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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Guia para elaboração de projetos voltados à acessibilidade de pessoas com deficiências físicas e/ou intelectuais.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
09/11/2021
Previsão de Fim:
15/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joselice Siebra Maceu
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Benedito Jefferson Linhares Brandao IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 09/11/2021 15/04/2022
José de Jesus Érick Melo Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 09/11/2021 15/04/2022
Joselice Siebra Maceu IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/10/2021 15/04/2022
Yago Maciel de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 09/11/2021 15/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 7.200,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Lei Brasileira de Inclusão (LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015) é um instrumento que visa garantir participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, da pessoa com deficiência (LBI,2015). Para isso, é fundamental a criação de espaços e recursos acessíveis que proporcione condições de utilização, com segurança e autonomia. Dessa forma, a criação de diferentes contextos e lugares que acolham todas as pessoas é necessário e urgente. Vale ressaltar ainda que, criar soluções para acessibilidade vai muito além de uma responsabilidade profissional. Cabe aos cidadãos, de uma forma geral, promover a acessibilidade e inclusão para a construção de uma sociedade justa e igualitária. A fim de auxiliar à criação de projetos voltados para pessoas com deficiência, esta proposta de projeto tem como finalidade a criação de uma cartilha digital, disponibilizada de forma online que contribuirá para alicerçar a concepção e a implantação de projetos (domésticos, acadêmicos e/ou científicos) que visam construir soluções destinadas a assegurar a inclusão, qualidade de vida e acessibilidade de pessoas com deficiência físicas e/ou intelectuais, em um único lugar, por meio de um compilado de orientações e dicas alinhados com a Legislação Federal e as Normas Técnicas de Acessibilidade. Estimulando, assim, a padronização de futuros projetos sobre a temática.
Justificativa
Como explanado por Nogueira (2011, p. 2) a tocante crescente de produções científicas sobre as temáticas de inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência física e/ou intelectual, vem se tornando um movimento que não pode ser ignorado; não sendo o único a aferir isso, tem-se também Rocha (2018, p. 12;14) que demonstra uma análise fidedigna sobre o crescimento de artigos sobre a temática, mostrando que durante 4 anos, de 2014 a 2017, somente na plataforma SciELO, mais do que setuplicou a quantidade de obras publicadas sobre o assunto. Ainda sob a análise de Rocha (2018, p. 32) foi conferido que mesmo entre obras do mesmo autor, suas abordagens tendem a ser diferentes, e muitas vezes sem clareza dos métodos científicos usados para a solução das problemáticas propostas. Justifica-se então, este trabalho com a afirmativa de Nogueira (2016, p. 3138), sobre a abordagem pseudo científica adotada por muitos autores do ramo por não terem uma base a qual se inspirar, “... é notável como cada projeto analisado tende a ciencializar a intuição de seus autores ao invés de buscar uma abordagem técnica...", e à necessidade de uma estruturada base metodológica que padronize e consolide um método científico de elaboração de projetos para tais intuitos; ainda sobre essa necessidade vale salientar a falta de embasamento que alicercem as produções do ramo, assim como a ausência de uma abordagem humanitária como pode-se ver bem descrita na conclusão da obra de Mello (2016, p. 3276) onde aponta a desumanização das pessoas ao qual os projetos de acessibilidade e os produtos gerados são destinados, e como a visão de seu público deveria ser refeita, visto as necessidades específicas das pessoas com deficiências as quais se direcionam as obras analisadas. Vale ressaltar, ainda que, este projeto integra perfeitamente o tripé ensino-pesquisa-extensão (BRASIL, 1989). No caso do ensino, os membros participantes são estudantes do Campus Sobral, dos cursos de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e Técnico em Eletrotécnica que já cursaram a disciplina de Projeto Social, dessa forma, vê-se uma excelente oportunidade para aplicação dos conceitos teóricos aprendidos na disciplina com a proposta aqui apresentada. A articulação com pesquisa está relacionada à inovação da proposta, à geração de um produto ao final do projeto e a publicização acadêmica dos resultados. No caso da extensão, a proposta promoverá à difusão das conquistas e benefícios científicos e tecnológicos resultantes deste projeto à comunidade. Cumprindo, assim, o que a Constituição Federal de 1988, artigo 207 descreve como “indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão” (BRASIL, 1988). A escolha de contemplar apenas duas deficiências (física e/ou intelectual) deve-se, em primeiro lugar, à experiência dos participantes em projetos de pesquisa voltados às pessoas com deficiência física. A coordenadora do projeto é pessoa com deficiência física, casada com um cadeirante, ex-coordenadora do NAPNE, Campus Sobral, assim como, integra instituições que tem como foco o desenvolvimento da pessoa com deficiência, tais como, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral (CMDPDS) e a Associação Sobralense de Paradesporto de Sobral (ASPA); além disso, os discentes envolvidos no projeto foram bolsistas de outros projetos ligados à construção e desenvolvimento de tecnologias assistivas para esse público. Em segundo lugar, o fator limitante do tempo, a necessidade de seguir o cronograma do projeto. Contudo, como trabalhos futuros, tem-se a pretensão de produzir o mesmo produto para contemplar outros tipos de deficiência.
Público Alvo
A presente proposta possui dois públicos alvos: a primeira, pessoas que precisam construir produtos e artefatos para pessoas com deficiência; e segundo, toda comunidade de pessoas com deficiências físicas e/ou intelectuais que de acordo com o Censo Demográfico Brasileiro (IBGE, 2010), Sobral possui cerca de 48.270 pessoas com alguma deficiência, ou seja, 26,64% da população, sendo 29,36% com deficiência físicos e, 6,15%, com deficiência intelectual. (CENSO, 2010), bem como comunidade interessada.
Objetivo Geral
Desenvolver uma cartilha digital para subsidiar a elaboração de projetos voltados à acessibilidade de pessoas com deficiência física e/ou intelectual.
Objetivo Específico
Realizar uma revisão bibliográfica para embasar a criação de produtos e serviços para o público em questão. • Elaborar um guia para a realização de projetos estruturados em leis, normas e métodos já existentes, com enfoque em uma abordagem humanitária. • Avaliar o impacto do produto gerado na comunidade. • Disponibilizar o produto final.
Metodologia
Na primeira fase da metodologia será realizada uma revisão bibliográfica, buscando projetos anteriormente publicados sobre as temáticas de inclusão social, qualidade de vida e acessibilidade de pessoas com deficiências físicas e/ou intelectuais, com o intuito de analisar a metodologia empregada nesses projetos. Para essa coleta serão feitas buscas nos seguintes bancos de dados e repositórios de instituições de ensino no país: IFCE, UFES, UFPE, UFSC, UFU, UNESP, UNICAMP, além do Google Scholar e SciELO. Na segunda fase será elaborado um guia para nortear à criação de projeto que tenham como objetivo à inclusão e a acessibilidade, alinhado com parâmetros técnicos, normas e legislações vigentes de referenciação e elaboração de projetos, pautado em uma abordagem humanitária. Na terceira fase, será disponibilizada, uma primeira versão de uma cartilha digital, produto do guia criado, na fase anterior. Esse material será disponibilizado em plataformas digitais online (Scribe, Slideshare) que possuam recursos para avaliar a interação e interesse da comunidade, tais como, questionários, contadores de visualizações, curtidas, comentários e número de downloads, a fim de que possamos analisar os resultados obtidos, nessa fase de avaliação. A quarta e última fase envolve a entrega final do produto criado, atualizado e corrigido. Este será liberado para ser utilizado por toda comunidade, nas mídias anteriormente citadas e outros acervos digitais permanentes, como a biblioteca do IFCE, Kindle, Pearson, dentre outras. Vale ressaltar ainda que, por ser um projeto que está vinculado ao Programa Institucional Acreditar serão feitas pequenas entrega em cada uma das fases, bem como, a realização de workshops que fomentará a ideia do projeto ao longo do período de sua realização. Espera-se com isso, atingir os objetivos deste projeto, auxiliando a comunidade na elaboração de projetos estruturados sob um modelo eficaz e de fácil compreensão, contribuindo com a inclusão e acessibilidade.