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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Orientações sobre Governança e Gestão de TI para organizações do poder público Municipal em municípios do Centro Sul Cearense
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
05/11/2021
Previsão de Fim:
06/05/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raquel de Oliveira Santos Lira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Claudio Ferreira Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 30/10/2021 30/04/2022
Ingride da Costa Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 30/10/2021 30/04/2022
Ingrid Mariza Bezerra de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 30/10/2021 30/04/2022
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/10/2021 30/04/2022
Tatiane Betat Kohlrausch Fundação de desenvolvimento tecnológico do Cariri Integrante Sem vínculo Não 2 30/10/2021 30/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Desde o início da segunda década do Século XXI, o Tribunal de Contas de União (TCU) colocava a melhoria da Governança Pública nos municípios como um desafio para o Brasil para melhoria da gestão pública. Entende-se por governança pública como “um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para AVALIAR, DIRECIONAR E MONITORAR a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade” (BRASIL, p. 5, 2014). Em tempos de transformação digital, a governança passou a fazer parte do léxico de práticas de gestão de setores direcionados à atender demandas da tecnologia da informação. A Governança de Tecnologia da Informação (GOTI) é responsável por orientar que os processos ligados à TI se alinhem com a estratégia organizacional e, assim, permitam maior geração de valor para a instituição. Para que isso aconteça, questões como disponibilidade de serviços, a garantia de continuidade, aspectos ligados à segurança da informação, eficiência, qualidade e suporte, são fatores importantes a serem considerados pelos setores de TI de qualquer organização. A GOTI também foca em criar instrumentos de controle e de estabelecimento de conformidade com legislações específicas e regulamentações. Na atualidade, muitas empresas, principalmente no âmbito privado, fazem uso de modelos, chamados de frameworks, que auxiliam as organizações a buscarem melhores práticas de gestão para organização da TI. Dentre eles estão o COBIT, ITIL, a ISO, MR-MPS, Prince2 e o SCRUM.
Justificativa
Diante destes conceitos, e das necessidade do poder público municipal na sua instância executiva - as prefeituras, tem sido demandas, cada vez mais, a atenderem às populações na prestação de serviços que garantam maior transparência e respeito às leis, principalmente, no período recente da pandemia de Covid -19. Ações de melhoria em processos de gestão pública têm sido alvo de oportunidades importantes para capacitação. Agravado a situação de que o isolamento social imposto na pandemia, acelerou a digitalização de negócios tanto no âmbito privado quanto público. Neste último segmento, a adaptação de prestação de serviços de maneira remota, a necessidade de ampliação dos canais de comunicação com cidadão e contribuintes, além da reestruturação dos setores de tecnologia da informação e comunicação dos agentes municipais é um desafio para prefeituras com baixo orçamento e equipes pequenas. Os municípios em todo Brasil, se viram na iminência de manter dados sobre vacinação, índices de contágio, além de reestruturarem seus setores de tecnologia para adaptação ao trabalho remoto dos seus funcionários. Dentre outras questões, os setores de TI das prefeituras foram demandados ainda mais a prestarem serviços, gerenciarem processos e criarem mecanismos de controle que garantam o funcionamento das atividades das prefeituras. Muitos deles, sem Planos de Tecnologia da informação definidos, sem planos de risco, infra estruturas mapeadas e nem processos padronizados. O que acabou dificultando respostas mais céleres às demandas nos anos de 2020 e 2021. Apesar do tema GOTI já ter amplo espaço no âmbito do poder público com ações como o iGovTI, índice criado em 2010 pelo TCU e do Índice Conselho Federal de Administração de Governança Municipal (IGM-CFA) criado em 2016 com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, estas práticas ainda não são amplamente difundidas em municípios de médio e pequeno porte. As razões são as mais diversas, algumas relacionadas à precária estrutura de TI, o baixo número de profissionais especializados, além da permanência do entendimento de que a TI é um setor de assessoria dentro dos entes municipais. Muitas vezes, o conjunto de combinações desta situação dificulta o alinhamento estratégico das ações de gestão com o setor de TI.
Público Alvo
Público prioritário – Diretorias e Coordenações de Tecnologias da Informação da estrutura funcional das prefeituras do Centro Sul do Ceará com foco no Cedro e os municípios no seu entorno (Icó, Iguatu, várzea Alegre, Lavras da Mangabeira e Cariús); Público abrangente - Órgãos da Administração pública nas diferentes instâncias dos poderes legislativo e executivo (câmaras municipais, agências e fundações públicas, dentre outras)
Objetivo Geral
Neste sentido, o presente trabalho visa orientar sobre Governança e Gestão de TI para organizações do poder público Municipal no centro Sul do Ceará.
Objetivo Específico
E, para tanto, tem como objetivos específicos identificar a infraestrutura e estrutura organização das diretorias e coordenação ligadas às prefeituras da região; diagnosticar a situação da Governança e Gestão de TI destas diretorias e coordenadorias; e, posteriormente, capacitar os servidores e servidoras responsáveis considerando 3 eixos de maturidade (desenvolvimento inicial da GOTI, modelagem de processos e estruturação de documentos e, maturidade da GOTI). Pretende-se ao fim das ações poder realizar o acompanhamento e a implantação das boas práticas para os agentes públicos.
Metodologia
As ações estão descritas por etapas e serão feitas de maneira remota conforme orientações do edital. Para tanto, serão utilizadas as ferramentas da G suite do google como o google meet, produção de textos, apresentações, repositório de arquivos no Drive, além de frameworks de gerenciamento de projetos como wekan <https://wekan.github.io/> para acompanhamento das ações dos mentorados e atividades planejadas pela equipe. Cada etapa segue descrita abaixo: Levantamento da infraestrutura e estrutura organizacional das diretorias e coordenações ligadas às prefeituras do Centro Sul do Ceará nos municípios a serem atendidos. A atividade está dentro do Período 1 do edital, de amadurecimento e desenvolvimento da ideia. Inicialmente com o Workshop 1 –“Ideação: Gerando ideias” para que haja orientação sobre levantamento de dados e informações, realização das prospecções e, posteriormente, marcação de entrevistas junto aos gestores públicos municipais. Além de levantamento de dados documentais feito pela equipe nos sites institucionais onde serão mapeados documentos que apontem a existência de organograma, resoluções com funções da TI dentro do poder público municipal. A partir do levantamento das informações, será feita a Entrega 1, que consiste no amadurecimento e desenvolvimento da ideia em duas fases. A primeira sendo o esboço da proposta com dados levantados. E a segunda como parte da etapa a seguir. Criação de diagnóstico sobre a situação quanto às práticas que atendam aos eixos de Governança e Gestão de TI. Será feita a elaboração do documento a ser entregue a cada Coordenação e Diretoria atendida em formato eletrônico conforme indicado no edital como a Entrega 1. Como base para o diagnóstico, serão usados modelos abrangentes de GOTI como o COBIT e a ISO 38500. A proposta se concentra em montar um mapa considerando a compreensão da governança aplicada, dos instrumentos de gestão da TI e dos processos desenhados por cada diretoria/coordenação. Serão discutidas as propostas dos eixos prioritários a serem atendidos na GOTI dentro do prazo estipulado no projeto primeiro com os consultores externos e, posteriormente, apresentados aos servidores municipais a serem capacitados. Na sequência, inicia-se o período 2 de mentoria online com a viabilização da proposta. Programada a segunda oficina com a temática “A ideia na prática”. O produto desta fase é a primeira versão do Plano de Desenvolvimento de Capacitações. Para proposta, serão considerados os modelos que indicam o nível de maturidade em governança para TI como o ITIL e o MR-MPS da Softex. A seguir, as servidoras e servidores serão convidados a acompanhar as capacitações que mais se adequem às necessidades de suas prefeituras considerando os níveis de maturidade de GOTI identificados. Montagem e Capacitações em Módulos com temáticas prioritárias que atendam 3 eixos de GOTI a serem ministrada pelos mentorandos e parceiros da ação. A fase 3 de aplicabilidade, será realizada oficina sobre “Indicadores de sucesso” que vão orientar a implementação das capacitações e dar base para avaliação da aplicabilidade da proposta. As capacitações estarão concentradas em 3 módulos: Desenvolvimento da GOTI no setor – oficinas instrutivas sobre os principais conceitos de Governança associados à área de TI. Para tanto, serão usados Frameworks como COBIT e a ISO 38500; Modelagem de processos e Estruturação de Documentos – oficinas voltadas para mapeamento de processos e serviços de TI. Além das capacitações para criação de fluxos decisórios e planos de TI. Para as ações serão usados o ITIL e PRINCE2; Maturidade em GOTI – oficinas voltadas para alinhamento estratégico, geração de valor, gestão de desempenho e riscos. Para apoio operacional serão usados índices do ITIL e MR-MPS da Softex. Acompanhamento e implantação de boas práticas de GOTI considerando modelos mais adequados à cada realidade. Para esta ação, serão feitas reuniões virtuais com gestores para trabalhar os indicadores com ferramentas de gestão ágeis de projetos como SCRUM e o PRINCE adaptando a cada um das entidades atendidas. Sendo esta a última etapa prevista no edital, com concentração das mentorias online. O produto gerado desta etapa é “Apresentação sintetizada final da proposta com ajustes” – através da plataforma acreditar, da produção com vídeo síntese do projeto para banca avaliadora e seus encaminhamentos futuros.