Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Tertúlia Dialógica
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
08/11/2021
Previsão de Fim:
12/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Oficina
Nome do Responsável:
Marlene de Alencar Dutra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia Gouveia de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 10/11/2021
Cícera Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/11/2021 10/11/2021
Emanuel Bruno Carioca Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 08/11/2021 10/11/2021
Gabrielle Martins Portela IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/11/2021 10/11/2021
Gerlaine Cristina Silva Franco IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/11/2021 10/11/2021
Joelma Nogueira dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 10/11/2021
Maria de Lourdes da Silva Neta IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 10/11/2021
Maria Izalete Inacio Vieira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 10/11/2021
Marlene de Alencar Dutra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 04/11/2021 10/11/2021
Raimundo Ferreira Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/11/2021 10/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A tertúlia é uma grande festa, reunião de amigos e conhecidos que através do sentimento de pertencimento e integração se encontram para trocar experiências, saberes e sabores da vida e da cozinha. Com este movimento de integração e troca reflexiva é que surge a proposta da I Tertúlia Dialógica para ampliar as discussões, debates e reflexões críticas que estão foram iniciadas na Disciplina Didática, Prática e Saberes Docentes no semestre de 2021.2
Justificativa
A Tertúlia Dialógica será o espaço de ampliação das discussões, debates e análises reflexivas que vem sendo desenvolvidas ao longo do processo de formação docente na especialização no Ensino das Ciências Humanas, bem como na especialização do Ensino nas Ciências da Natureza e Matemática. As propostas temáticas apresentadas têm seu nascedouro na pauta formativa construída coletivamente. Assim, repensar e ampliar as as perspectivas didático-metodológicas do processo ensino-aprendizagem envolve momentos de contextualização e significação da aprendizagem do adulto professor-pesquisado promovendo uma racionalidade da práxis pedagógica comprometida com a autonomia, autoria e alteração dos professores a partir das trocas de experiências e saberes. Destacamos aqui que o conceito de autoformação docente é trabalhado na dimensão pessoal de encontro reflexivo e problematizador das relações vivenciadas em nossa história de vida ou trajetória profissional, as quais possibilitam a mobilização de saberes e conhecimentos transformadores da práxis pedagógica. Nesta perspectiva de encontros e desencontros das múltiplas perspectivas da racionalidade da práxis pedagógica é que este processo autoformativo buscará a interação de professores e professoras potencializando seus saberes dialógicas em uma grande Tertúlia Dialógica Docente. A Tertúlia Dialógica será o espaço de ampliação das discussões, debates e análises reflexivas que vem sendo desenvolvidas ao longo do processo de formação docente na especialização no Ensino das Ciências Hmanas, bem como na especialização do Ensino nas Ciências da Natureza e Matemática. As propostas temáticas apresentadas têm seu nascedouro na pauta formativa construída coletivamente. Assim, repensar e ampliar as as perspectivas didático-metodológicas do processo ensino-aprendizagem envolve momentos de contextualização e significação da aprendizagem do adulto professor-pesquisado promovendo uma racionalidade da práxis pedagógica comprometida com a autonomia, autoria e alteração dos professores a partir das trocas de experiências e saberes. Destacamos aqui que o conceito de autoformação docente é trabalhado na dimensão pessoal de encontro reflexivo e problematizador das relações vivenciadas em nossa história de vida ou trajetória profissional, as quais possibilitam a mobilização de saberes e conhecimentos transformadores da práxis pedagógica. Nesta perspectiva de encontros e desencontros das múltiplas perspectivas da racionalidade da práxis pedagógica é que este processo autoformativo buscará a interação de professores e professoras potencializando seus saberes dialógicas em uma grande Tertúlia Dialógica Docente.
Público Alvo
Professores Interessados em compartilharem expperiências acerca das temáticas propostas
Objetivo Geral
Promover o encontro e troca de experiências docentes, a partir da Reflexividade Crítica e narrativas trazidas por professores mais experientes (convidados) acerca de temáticas de interesse comum.
Objetivo Específico
Compreender processos didático-metodológicos na prática pedagógica que favoreçam a inclusão de estudantes com necessidades especiais; Refletir sobre o uso de Mídias Digitais Interativas no contexto da sala de aula presencial e na educação on-line; Reconhecer a transdisciplinaridade enquanto fundante de um paradigma ecossistêmico na educação.
Metodologia
O Planejamento será realizado considerando a pauta formativa desenvolvida com os estudantes da pós-graduação citada e contemplará encontros presenciais on-line através do meet institucional. As temáticas de discussão para os três encontros previstos são: • Mediação na Educação Inclusiva • Metodologias Sustentadas e Disruptivas (ativas e ecossistêmicas) • Sequências Didáticas na Prática • Transdisciplinaridade Já as oficinas propostas visam a exploração dos recursos e ferramentas digitais que podem ser potencializadas pelos professores em sua prática cotidiana.