, a retomada das atividades letivas presenciais exigirá a proposição de propostas didático-pedagógicas capazes de atenuar as defazagens de aprendizagem que se acumularam durante o período de isolamento social, sendo, desse modo, a inserção das tecnologias uma alternativa que poderá contribuir para uma melhor organização didáticopedagógica por parte dos(as) professores(as). Dentre essas tecnologias de mediação, apresentam-se como possibilidades de trabalho junto ao público-alvo: recursos e ferramentas do Google; recursos do WhatsApp; recursos para produção de vídeos; recursos para produção de podcasts e recursos do Nearpod, dentre outros que poderão ser abordados mediante o processo de construção da proposta. Como alternativa de promoção de retomada gradual às atividades letivas inicialmente, o ensino híbrido define-se como uma estratégia, cuja adaptações podem possibilitar o planejamento de uma proposta didático-pedagógica em que os(as) alunos(as) possam aprender através do ensino on-line associado ao ensino presencial. O lastro epistemológico tem apresentado o ensino híbrido como uma possibilidade de combinação do ensino presencial com ensino assistido por tecnologias (BONK; GRAHAM, 2012), tornando-se uma tendência por respeitar necessidades de aprendizagens e oportunizar formatos personalizados de trabalho pedagógico, a fim de atender especificidades de estudantes (SILVA NETA; CAPUCHINHO, 2017). Desse modo, apresente proposta objetiva promover um curso de formação continuada em serviço aos (ás) professores(as) do ensino fundamental, com enfoque nos recursos tecnológicos disponíveis e acessíveis para o exercício profissional nos contextos de atuação desses(as) professores(as), a partir dos pressupostos das metodologias de ensino ativas e do ensino híbrido, com vistas a contribuir com uma melhor atuação dos profissionais atendidos durante o processo de retorno gradual das atividades letivas e após o retorno total das atividades presenciais. Por ocasião da atuação da mentora em atividades extenscionistas, é de conhecimento a demanda de formação apresentada pela Secretaria de Educação no que diz respeito a necessidade de formação dos(as) professores(as) apresentados como público-alvo da pesquisa, o que argumenta em favor da viabilidade de execução da proposta de formação, no formato que se propõe no Programa de Mentoria Acreditar-IFCE.
Justificativa
Inovação: A construção de uma proposta de formação continuada em serviço para professores(as) em diálogo com as instituições proponente e contemplada é percebida como inovadora, visto que boa parte dos cursos de formação são apresentados comopacotes prontos a serem executados nos contextos para os quais se destinam, sem a participação efetiva dos sujeitos que constituem o público alvo dessas formações. Destaca-se ainda como inovador, o diálogo entre os cursos de formação de futuros(as) professores(as) e de formação de profissionais, cujo perfil aponta para o desenvolvimento de competências relacionadas à “busca de soluções para os desafios das organizações” bem como quanto à “especificação de ferramentas de software necessárias para a resolução de problemas”, o qual representa um espaço promissor de construção de parcerias no âmbito da extensão e da pesquisa, as quais poderão fortalecer os processos educacionais e, consequentemente, melhorar indicadores de desempenho acadêmico nas redes parceiras. A possibilidade de construção de produtos educacionais cujas demandas venham a ser discutidas e desenhadas de modo colaborativo com a comunidade para qual se destina esses produtos mostra-se também como outro aspecto de inovação. Resiliência: A proposta de formação para professores(as) que atuam no ensino fundamental fortalece o crescimento profissional desses docentes, promovendo melhores condições de aprimoramento de suas práticas didático-pedagógicas, as quais devem pauta-se pelo princípio da diversidade dos alunos e das alunas, fornecedo-lhes subsídios para a promoção da aprendizagem em vários cenários de atuação, dadas as variadas realidades em que desenvolvem suas funções. O fortalecimento da formação profissional sinaliza para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos e das alunas, considerando-se, sobretudo, que são esses(as) estudantes que ingressam nos cursos técnicos/integrados e superiores do campus. Ao se fortalecer o processo de ensino-aprendizagem nessas redes, fortalece-se o processo e a melhoria de indicadores da própria instituição. Abrangência: A proposta de formação abrangerá as escolas municipais da rede pública do Município onde o campus está localizado, composta por 18 escolas de ensino fundamental, podendo também ser, posteriormente, ampliada para os municípios circunvizinhos, onde já há parceria do campus no atendendimento aos estagiários das licenciaturas, bem como nas escolas parceiras dos Programas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP). Interdisciplinaridade: A proposta apresentada agrega alunos(as) dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática e do curso de Sistemas de Informação. Nessa perspectiva, compreende-se que as atividades desenvolvidas tenham caráter interdisciplinar, considerando a articulação entre os saberes de cada um dos(as) mentorados(as), a partir dos seus cursos de formação inicial bem como de suas experiências adquiridas ao longo da formação. Compreende-se também que a proposta de formação agregará professores(as) que atuam em vários anos/séries e em diversas áreas do conhecimento, o que proporcionará um diálogo permeado pela troca de experiências, fortalecendo a perspectiva interdiciplinar da proposta. Buscar-se-á ainda a promoção de diálogos com os Estágios Supervisionados das licenciaturas, bem como com os Programas de Iniciação à Docência e o Programa Residência Pedagógica nos momentos de interação através da realização dos workshops. Conhecimento Científico: A imersão dos mentorados(as) no processo de amadurecimento e aplicabilidade da proposta oportunizará, por conseguinte, maior apronfundamento teórico em suas respectivas áreas de formação, bem como proporcionará contato com diversas realidades mediante as práticas que constituirão as ações do projeto, instigando a identificação de problemáticas de pesquisa e de proposição de investigações a partir dessa vivência no processo de mentoria. A produção dos produtos esperados em cada etapa da mentoria será uma oportunidade de escrita científica, tendo como ponto de partida as exeperiências vividas e partilhadas no decorrer do processo. Evolução: Após o período de pandemia, em que for autorizada a atuação de modo presencial, a proposta de formação poderá ter continuidade de modo virtual, otimizando tempo e recursos, promovendo a inserção das tecnologias como ferramentas mediadoras no processo de formação em serviço dos(as) professores(as) público-alvo da presente proposta. Considera-se também, a possibilidade da realização de momentos presenciais de formação nos laboratórios disponíveis no campus, em atendimento a grupos de profissionais, bem como através de jornadas pedagógicas nas próprias escolas. Viabilidade Técnica: A proposta apresenta viabilidade técnica, considerando sua oferta de modo virtual, com calendário de formações elaborado em consonância com os horários de planejamento dos docentes participantes, cuja elaboração deverá contar com a participação dos gestores da Secretaria Municipal de Educação. A mentora e os mentorados(as) dispõe de equipamento e de acesso à internet para a realização das atividades de modo virtual, o que reforça a viabilidade de execução da proposta. Diante da possibilidade futira de atuação presencial, o campus dispõe de espaços em que as atividades formativas possam ser desenvolvidas
Público Alvo
Professores(as) que atuam no ensino fundamental das escolas públicas do Município onde se localiza o campus da equipe proponente.
Objetivo Geral
Promover um curso de formação continuada em serviço aos (ás) professores(as) do ensino fundamental, com enfoque nos recursos tecnológicos disponíveis e acessíveis para o exercício profissional nos contextos de atuação desses(as) professores(as), a partir dos pressupostos das metodologias de ensino ativas e do ensino híbrido, com vistas a contribuir com uma melhor atuação dos profissionais atendidos durante o processo de retorno gradual das atividades letivas e após o retorno total das atividades presenciais
Objetivo Específico
-Desenvolver todas as etapas propostas no Plano de trabalho com vistas `consecução do objetivo geral proposto.
Metodologia
A metodologia de interação entre mentora e mentorados(as) para o desenvolvimento da proposta acontecerá de modo virtual, através do Google Meet, seguindo o seguinte percurso: -Encontro de interação e planejamento: socialização da proposta e planejamento das ações previstas no primeiro período.  -Encontro de interação e planejamento com Secretaria Municipal de Educação: socialização da proposta e preparação das ações previstas nos primeiro e segundo períodos.  -Produção de material: elaboração e produção de materiais de divulgação e de instrumentais para desenvolvimento da proposta (cronogramas, cartazes, fichas de inscrição, formulários de consulta e avaliação, produções de vídeos).  -Planejamento de atividades previstas nos períodos: ciclos de estudos e debates, workshops, elaboração de documentos.  -Aplicação da proposta: desenvolvimento das ações previstas para a aplicação da proposta, conforme previsto no terceiro período. - Finalização da proposta: desenvolvimento de avaliação da proposta, conclusão da escrita da proposta e produção de relatório final, conforme previsto no quarto período.