Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IFCE campus Crato - PRPA - Residência Profissional Agrícola no Cariri Cearense
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Educação no Campo
Data de Início:
15/11/2021
Previsão de Fim:
31/08/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Santana do Cariri
Juazeiro do Norte
Crato
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Gauberto Barros dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Danilo Leite Fernandes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 15/11/2021 31/08/2022
David Ryan Correia Albuquerque Instituto Federal do Piauí Integrante Sem vínculo Sim 3 15/11/2021 31/08/2022
Francisco Gauberto Barros dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 25/10/2021 31/08/2022
Francisco Henrique Bezerra da Silva Instituto Federal do Piauí Integrante Sem vínculo Sim 3 15/11/2021 31/08/2022
Joao Alberto Brito de Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/10/2021 31/08/2022
João ìtalo Alves Silva Instituto Federal do Piauí Integrante Sem vínculo Sim 3 15/11/2021 31/08/2022
Layane Lima de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 15/11/2021 31/08/2022
Lázaro da Silva Santos Instituto Federal do Piauí Integrante Sem vínculo Sim 3 15/11/2021 31/08/2022
Luiz Moreira Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/10/2021 31/08/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Federal do Piauí Sim Acordo de cooperação
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 58.800,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 12.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto objetiva a prestação de assessoramento técnico participativo e inclusivo de técnicos, agricultores e agricultoras familiares dos municípios do Cariri cearense: Crato/CE, Santana do Cariri/CE e Juazeiro do Norte/CE por meio do Projeto AgroIFNordeste especificamente do Programa de Residência Profissional Agrícola – PRPA em parceria com IFPI/MAPA. Foram selecionados através de edital 02/2021 PROEXT-IFCE, 5 (cinco) residentes egressos ou concluintes do curso de Técnico em Agropecuária ou áreas afins para desenvolverem ações de capacitações e assessoramento técnico a agricultores familiares na Unidades residentes selecionadas. Os bolsistas residentes receberão capacitação pelo Programa e serão supervisionados e assessorados por um docente orientador do IFCE Campus Crato. Durante o processo de assessoria técnica, serão desenvolvidas ações de planejamento, reuniões, visitas técnicas e ações de capacitação utilizando metodologias da extensão rural.
Justificativa
O campus de Crato está localizado na região do Cariri, no sul do estado do Ceará, fronteira com os estados do Piauí, Pernambuco e Paraíba. Compreende 03 regiões Administrativas do Governo Estadual e atende as demandas de aproximadamente 41 municípios, sendo 33 somente do Cariri Cearense, e que, abrangem aproximadamente 900 mil de habitantes, responde por 13% do PIB estadual, tendo como setores estratégicos da economia regional, o comércio, a indústria de calçados, a fruticultura, apicultura, ovinocaprinocultura, olericultura o turismo e outros arranjos produtivos dos setores secundário e terciário. Dentro desse contexto onde se percebe que a questão do meio ambiente, da biodiversidade, da produção agrícola, da zootecnia é relevante e demanda qualificação técnica para o manejo adequado desses recurso, o campus de Crato, constitui um equipamento educacional importante e indispensável. Nossa missão é produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando sua total inserção social, política, cultural e ética. A partir de metodologias e técnicas de planejamento participativo buscamos interagir com a comunidade interna e externa para prospectar estratégias e ações que nos proporcionassem um modelo de atuação educacional compatível com a missão e os valores do IFCE. Neste sentido, o IFCE campus Crato participa do agroIFNordeste e propõe este projeto de Residência Profissional Agrícola – PRPA, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar dos municípios de Crato/CE, Santana do Cariri/CE e Juazeiro do Norte/CE, através de um processo e extensão rural participativa e emancipadora. Estas ações contribuirão para formação de atores junto às comunidades rurais e além disso, visa oportunizar aos técnicos, uma prática que possa complementar as atividades desenvolvidas na sua formação e que atenda a demanda de mão de obra qualificada na região. Importante destacar que este projeto contribuirá para o fortalecimento institucional do IFCE Campus Crato e Interinstitucional com o IFPI e entidades de assistência técnica e extensão rural a exemplo da Associação Cristã de Base – ACB (Crato//CE), Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte/CE além da associação de agricultores e agricultoras familiares do Sítio Lírio (Santana do Cariri/CE) e Associação dos moradores do Sítio Francisco Gomes (Crato)
Público Alvo
I. UNIDADES RESIDENTES SELECIONADAS 1. Associação dos agricultores e agricultoras familiares do sítio Lírio (Santana do Cariri/CE): Histórico de uma parceria salutar e produtiva com o IFCE campus Crato; desenvolvimento práticas sustentáveis dentro da agricultura familiar, reconhecimento da necessidade de um acompanhamento técnico, organização dos participantes em associação. 2. Associação dos moradores do sítio Francisco Gomes (Crato/CE): proximidade da sede do município, fácil acesso, organização da comunidade em uma associação atuante, desenvolvimento de práticas sustentáveis, inserção da mulher, olericultura e extrativismo sustentável. Parceria com o IFCE Campus Crato 3. Associação Cristã de Base – ACB: Reconhecida entidade que trabalha com práticas sustentáveis, extensão rural participativa e inclusiva, parceria salutar e produtiva com o campus em várias ações e projetos. 4. Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte/CE: apoio a produtores familiares, projeto de apoio logístico a agricultura familiar, fácil acesso além de parceria com o IFCE Campus Crato Todas estas Unidades residentes se colocaram como colaboradores do processo de extensão, propiciando ainda apoio ao processo de mobilização das unidades produtivas.
Objetivo Geral
Desenvolver a residência profissional Agrícola para capacitação de técnicos recém-egressos do curso de Técnico em agropecuária em articulação com ações de assistência técnica e extensão rural para atender as necessidades dos agricultores familiares nos processos produtivos locais.
Objetivo Específico
Desenvolver, nos residentes, o senso de responsabilidade ética por meio do exercício de atividades profissionais direcionando-os para uma vida cidadã e para o trabalho; • Qualificar profissionais para assistirem ao pequeno, ao médio e ao grande produtor rural; • Buscar a união entre teoria e prática orientando os residentes de forma a propiciar aos agricultores assistência na produção e na comercialização, visando à melhoria da qualidade dos produtos, à redução de custos e à maximização de lucros na Agricultura, Pecuária e Abastecimento; • Promover o aprimoramento de conhecimentos e de habilidades por meio de treinamento intensivo profissional em serviço de uma ou mais áreas de conhecimento; • Especializar o futuro profissional para exercer a profissão e oferecer consultorias nas áreas de ciências agrárias e afins; • Possibilitar a inserção dos jovens recém-formados no mercado de trabalho da agricultura familiar e agronegócio; • Aproximar o universo acadêmico das unidades produtivas, por meio do intercâmbio de conhecimento e de tecnologia; • Orientar sobre a importância de energias renováveis e o uso racional da água na agropecuária; . Possibilitar a visão holística do sistema produtivo, desde o planejamento inicial à comercialização dos produtos.
Metodologia
I. UNIDADES RESIDENTES SELECIONADAS 1. Associação dos agricultores e agricultoras familiares do sítio Lírio (Santana do Cariri/CE): 2. Associação dos moradores do sítio Francisco Gomes (Crato/CE); 3. Associação Cristã de Base – ACB. 4. Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte/CE Todas estas Unidades residentes se colocaram como colaboradores do processo de extensão, propiciando ainda apoio ao processo de mobilização das unidades produtivas. Residentes selecionados, unidades residentes e município de atuação: Nº Residente Unidade Residente Município/UF 01 Lázaro da Silva Santos Associação dos Agricultores e agricultoras familiares do Sítio Lírio Santana do Cariri/CE 02 David Ryan Correia Albuquerque Associação dos Moradores do Sítio Francisco Gomes Crato/CE 03 Layane Lima de Oliveira Associação Cristã de Base - ACB Crato/CE 04 Francisco Henrique Bezerra da Costa Associação Cristã de Base - ACB Crato/CE 05 João Ítalo Alves da Silva Secretaria de Agricultura e Abastecimento Juazeiro do Norte/CE II. PARCERIAS INTERINSTITUCIONAIS PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO Serão parceiras no projeto a Associação Cristã de Base - ACB, uma ONG que trabalha com extensão rural inclusiva nas comunidades há mais de 30 anos e a Secretaria de Agricultura de Abastecimento de Juazeiro do Norte. Estas parceiras ajudarão na mobilização da comunidade, seleção das unidades produtivas, apresentação da proposta de trabalho e informações para elaboração de um diagnóstico, socio-econômico-cultural da comunidade e unidades produtivas. III. RECURSOS HUMANOS Serão colaboradores no projeto, um zootecnista e professores das áreas de informática, agroecologia, apicultura e caprinocultura. Apoiarão na capacitação dos residentes. IV. CAPACITAÇÕES COMPLEMENTARES De acordo com diagnóstico realizado junto ás unidades produtivas selecionadas nas unidades residentes, será elaborado um programa de capacitação dos residentes, envolvendo: a) Participação dos docentes em capacitações em plataformas virtuais, principalmente cursos com carga horária de 20 e 40 horas com certificação; b) Participação dos residentes em treinamentos oferecidos pelo IFCE campus Crato pelo orientador ou outro docente colaborador dentro das áreas técnicas trabalhadas nas comunidades selecionadas como olericulura, apicultura, irrigação, agroecologia. c) Participação dos residentes em capacitações oferecidos pelo orientador em visitas in loco, ou reuniões virtuais ou presenciais, individualizada ou grupal. d) Assessoramento técnico aos residentes pelas redes sociais, pricipalmente o Whatzap. Acompanhamento e avaliação Os alunos produzirão relatórios quinzenais e mensais de todas as atividades desenvolvidas; Quinzenalmente serão realizadas reuniões virtuais ou presenciais com todos os alunos residentes para avaliar as ações, identificar falhas, possibilitar as devidas correções do planejamento e organizar assessoria técnica para eles. Pelo menos uma vez ao mês será feito contato com produtores e/ou gestor da Unidade residete para avaliar a satisfação dos mesmos em relação à atividade. Pelo menos uma vez ao mês será feita uma visita a unidade produtiva atendida pelo programa.