Exibir Ação

Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE GUARAMIRANGA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Formação em Prevenção e Combate ao Assédio - Módulo 4
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
30/11/2021
Previsão de Fim:
06/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Carga Horária de Execução do Evento:
39
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Campanha
Nome do Responsável:
Joao Paulo Rocha Facanha Moreno
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Conrado Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/11/2021 06/12/2021
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/11/2021 06/12/2021
Carliane Mota Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 30/11/2021 06/12/2021
Francisca Lucia Sousa de Aguiar IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/11/2021 06/12/2021
Joao Paulo Rocha Facanha Moreno IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 30/11/2021 06/12/2021
Sirlane Furtado Leite Siqueira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 30/11/2021 06/12/2021
Tiago dos Santos Facanha IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/11/2021 06/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente documento constitui o projeto pedagógico do Curso de Extensão de Prevenção e Combate ao Assédio, no modelo remoto. O curso foi formatado, inicialmente, no modelo presencial. Entretanto, em virtude das medidas de isolamento impostas pela pandemia, foi configurado para um formato remoto. É fato que inexiste mais espaço no serviço público, e no mercado de trabalho em geral, para qualquer prática que possa ser caracterizada como assédio. Os comportamentos inadequados são prejudiciais às vítimas, às instituições e à sociedade. Por isso, é importante conhecer os canais de denúncias e saber utilizá-los corretamente. O conhecimento é insumo determinante para o alcance dos mais variados objetivos pessoais e organizacionais. A oferta de um curso de formação continuada resultará no desenvolvimento de habilidades para lidar com as questões pertinentes à identificação de situações de assédio no ambiente laboral e social, no qual o indivíduo está inserido, onde esta capacitação será reconhecida pelo IFCE como condição de ambientação para os servidores ingressos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará a partir de 2021.2. A organização e a estruturação do curso foram feitas em parceria com a procuradora da Procuradoria Federal junto ao IFCE, Diana Guimarães Azin, que coordena o Grupo de Trabalho (GT) de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual nas IFES, da Procuradoria-Geral Federal (PGF), da Advocacia-Geral da União (AGU), além da parceria com a Reitoria do IFCE, especificamente, com gestoras dos campi de Guaramiranga, Umirim e Pecém. Nesse contexto, a instituição visa ofertar uma capacitação voltada para a formação da comunidade na área de combate ao assédio em suas esferas morais e sexuais que são expressas em espaços diversos institucionais. A realização do curso é também uma das ações adotadas pelo IFCE para a prevenção e o enfrentamento de assédio moral e sexual, cuja ocorrência de casos é um problema reconhecido pela instituição e que tem mobilizado a comunidade e a Gestão do Instituto. Nesse contexto, o objetivo do curso é apresentar aos servidores de IES públicas e privadas, funcionários terceirizados e temporários, conhecimentos para atuar e dar encaminhamento às denúncias de assédio, bem como formas de prevenção da prática nos ambientes de trabalho. O curso é inteiramente gratuito e será fornecida certificação aos participantes que concluírem com êxito. Não serão oferecidas bolsas ou auxílios financeiros.
Justificativa
A capacitação em Prevenção e Combate ao Assédio justifica-se primeiramente pela própria Missão do Instituto Federal do Ceará da produção, disseminação e aplicação de conhecimentos na busca de formar cidadãos e favorecer em sua atuação como profissional, assim como atender uma demanda por capacitação profissional. Ao longo do curso os participantes entrarão em contato com conceitos e aspectos práticos da área de direitos humanos, assédio, legislação ligada ao combate ao assédio e o debate sobre o papel da mulher nesses processos. Objetiva-se também atender as demandas existentes nas 33 unidades do IFCE distribuídas no Estado do Ceará, bem como de outras IES públicas e privadas, tendo o intuito que estas capacitações auxiliem na formação, qualificação, requalificação e também atualização para o aperfeiçoamento profissional e, futuramente, inserção dos servidores em processos de apuração e definição de políticas internas com vistas à erradicação de denúncias que tenham como fundamentação as diversas facetas do assédio que levam a situações que retiram a autonomia de quem é vitimado, o ordenamento de atividades inúteis ou humilhantes, desconsiderando os problemas de saúde físicas e psicológicas. Orientando, também quanto às diferenciações entre assédio moral e uma cobrança hierárquica regulamentar, como estabelecimento de prazos ou demandas de produtividade.
Público Alvo
IES públicas e privadas, que tenham formação mínima de Ensino Médio Completo.
Objetivo Geral
Propiciar aos alunos, especificamente, aos servidores, funcionários terceirizados e temporários de IES, conhecimentos para prevenir, identificar e proporcionar encaminhamentos às situações de assédio na instituição.
Objetivo Específico
Capacitar os cursistas acerca dos conceitos de assédio moral e sexual; Auxiliar na formação dos indivíduos para atuar promovendo ações de prevenção ao assédio; Orientar os cursistas sobre como encaminhar situações/denúncias de assédio nos espaços laborais.
Metodologia
O curso está distribuído em catorze (14) aulas, em quatro módulos, distribuídas em 2 meses de atividades remotas com carga horária de 3 três (3) horas com todos os encontros sendo transmitidos pelo Youtube (Canais oficiais do IFCE). Cada encontro acontecerá em dias de terças-feiras e quintas-feiras, com datas pré-definidas, e terá duração de 3h por semana o que ao final em aulas remotas totalizaram 42h/a. A cada aula síncrona realizada, uma atividade, acompanhada por um texto base e materiais de apoio, serão disponibilizados no Google Class, totalizando 28h/a. Tutores dos campi que coordenam o Curso acompanharão os cursistas e a participação dos mesmos no Google Class. O total das atividades, aulas síncronas (Youtube) e assíncronas (materiais/atividades no Google Class) contabilizaram 70h/a. Nas aulas síncronas serão apresentadas as teorias que norteiam o conteúdo programático do curso (Anexo 1). As aulas serão expositivas, síncronas como indicado, com interação no chat do Canal do Youtube, onde a frequência será registrada em formulário específico elaborado no Google Forms e disponibilizado no chat como indicado. Para os conhecimentos serem aprofundados também serão disponibilizados vídeos, matérias jornalísticas para contextualizar os conceitos que serão postados na plataforma das atividades assíncronas (Google Class).