Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação, prevenção e engajamento social para a redução dos impactos da Covid-19 no Sertão Central Cearense
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Saúde Humana
Data de Início:
30/10/2021
Previsão de Fim:
12/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa de Mentoria Acreditar
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Emilio Tarlis Mendes Pontes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andreza de Lima Nobre IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 30/10/2021 12/04/2022
Emilio Tarlis Mendes Pontes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/10/2021 12/04/2022
Francisco Eliardo Nobre de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 30/10/2021 12/04/2022
Maria Daniely Barbosa Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 30/10/2021 12/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 4.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No cenário mundial pandêmico causado pelo Coronavírus (Sars-CoV-2) e sobretudo em sua manifestação massiva no Brasil, torna-se imperativa a procura por mais cooperação através de atividades que busquem mitigar seus efeitos. Diante disso, este projeto tem enfoca a execução de ações educativas diretivas e pontuais que visam promover o crescimento profissional dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), através do desenvolvimento de soluções que contribuirão na redução dos impactos sociais, econômicos e na saúde, em uma busca por formar interação entre alunos e comunidade externa, sobretudo tendo-se ciência que a pandemia foi maximizada pela variante Delta que está desestabilizando as tentativas de obtenção de imunidade coletiva. Para tanto, elaborou-se um plano estratégico de medidas que objetivam estimular ações pontuais de acordo com a realidade regional onde se insere o IFCE campus Quixadá e os municípios do entorno com práticas pedagógicas descritas no Plano de Ação em suas etapas, nos quais serão abordados os sujeitos individuais e coletivos que representam uma diversidade e pluralidade de pessoas nessa base territorial do sertão central cearense, região historicamente carente de serviços, infraestrutura e sistema educacional que implementassem uma capacidade crítica em relação à interpretação de temas e notícias de real valor na construção da cidadania. Tais ausências formativas levam a população dessa região a uma vulnerabilidade frente às novas tecnologias de comunicação e mídias eletrônicas, tornando as chamadas fake news em fator preponderante de desinformação, o que tem favorecido a expansão do Covid19. Desse modo, propõe-se uma inovativa forma de interação entre tecnologia, ciência humanas (geografia) e saúde (secretaria de saúde municipal de Quixadá) no formato de ações que serão desenvolvidas para minimizar a pandemia, explicando e esclarecendo esse público sobre o vírus, a doença, a prevenção e seu combate, buscando conscientizar da necessidade de adesão às vacinas já em andamento. Compreende-se que essas ações são exequíveis por serem de baixíssimo custo, largo alcance e possuírem amplitude interdisciplinar, uma vez que envolve diversas áreas do conhecimento. Ademais, a Geografia enquanto ciência atuante no território, revela-se como potencial elemento de seus estudantes para as ações aqui propostas. Pretende-se elaborar um mapa interativo de identificação do covid19 (casos, vacinados, avanços da imunização) na região a partir do resultado dessas ações, ou seja, a criação de um produto final servindo de registro histórico, com metodologia replicável em outra áreas, tornando-se um marco na atuação do IFCE na organização e transmissão de informações, gerando processos de cidadania, tão necessários agora e no pós-pandemia.
Justificativa
De acordo com o último anuário IFCE (BRASIL, 2020), sabe-se que o alunato de Geografia se compõe preponderantemente por jovens que são os usuários constantes das redes sociais, daí este plano de ação com as ferramentas de comunicação remotas. Realizar essa Mentoria Acreditar 2021 durante seis meses no Sertão Central Cearense, em busca de informar corretamente, ampliar a busca por vacinação e mitigar o efeito das fake news, justifica a proposta que ora se materializa, na busca por unir elementos de comunicação entre a Ciência Geográfica, o sistema de saúde municipal, os alunos do Curso de Licenciatura em Geografia do IFCE e as pessoas que estão envolvidas nesses âmbitos.
Público Alvo
A presente proposta do programa de Mentoria Acreditar 2021 visa atender uma pluralidade de sujeitos e atores sociais da região de planejamento Sertão Central Cearense tendo como colaboradores e vetores de propagação os alunos do curso de Licenciatura em Geografia do IFCE e profissionais da saúde do município de Quixadá que serão impulsionados por esse projeto a aderir às ações propostas. Desse modo, em primeira instância aqueles que possuem acesso à internet e alguma tecnologia móvel de comunicação celular, respeitando o momento pandêmico ao qual propõe evitar aglomerações e manter o distanciamento social. O recurso remoto utilizado será a internet e nela as redes sociais como principal veículo de comunicação, o que direciona a uma segunda instância: a interlocução direta entre aqueles que habitam uma mesma casa ou compartilham mesmo ambiente de trabalho. Por fim, pretende-se utilizar espaços nas rádios cujo potencial de penetração na população da região é significativo para divulgação massiva das ações.
Objetivo Geral
Aplicação de um plano de ações de comunicação em educação e saúde através das redes sociais e rádios voltadas ao combate da pandemia do Covid-19 particularmente no Sertão Central Cearense, desmistificando fake news e disseminar informações pontuais via internet para alertar sobre as formas corretas de prevenção, proteção ao contágio do vírus e promoção da campanha de vacinação.
Objetivo Específico
• Gerar grupos focais em redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram com conteúdo dividido por categorias de público alvo, desenvolvidos pelos mentorados em Geografia em parceira com os profissionais da secretaria de saúde de Quixadá tanto para divulgar informações corretas e combater fake News e promover adesão às vacinas. • Desenvolver linguagens apropriadas para cada público alvo pretendido nas ações de comunicação de combate ao Covid19. • Produzir spots para rádio e divulga-los na região do Sertão Central Cearense, com informações embasadas sobre atuação das Secretarias de Saúde sobre a Covid19. • Reforçar a relevância do IFCE como instituição de transformação da região através das ações do Programa Mentoria Acreditar. • Possibilitar o desenvolvimento de atividades remotas relacionadas a prevenção do Covid19 junto aos alunos de Geografia e seus familiares, promovendo a interdisciplinaridade; • Produção de uma Sala de Situação: banco de dados e mapeamento das ações e seus impactos através das ações da Mentoria, aberta para consulta pública • Colaborar, com as ações afirmativas, com as propostas de convívio e reabertura escalonada das atividades econômicas, sociais, educacionais e culturais feitas pelos entes governamentais visando a o momento atual e pós-pandêmico.
Metodologia
A metodologia é composta por etapas concatenadas descritas a seguir. O princípio básico é a divulgação de conteúdos que levem informação segura sobre os procedimentos para diminuição da transmissão do Covid19 e incentivo à vacinação e um eixo voltado para desmascarar fake news, constantemente presentes nessas redes sociais. Recentes publicações científicas reforçam o poder da informação no combate à pandemia: o cenário de crise parece compatível com a expansão das redes sociais, cada dia mais presentes na manutenção da sociabilidade em condições excepcionais de isolamento social. Desse modo “o monitoramento do vírus possibilitado por diversas instituições, tem ajudado as pessoas estarem informadas sobre o contexto do mundo, bem como o acesso a informações que permitam proteger da transmissão e infecção do novo coronavírus” (POCHMANN, 2020, p. 45). Para tanto, escolheu-se dois grupos que serão os vetores de replicação desses conteúdos: os alunos de Licenciatura em Geografia do IFCE que aceitarem ser transmissores e os profissionais da secretaria de saúde de Quixadá. Todas as ações serão feitas remotamente, conforme prediz o momento pandêmico. A partir da rede de contatos já existentes entre os mentorados e seus colegas estudantes de Geografia, será iniciado um procedimento de mobilização pessoal, para captar quantos mais estudantes interessados em serem replicados de informações corretas e desmistificadores de notícias falsas. É consenso que o momento pandêmico tem trazido mazelas de vários matizes, portanto, acredita-se que essa rede em busca de minimizar esses efeitos será abraçada pelos demais alunos, pois vivenciam no cotidiano parentes e amigos que já contraíram a doença ou que estão em situação financeira problemática afetada pelo contexto global. De forma que o início do projeto será um verdadeiro tête-à-tête para agregar mais sujeitos nessa campanha. E uma vez aderidos, o segundo passo é estarem comprometidos em atuar como cidadãos nessa transformação que virá a ser o espaço vivido pós-pandêmico. Para uma correta disseminação de informações e combate à desinformação sobre o covid19 será usada a base de conteúdo disposta no site da Organização Mundial de Saúde (OMS), no seu setor “Mythbusters: caçadores de Mitos ” e também do site do Ministério da Saúde do Brasil, na área intitulada “Coronavirus COVID-19” . Considerando ser a fonte primária e mais robusta sobre a pandemia, essa página norteará os conteúdos a serem divulgados semanalmente nas redes sociais citadas. Nela, há dezenas orientações, perguntas e respostas sobre os mais básicos procedimentos que devem ser adotados e reiterados, uma vez que a repetição traz ênfase nos resultados esperados. A mesma página da OMS tem um link onde se pode reportar quais mensagens falsas estão em circulação.