Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Introdução as questões étnico-raciais e saberes docentes - Módulos 1 e 2
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
25/10/2021
Previsão de Fim:
30/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
38
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Subjetivos
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Palestra
Seminário
Nome do Responsável:
Anna Erika Ferreira Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/10/2021 30/10/2021
Cristiane Sousa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/10/2021 30/10/2021
Francisca Marta da Silva de Assis (Coordenadora da Ação) PPGEF/UNILAB/IFCE Integrante Sem vínculo Não 10 25/10/2021 29/10/2021
Liara Maria Ramos de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 25/10/2021 29/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF Unilab-IFCE) Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este minicurso foi idealizado a partir das reflexões sobre as questões das relações étnico-raciais e as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 abrindo caminho para entendimento que há necessidade de serem estabelecidas discussões em espaços de ensino que pautem a importância de se debater a educação das relações étnico-raciais e o combate ao racismo coligando interdisciplinarmente essas questões. Além disso, integrando saberes docentes entre escola e Universidade. Portanto, é voltado ao público de docentes do Município de Capistrano, especificamente, professores da Prefeitura de Capistrano e do Estado do Ceará. Além disso, diante do contexto da pandemia e do estabelecimento de atividades remotas em nossas instituições, este evento acontecerá totalmente em meio virtual através do Google Meet. No plano teórico, considerando as perspectivas das Relações étnico-raciais e as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, visamos compreender e construir um espaço de debate e reflexão sobre à dimensão étnico-racial. Assim, pretendemos estimular atitudes de respeito e tolerância às diferenças identificando a pluralidade étnico racial em nossa cultura e sociedade a partir de experiências realizadas no município, à exemplo do Projeto Pérola Negra.
Justificativa
Tal formação é justificada pela necessidade de combater a negação da cultura afro-brasileira e estabelecer formações complementares aos docentes docente com vistas ao estabelecimento do fortalecimento da pauta das relações étnico-raciais e as leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Destarte, frisar que a obrigatoriedade das leis não garantiram a inserção da temática nos currículos escolares e muito menos nas formações continuadas. Os currículos da maioria das escolas públicas do município de Capistrano tem uma lacuna sobre a história e cultura afro-brasileira.
Público Alvo
O público alvo da ação são professores da rede municipal de ensino do município de Capistrano na região do Maciço de Baturité, diretamente ligados ao Ensino Fundamental I e II.
Objetivo Geral
Discutir a educação para as relações étnico-raciais e o combate ao racismo de forma interdisciplinar na prática docente, proporcionando, assim, uma formação que em seus módulos I e II (20h/a), visa debater conceitualmente a pauta supracitada e empiricamente, compartilhar iniciativas e saberes docentes.
Objetivo Específico
Compreender a categoria raça a partir do reconhecimento de sua diversidade história e cultural; Analisar à condição da mulher negra e indígena à luz das contribuições das teoria feministas, interseccionaldiades e teorias decoloniais; Identificar aspectos e processos históricos de dominação, colonização do Brasil e escravidão dos povos africanos e afro-brasileiros. Conhecer as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e suas aplicabilidades nos saberes e práticas docentes; Refletir sobre a importância das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e a necessidade de inclusão das mesmas nos currículos escolares.
Metodologia
Este minicurso acontecerá em meio virtual adotando o Google Meet (meet.google.com/atw-fxfa-uuh) como ferramenta para a sua realização. O horário da ação será o noturno, das 18h30min às 21 h, onde os Módulos I e II, somam 15h/a e os Módulos III, IV e V, perfazem 25h/a. A estrutura da abordagem do conteúdo está organizada em 5 blocos temáticos (5 Módulos): 1) Educação para as relações étnicos-raciais 2) Experiências e ensino junto a povos indígenas; 3) Estética negra a importância do debate para o combate do racismo nas escolas 4) Feminismo negro, politicas anti-racistas -formação docente- racismo epistêmico 5) Religiões de matrizes africanas – ensino e comunidade quilombolas- experiências da Seduc para educação quilombola. Cada Módulo ocorrerá com 1 aula Síncrona (3h/a) e 1 Aula assíncrona (5 será conduzido por dois docentes ministrantes, sendo complementadas a carga horária com atividades assíncronas. Além disso, ressalta-se que este minicurso, condiz ao produto educacional do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Gradução em Ensino e Formação Unilab/IFCE (PPGEF).