Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mulheres do campus ao campo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
29/10/2021
Previsão de Fim:
28/02/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Seminário
Trabalho em grupo
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Yuri Lopes Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aldilene Chaves de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 29/10/2021 28/02/2022
Angela Maria Bento Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/10/2021 28/02/2022
Antonio Gilvan da Cruz de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/10/2021 28/02/2022
Valdenio Mendes Mascena IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 29/10/2021 28/02/2022
Yuri Lopes Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/10/2021 28/02/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Cáritas Diocesana de Crateús Sim Acordo de parceria
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No semiárido brasileiro é possível distinguir pessoas com condições socioeconômicas e culturais bastante distintas, o que influencia na conformação dos sistemas de produção. Nessa conjuntura estão as mulheres, que constroem sua identidade camponesa acionando diversas estratégias de convivência com o semiárido, bem como reivindicando terra para a implantação de sistemas produtivos e garantia dos direitos, o que contribui bastante para o fortalecimento da agricultura familiar. Dentre os espaços de trabalho das mulheres rurais do semiárido estão os quintais produtivos, que são espaços de vida voltados para atividades produtivas diversificadas, incluindo criação de pequenos animais como aves, suínos, caprinos e ovinos, bem como cultivo de hortaliças, frutíferas, plantas medicinais, dentre outros. Tratam-se, então, de sistemas agroecológicos que prezam pela diversificação da produção, garantindo a segurança alimentar e nutricional das famílias e favorecendo a comercialização do excedente em feiras e mercados locais. Desse modo, as diversas atividades protagonizadas pelas mulheres nesses espaços traz a convicção de que as mesmas são conhecedoras das técnicas que elevam os agroecossistemas a um patamar de soberania alimentar e construção social de mercados.
Justificativa
Discutir gênero em comunidades rurais é pensar as relações de poder, igualdade, transformação e tudo que dá sustentação aos estudos sobre ruralidades. Desse modo, o papel da mulher como sujeito de resistência e de luta deve ser valorizado, também, pela sua capacidade de trabalho. Deve-se ter a compreensão de que são as mulheres quem, muitas vezes, iniciam a transição agroecológica em comunidades rurais por estarem mais envolvidas com as propostas que tratam da saúde e da alimentação das famílias. Assim, elas conseguem potencializar os quintais produtivos, aproximando a produção da casa, o que facilita o trabalho do manejo diário. Desse modo, elas gerenciam e atuam ativamente na produção, tomando decisões no que diz respeito a como e quanto produzir. Todavia, há pouca disponibilidade de técnicos(as) com uma visão sistêmica da realidade das mulheres rurais, o que impossibilita o elaboração de projetos e assistência técnica voltada a esse público específico. Com isso, faz-se necessário a formação de profissionais das Ciências Agrárias que tenham esse olhar e sejam capazes de atuarem como agentes para a inserção das mulheres nas economias locais.
Público Alvo
Serão beneficiadas 50 agricultoras da Comunidade Inácio José localizada no município de Quiterianópolis-CE.
Objetivo Geral
Promover assistência técnica mediante oficinas à agricultoras familiares da Comunidade Inácio José - Quiterianópololis/CE.
Objetivo Específico
- Realizar capacitações, oficinas e dias de campo em quintais produtivos manejados pelas mulheres da comunidade; - Desenvolver estratégias de comercialização de produtos agropecuários produzidos nos quintais; - Desenvolver estratégias para controle dos custos de produção, bem como de aspectos inerentes a precificação; - Proporcionar um ambiente de estímulo às práticas agroecológicas; - Desenvolver materiais didáticos; - Dialogar com a sociedade civil, visando participar ativamente do debate público em nível local e reivindicar a elaboração de políticas públicas voltadas a esse público específico.
Metodologia
O referido projeto será realizado em parceria com a Cáritas Diocesana de Crateús, tendo em vista que a mesma apresenta efetiva atuação no âmbito da assistência aos agricultores familiares da região, desenvolvendo um trabalho reconhecido no que diz respeito a projetos de implantação de tecnologias sociais capazes de promover a convivência com o semiárido. Os critérios para a escolha da comunidade Inácio José foram: proximidade em relação ao perímetro urbano; fácil acesso; disponibilidade de transporte; presença de técnicos da Cáritas para dar suporte aos participantes; e interesse das famílias em colaborar com o projeto. Mediante diagnóstico feito previamente por técnicos da Cáritas e do IFCE - Crateús através do Projeto Agroifnordeste, será realizada a implantação de unidades de demonstração e espaços sociotécnicos, nos quais serão facilitadas oficinas e capacitações sobre criação de suínos e aves caipiras; manejo de ovinos e caprinos em quintais produtivos; cultivo de hortaliças, frutíferas e plantas medicinais; manejo de sistemas bioágua; produção de adubo orgânico e minhocas; análise dos custos de produção; e estratégias de comercialização.