Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ConstruBIO: jogos e materiais didáticos para o ensino de Biologia
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
27/10/2021
Previsão de Fim:
27/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Itala Iara Medeiros de Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adna Nirlian Dias Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 27/10/2021 27/04/2022
Daniel Neco Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 27/10/2021 27/04/2022
Itala Iara Medeiros de Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/10/2021 27/04/2022
Marcelo Aguiar Tavora IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/10/2021 27/04/2022
Sara Quesia Freitas da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 27/10/2021 27/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 7.200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Objetiva-se com esta proposta de Projeto de Mentoria, construir/elaborar jogos e materiais didáticos a partir das necessidades coletadas de um formulário aplicado com os docentes que lecionam a disciplina de biologia em escolas públicas do município de Itapipoca/CE. Para a construção/elaboração destes materiais pedagógicos, serão utilizados pelos mentorandos, materiais de baixo custo e mais acessíveis para posterior apresentação e doação às escolas participantes. Espera-se que este projeto possibilite aos mentorados estabelecer a relação entre teoria e prática da disciplina de biologia lecionada no Campus, motivando a criatividade destes no momento da construção/elaboração destes materiais pedagógicos tornando-os impulsionadores na apropriação de conhecimentos e de assimilação do conteúdo, contribuindo assim com a formação da sua cidadania.
Justificativa
A elaboração de jogos e materiais didáticos é um dos grandes desafios para os(as) docentes que lecionam a disciplina de biologia na rede pública de ensino. Estes materiais pedagógicos servem como instrumentos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem e na organização dos conteúdos de biologia dentro do planejamento escolar. Sendo assim, a produção de jogos e materiais didáticos alternativos, surgem como uma alternativa viável, barata e criativa de superar os obstáculos como a falta de infraestrutura e materiais pedagógicos que as escolas públicas enfrentam, por falta de investimento e planejamento estrutural, além de proporcionar aos discentes a oportunidade de manipular e explorar materiais, ampliando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Público Alvo
Comunidade escolar da rede pública de ensino no munícipio de Itapipoca/CE
Objetivo Geral
O objetivo geral desta proposta é construir/elaborar jogo e materiais didáticos para a apresentação e doação às escolas públicas do município de Itapipoca/CE utilizando, preferencialmente, materiais de baixo custo (ex: recicláveis) e acessíveis às escolas.
Objetivo Específico
Como objetivos específicos: possibilitar aos mentorados estabelecer a relação entre teoria e prática da disciplina de Biologia lecionada no Campus; motivar a criatividade dos mentorados no momento da construção/elaboração destes materiais pedagógicos tornando-os impulsionadores na apropriação de conhecimentos e de assimilação do conteúdo; contribuir com a formação da cidadania nos mentorados.
Metodologia
A metodologia para a produção dos jogos e dos materiais didáticos se dará em três etapas: no primeiro momento, denominado de Problematização Inicial (PI), será realizada uma consulta online, via formulário, aos docentes que lecionam a disciplina de biologia na rede pública de ensino. Este momento permitirá identificar os principais conteúdos da disciplina que, para estes, necessitam de materiais pedagógicos para aprimorar a relação teoria-prática com os discentes nas escolas, além de melhorar o contato pessoal-profissional e fortalecer parcerias institucionais. O segundo momento, chamado de Organização e Planejamento do Conhecimento (OPC), visa à sistematização das informações coletadas pelo formulário aplicado. Este momento servirá para que os mentorados possam aplicar técnicas como o Brainstorming e a Matriz SWOT (também conhecida como FOFA), para buscar soluções e ideias criativas na construção dos jogos e dos materiais didáticos para apresentação e doação. E para finalizar, o terceiro momento, denominado de Aplicação do Conhecimento (AC) que terá por objetivo, construir/elaborar os jogos e materiais didáticos e ensinar a aplicação destes para docentes da rede pública de ensino que receberão as doações.