Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Os significados das inovações tecnológicas na organização do trabalho pedagógico no Ensino Médio
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
29/10/2021
Previsão de Fim:
29/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Encontro
Palestra
Nome do Responsável:
Alex de Oliveira Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alex de Oliveira Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 29/10/2021 29/10/2021
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/10/2021 29/10/2021
Maria Felipe Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 29/10/2021 29/10/2021
Sandra Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 29/10/2021 29/10/2021
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/10/2021 29/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta palestra integra a proposta do quadro Encontros Forped proposto pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) vinculado ao IFCE - Campus Tianguá. O Encontros Forped trata-se de um encontro mensal que tem por finalidade discutir temas associados às linhas de pesquisa do grupo. Mensalmente, um professor membro do grupo, com apoio dos seus bolsistas e da coordenação do Forped, é responsável pela promoção do encontro, assim, realiza a escolha do tema, o convite para um professor externo que discutirá o assunto e a mediação do encontro. Nesse contexto, a palestra do corrente mês abordará o tema: Os significados das inovações tecnológicas na organização do trabalho pedagógico no Ensino Médio.
Justificativa
A relação entre as tecnologias e a educação é tema cada vez mais recorrente nas discussões educacionais. Nesse contexto, é importante assinalar os significados das inovações tecnológicas incorporadas aos processos educacionais e os impactos no trabalho docente. É importante situar questões relacionadas à objetivação das novas tecnologias (TIC) no contexto educacional, a partir da perspectiva das suas áreas de origem, nesse caso, não-educacionais. As tecnologias ao serem descontextualizadas das suas áreas de origem e relações sociais e recontextualizadas na educação provocam apagamentos, sendo concebidas como neutras e prontas para serem utilizadas, independentemente do trabalho que se pretenda realizar em uma estrutura global de poder (BARRETO, 2003). Nesse sentido, a questão central do debate é refletir a respeito dos modos de incorporação das tecnologias aos processos educacionais no Ensino Médio, visto que nos mais diferentes espaços, sobretudo no Brasil, estão postas como presença obrigatória, provocando intensa fascinação e consumo, sem a compreensão dos sentidos de sua apropriação e contradições. Diante do exposto, o grupo de pesquisa Forped considera importante fomentar reflexões sobre o tema, uma vez que, além de colaborar com a comunidade externa que tenha interesse no assunto, sejam professores da educação básica ou curiosos sobre a temática, também contribui com a formação e o conhecimento dos alunos que cursam a formação inicial no Campus Tianguá nos cursos de licenciatura em Letras Português/Inglês e Física. Referência: BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 271-286, jul./dez. 2003.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Debater sobre os processos de inserção das tecnologias no Ensino Médio, refletindo sobre os sentidos e impactos dessa incorporação nas políticas educacionais e trabalho docente.
Objetivo Específico
Ampliar a discussão de temas pedagógicos nos cursos de licenciatura; Contribuir com a ampliação das ações de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição; Discutir sobre os sentidos atribuídos às tecnologias na educação e os desafios para o trabalho docente.
Metodologia
A palestra será ministrada pela professora mestre em educação Emanuelle de Souza Barbosa (IFCE – Campus Ubajara) e mediada pelo professor Alex de Oliveira Silva (IFCE – Campus Tianguá). As discentes Maria Felipe Barros e Sandra Oliveira dos Santos, bem como as professoras Brena Samyly Sampaio de Paula e Willana Nogueira Medeiros Galvão serão responsáveis pelo suporte técnico, acompanhamento do chat, acompanhamento do forms e organização dos blocos de questões para o debate. A palestra será realizada no dia 29 de outubro de 2021 das 16h às 18h e será dividida em dois momentos, compreendendo a fala da professora e um espaço para o debate através de perguntas dos espectadores. A comunicação com os participantes se dará pelo canal do Forped no Youtube (Forped IFCE- https://www.youtube.com/channel/UC2qTh1NM21V4pi7GLj-LiwA), para o primeiro e segundo momento. Após a live, a gravação será disponibilizada no mesmo canal com o objetivo de alcançar pessoas interessadas na discussão que não puderam participar no horário agendado. A divulgação do evento, bem como a disponibilização, posterior, da certificação se dará por meio do canal de comunicação do grupo no instagram (@forpedifce).