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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação Financeira por meio de Produtos Didáticos e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento de Produtos
Data de Início:
29/10/2021
Previsão de Fim:
28/01/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcos Rodrigues Pinto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcos Rodrigues Pinto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/10/2021 28/01/2022
Samara Alves Marcolino IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2021 22/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
a educação financeira é uma ferramenta de grande valor para a inserção financeira, para o combate à pobreza e para a construção de posturas consumidoras responsáveis. O projeto visa à produção de material educativo sobre educação financeira na forma escrita e audiovisual, que será compartilhado sob a licença Creative Commons, podendo ser adaptado por qualquer pessoa que queira fazer uso do mesmo. Importa observar que o material produzido terá como base de inspiração a realidade dos sertões do Ceará, na medida cabível. Para tanto, será feito um levantamento de dados econômicos e financeiros de cidades sertanejas, preferencialmente sobre a população jovem.
Justificativa
apesar de haver uma preocupação global com a questão da educação financeira, explicitada em relatórios de entidades como a UNESCO, e também ações voltadas para a educação financeira em âmbito nacional, como o Fórum Brasileiro de Educação Financeira, entendemos que é necessário ajustar aspectos comunicativos à realidade e à cultura sertaneja de modo a tornar efetiva a educação financeira a esse público.
Público Alvo
estudantes, jovens e adultos, comerciantes, consumidores em geral.
Objetivo Geral
estimular o protagonismo juvenil através deste Projeto de Extensão transformando-lhe em multiplicador dos conhecimentos inerentes à educação financeira, na perspectiva de 06 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis (1. Erradicação da pobreza 4. Educação de qualidade 8. Trabalho decente e crescimento econômico 10. Redução das desigualdades 11. Cidades e comunidades sustentáveis 12. Consumo e produção responsáveis), da Agenda 2030, da ONU junto aos alunos do IFCE-Campus e comunidade externa, fortalecendo a parceria entre Extensão e comunidade externa ao Campus Canindé. Oferecer à comunidade material didático voltado para a sua realidade e cultura, no que for cabível.
Objetivo Específico
Produzir material didático na forma escrita, observando o contexto econômico e cultural dos sertões do Ceará. Produzir vídeo-aulas, observando o contexto econômico e cultural dos sertões do Ceará.
Metodologia
Este projeto esta baseado nos objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda para 2030 da ONU, especificamente na ODS 3, que vem trazer o alerta para ações que visem a educação de qualidade, que se define em “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover a oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Os produtos didáticos serão produzidos a partir de dados levantados, bibliografia, relatórios econômicos e financeiros, entre outros. A primeira fase consistirá na pesquisa por dados econômicos de cidades do sertão, simultaneamente da escrita dos roteiros para vídeo – aulas, a captação de imagem e som, a montagem e edição. A segunda fase consistirá da produção de um e-book que ficará disponível na internet para qualquer interessado. Tanto os vídeos quanto o e-book estarão sob licença Creative Commons, podendo ser utilizada e adaptada por qualquer pessoa.