Exibir Ação

Campus:
CAMPUS HORIZONTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
I CICLO DE PALESTRAS SOBRE AS QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
29/10/2021
Previsão de Fim:
27/01/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Madalena da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Jeovane da Silva Ferreira SEDUC/HORIZONTE Integrante Sem vínculo Não 4 29/10/2021 27/01/2022
Camila Assuncao Borges IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2021 27/01/2022
Marcio Regis Pinto Pompeu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/10/2021 27/01/2022
Maria Madalena da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/10/2021 27/01/2022
Rayanne Carneiro de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2021 27/01/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 3.200,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Levando Música: do IFCE para a comunidade Programa
Apresentação
O I Ciclo de Palestras do NEABI - campus Horizonte tem por objetivo contribuir para a formação de professores das redes municipal e estadual do município de Horizonte e demais interessados nas temáticas a serem abordadas. O Ciclo consiste na realização de 04 (quatro) palestras que versarão sobre o lugar do negro e do índio na História do Brasil, a luta dos povos originários, ações afirmativas e a importância da escola na construção de uma educação antirracista.
Justificativa
Decorridos quase duas décadas da implementação da Lei nº 10.639, em 09 de Janeiro de 2003, por meio da qual se tornou obrigatório o ensino de “História e cultura afro-brasileira e indígena” nos estabelecimentos de Educação Básica, oficiais e particulares, estudos mostram que a maioria das escolas ainda não inseriu nos seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) o que a referida lei determina. Nesse sentido, nosso Ciclo de Palestras propõe oferecer aos professores do município de Horizonte e circunvizinhos subsídios sobre as relações étnico-raciais e temáticas correlatas na perspectiva que eles possam refletir sobre sua prática e subsidiá-la em conformidade com as referidas leis.
Público Alvo
O público alvo da ação são professores da rede Municipal e estadual de ensino do município de Horizonte na região metropolitana de Fortaleza.
Objetivo Geral
- Contribuir para a formação inicial e continuada de professores da educação básica na perspectva da construção de saberes necessários a uma prática pedagógica antirracista.
Objetivo Específico
- Promover o conhecimento das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que estabelecem as Diretrizes Curriculares e a obrigatoriedade da inclusão dessa temática na educação básica. - Contribuir com educadoras e educadores no desenvolvimento de atividades educativas voltadas a Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro brasileira e Africana e da cultura indígena; - Favorecer o aperfeiçoamento de estudos de educadoras e educadores para o combate ao racismo e todo tipo de preconceito e discriminações correlatas na educação básica; - Estreitar as relações do IFCE - campus Horizonte com a comunidade externa;
Metodologia
O Ciclo de palestras ocorrerá de forma virtual adotando o google meet como ferramenta de execução e participaçãp. Serão 04 (quatro) palestras, com os seguintes temas: 1) O lugar do negro e do índio na História do Brasil. 2) Os movimentos de luta e resistência dos povos originários 3) Educação para as relações étinicos-raciais e as ações afirmativas. 4) A escola e a construção de uma educação antirracista Com duração de 02 (duas) horas; as palestras serão divididas em dois momentos: No primeiro momento o palestrante fará a sua apresentação; no segundo momento responderá as perguntas dos participantes. O horário será definido de acordo com a disponibilidade do palestrante.