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Campus:
CAMPUS HORIZONTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: QUEBRANDO BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS).
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
29/10/2021
Previsão de Fim:
07/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Seminário
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Eugenio Dantas Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Eugenio Dantas Junior IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 3 29/10/2021 07/03/2022
Jean Pablo Costa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2021 07/03/2022
Joao Martins de Morais Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/10/2021 07/03/2022
Márcia Maria Evaristo Pereira SEDUC/ HORIZONTE Integrante Sem vínculo Não 2 29/10/2021 07/03/2022
Marcio Regis Pinto Pompeu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/10/2021 07/03/2022
Mical Freitas Alves IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2021 07/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 3.200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto de extensão, intitulado: Projeto Acessibilidade Comunicacional: quebrando barreiras na comunicação interpessoal através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), propõe dentro do desmembramento de suas ações, contribuir para a eliminação de barreiras na dimensão comunicacional, através da promoção de um evento em formato de minicurso, intitulado: Minicurso de Formação Básica em Libras: Possibilidades de Acessibilidade Comunicacional em espaços escolares que foi idealizado a partir da necessidade de oferecer aos ouvintes a apredizagem necessária para se comunicar bem em Libras com pessoas surdas e das reflexões sobre ás questões de acessibilidade comunicacional e as leis 10.098/2000, 10.436/2002 regulamentada pelo Decreto 5626/2005 e 13.146/2015, documentos estes balizadores das práticas voltadas à acessibilidade, a Libras e a inclusão da Pessoa com Deficiência, no sentido, de abrir caminhos para difusão da lingua libras, através da oferta de um minicurso que dará suporte a quem deseja se comunicar neste idioma, de forma que a teoria e a prática assimiladas durante o minicurso possam se materializar no espaço escolar. O minicurso é voltado para o público interno do IFCE- Campus Horizonte (professores; membros e bolsistas do NAPNE-HOR) e o público externo (servidores públicos estaduais e municipais da educação do município de Horizonte, comunidade externa de Horizonte e o público em geral). É importante ressaltar que diante da pandemia imposta pela COVID-19, o curso acontecerá online, em ambiente virtual pelo Google Meet. No campo teórico pretendemos estimular o estudo da comunicação em libras, como um instrumento essencial para atuar na educação escolar. Assim, pretendemos estimular o uso da língua brasileira de sinais em ambientes escolares como quebra de barreiras na comunicação interpessoal através da língua de sinais.
Justificativa
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE revelam que mais de 20 milhões de pessoas possuem alguma deficiência, dentre elas quase 5 milhões tem incapacidade ou dificuldade auditiva (IBGE, 2000). A legislação compactua desde a Constituição de 1988 até as últimas legislações pertinentes a Libras (como língua da pessoa surda) com a sapiência de que o canal visuoespacial para os surdos é salutar no desenvolvimento da linguagem (SALLES et al, 2004,p. 83). A Libras dispõe então de estimulações cognitivas próprias da linguagem para o desenvolvimento integral do indivíduo surdo, cabendo então o entendimento da Libras (visuoespacial) como primeira língua e do português (oral-auditivo) como segunda língua. Isso se fortalece quando as legislações versam sobre a garantia da acessibilidade aos surdos quanto aos meios de participação social destes – Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000 (BRASIL, 2000). Além disso, quando há a previsão da Libras como meio legal de comunicação e expressão, devendo, portanto ser garantida por todos os setores e instituições de serviços públicos – Lei nº10.436 de 24 de abril de 2000 (BRASIL, 2002). Complementando o direito à essa acessibilidade com o uso e a difusão da Libras nos diversos espaços públicos – Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 regulamenta (BRASIL, 2005). Apesar da legislação oferecer suporte à inserção social do surdo, a cultura popular não se manifesta da mesma forma. Sendo percebida como situação discriminatória do sujeito, a surdez modifica não somente hábitos e costumes do surdo, como a forma de se reconhecer no mundo. Todavia, “[...] os surdos apresentam referenciais culturais e linguísticos próprios e, ao mesmo tempo, comungam com os ouvintes os referenciais da cultura nacional e da cidadania” (SALLES et al, 2004, p. 81). É fundamental percebermos que o sujeito surdo apresenta cognição semelhante à do ouvinte, tendo, portanto o desenvolvimento da sua linguagem diferenciada pelo seu aparato sensorial auditivo, este sendo visuoespacial e não oral-auditivo. Nesse sentido, garantir o desenvolvimento integral do indivíduo e prestar assistência nos direitos básicos é dever do Estado, assumindo, portanto a Libras como língua do sujeito surdo, que precisa ser aprendida e difundida no atendimento desses direitos essenciais. Além disso, a Política de Acessibilidade do IFCE, desde 2008 visa materializar os recursos à educação inclusiva, possibilitando a partir do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – NAPNE, atendimento aos discentes em cada campus (a implantação do Napne campus Horizonte se desenvolve no presente momento). Esse apoio possibilita diagnosticar e atuar em rede na proposição de melhorias para a permanência do discente na instituição, bem como em ações que visem o desenvolvimento progressivo acadêmico do mesmo. Desde o ano de 2017, a proposta de cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC despertou nos servidores do campus de Horizonte, a importância de se tornar constante a oferta de cursos do ensino da Libras, pois havia demanda por parte da comunidade geral para o aprendizado dessa língua. Era objetivo dos discentes se socializarem com outrem surdo e/ou aprimorar sua competência comunicacional profissional. Neste sentido, a avaliação da proposta anterior, retroalimentou o planejamento do Projeto: Projeto Acessibilidade Comunicacional: quebrando barreiras na comunicação interpessoal através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), florescendo a proposição de um evento inclusivo e comunicacional, no formato de minicurso: Minicurso de Formação Básica em Libras: Possibilidades de Acessibilidade Comunicacional, no sentido de reestruturar a proposta no sentido de contemplar os espaços escolares, espaços estes que recebem alunos público-alvo da educação especial, e onde estão os profissionais que não sabem lidar com essas diferenças, principalmente quando envolve a acessibilidade comunicacional, na utilização da língua de sinais. Oportunizando a formação em libras dos membros do núcleo acessibilidade, dos professores do IFCE- Horizonte e bolsistas do NAPNE, de servidores públicos da educação estaduais e municipais e de membros da comunidade local de Horizonte e o público em geral, em um minicurso formativo nesta língua, como uma necessidade urgente e imediata. Por fim, este minicurso se justifica pela necessidade de oferecer profissionais qualificados para atender os alunos surdos em sua formação, nos diálogos e relações necessárias no ambiente escolar, como forma de inclusão nas interações e aprendizagens, em conformidade com a legislação vigente, de forma básica. Cumprindo também uma necessidade de formação imediata, em Libras, dentro dessa perspectiva maior que é a concepção do referido projeto.
Público Alvo
Dentre as ações previstas no Projeto de Acessibilidade Comunicacional por meio da Libras, o preenchimento das vagas do Minicurso em Libras será realizado por ordem de inscrição, levando sempre em consideração os seguintes critérios de prioridade e a reserva de vagas, portanto, o público-alvo da ação são os seguintes sujeitos: 30% das vagas serão destinadas aos Servidores Públicos estaduais e municipais da Educação do Município de Horizonte que tenham interesse na comunicação com as pessoas surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais. 10 % das serão destinadas a qualquer pessoa da comunidade externa do Município de Horizonte que tiver interesse nesta temática. 10 % das serão destinadas ao público em geral, independente de onde se localiza a unidade do IFCE proponente. Em caso de não preenchimento das vagas: Caso as vagas não sejam preenchidas por membros do NAPNE-HOR, Professores e técnicos administrativos em educação do IFCE-HORIZONTE e servidores públicos da educação, municipais e estaduais de Horizonte, as vagas reservadas podem ser preenchidas por candidatos aprovados da ampla concorrência, da mesma forma, na existência de vagas, os membros no NAPNE-HOR, Professores do IFCE-HORIZONTE e servidores públicos da educação, municipais e estaduais podem ocupar as vagas não preenchidas pela ampla concorrência.
Objetivo Geral
Difundir como proposta do Projeto de Acessibilidade Comunicacional em Libras, o uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras nos espaços escolares habilitando os participantes através do minicurso para o domínio dos princípios básicos da comunicação em Libras, na perspectiva da promoção do diálogo surdo- ouvinte, como um dos caminhos para a inclusão, através da língua de sinais.
Objetivo Específico
Obter dados para consolidação do projeto comunicacional em Libras, atingindo os seguintes objetivo através do minicurso: Elaborar um mapa com os estabelecimentos de educação escolar no município de Horizonte que já têm um intérprete em Libras e compor um Relatório Diagnóstico dos Surdos no município de Horizonte. Realizar um curso em Libras para os membros do NAPNE e bolsistas, professores e técnciso administrativos em educação do IFCE-Horizonte, servidores públicos da Educação Estadual e Municipal, pessoas da comunidade de Horizonte e o público geral interessados na temática. Conhecer e refletir sobre as leis e suas aplicabilidades nos saberes e práticas dos sujeitos ouvintes e surdos e sobre os aspectos histórios, educacionais, culturais e identitárias da comunidade surda. Dominar os aspectos do Alfabeto de libras, parâmetros, numerais, quantidade em libras, vocabulário, dias da semana, tempo, cores, horário x duração, pronomes pessoais, gramática, tipos de frases na libras, forma afirmativa, interrogativa e exclamativa. Contribuir para o Desenvolvimento das habilidades necessárias aos cursistas para a aquisição da Libras – a língua de modalidade visual e gestual da Comunidade Surda, Criando e possibilitado oportunidades para a prática de Libras como prática social em ambientes escolares de diálogo e conversão.
Metodologia
O Projeto Acessibilidade Comunicacional: quebrando barreiras na comunicação interpessoal através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que subsidiou a proposição de um evento inclusivo e comunicacional, no formato de minicurso: Minicurso de Formação Básica em Libras, curso minicurso este, acontecerá em meio virtual adotando o Google meet como ferramenta para a sua realização. O horário do minicurso será o turno noturno, ás segundas-feiras, das 18h às 20 h, nos dias 29/10/2021(excepcionalmente na sexta-feira); 01, 08, 22 e 29/11/2021; 06, 13, 20 e 27/12/2021; 03, 10, 17 e 24 e 31/01/2022; 07, 14, 21 e 28/02/2022 e 07/03/2022 (Seminário), dos módulos I, II, III, IV e V, perfazem 38h/a. Portanto, a estrutura da abordagem do conteúdo está organizada em 05 blocos temáticos: 1) Histórico Sobre a Educação de Surdos e Língua Brasileira de Sinais; Comunidade, Cultura e Identidade Surda. 2) Introdução ao Aprendizado Da Língua Brasileira De Sinais – Libras e Alfabeto de Libras; 3)Numerais e Vocabulário; 4) Pronomes Pessoais e Gramática e 5) Conversação/diálogo e Seminário.