Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Programação Virtual do III COPENE NORDESTE
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
03/11/2021
Previsão de Fim:
05/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Atividades Realizadas:
Apresentação
Espetáculo
Nome do Responsável:
Raimundo Aterlane Pereira Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
DRIELLY HOLANDA UFCA - Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Sim 1 03/11/2021 05/11/2021
JOANICE SANTOS CONCEIÇÃO UNILAB Integrante Sem vínculo Não 1 03/11/2021 05/11/2021
MESTRA MARIA DE TIÊ QUILOMBO DE PORTEIRAS Integrante Sem vínculo Sim 1 03/11/2021 05/11/2021
PRATICIA ADJOKÉ AFOXÉ ACABACA Integrante Sem vínculo Sim 1 03/11/2021 05/11/2021
Raimundo Aterlane Pereira Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 02/11/2021 04/11/2021
Reginaldo Ferreira Domingos UFCA - Universidade Federal do Cariri Integrante Sem vínculo Não 1 03/11/2021 05/11/2021
VERA NEVES GRUNEC Integrante Sem vínculo Sim 1 03/11/2021 05/11/2021
VERÔNICA NEVES GRUNEC Integrante Sem vínculo Sim 1 03/11/2021 05/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UNILAB Sim Acordo de cooperação
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 3.000,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este evento é parte integrante da programação do 3º COPENE NORDESTE realizado em parceria com a ABPN Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros, da UNILAB -Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Trata-se exclusivamente da Programação Cultural Virtual que apresentará atividades artística na linguagem musical, literatura, dança e cultura tradicional popular. Artistas negros comporão esta programação a convite da coordenação do Congresso, sob a curadoria do Prof. Reginaldo Domingos (UFCA) e Prof. Aterlane Martins (IFCE). As atividades artísticas aconteceram nos três turnos, durante os três dias de realização do evento, totalmente de forma virtual.
Justificativa
A população negra brasileira traz desde o seu princípio uma história de luta em prol de sua existência e pela manutenção cultural de diferentes povos oriundos de diversas partes do continente africano. Várias iniciativas foram empreendidas no sentido de organizar africanos e brasileiros que se abundavam, durante e após a escravidão. Irmandades, maracatus, congados, candomblés foram uma das primeiras. Todavia, no século XIX destaca a Frente Negra Brasileira, assim como diversos Movimentos Sociais. Ainda que com os avanços, o Brasil carecia de um espaço que congregasse, de forma aprofundada e diversa as questões relativas à população negra, na medida em que os negros e negras têm sido historicamente sub-representados nestes espaços. Assim, em 1999 é fundada a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), cujo objetivo é articular pesquisadores e pesquisadoras científicos e não acadêmicos, em nível nacional e regional com intuito de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, com vistas nas temáticas relativas às relações raciais. Cumpre ressaltar que a ABPN é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, assistencial, cultural, científica e independente, com temática de interesse da população negra do Brasil. Sobre mais detalhe sobre APBN, consulte https://www.abpn.org.br. A partir das necessidades de pensar às questões relativas à população negra e com base das diretrizes da ABPN amplia suas ações e instituição os congressos regionais. Em 2017 ocorreu na UFMA o I Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste – I COPENE – NORDESTE) sob o título Presença Negra no Nordeste para Além dos Tambores: Saberes Culturais e Produção de Conhecimento com o objetivo foi propiciar a produção e a socialização do conhecimento de perspectiva interdisciplinar acerca dos saberes tradicionais e da produção de conhecimento. Já em 2019 ocorreu na UFPB, na Paraíba o II, sob o tema Epistemologias Negras e Lutas Antirracistas, cujo objetivo visou debater os estudos das temáticas relações étnico-raciais. Vale ressaltar que a Conferência de Durban, na África do Sul, em 2001, foi o marco nos ganhos na esfera jurídica para a população negra, que, dessa forma, impõe a inclusão de iniciativas concretas na política educacional e nas práticas escolares. Como resultado dessa nova atitude e postura política diante da questão racial, é aprovada a Lei nº 10.639/03, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e em 25 de abril de 2012, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu a política de cotas como um direito constitucional nas universidades – uma grande vitória da população negra. Com vistas na continuidade nas discussões em torno das populações negras, o III Copene Nordeste, a ser realizado no período de 27 a 29 de outubro de 2021, de forma virtual, na UNILAB, campus Ceará e pelo IFCE-Fortaleza, tem como tema Agenda 2040: desafios e avanços para políticas públicas e de ações afirmativas no Nordeste na sequência de Durban.
Público Alvo
Participantes do 3º COPENE NORDESTE, oriundos de todo Brasil.
Objetivo Geral
Realizar programação Cultural do 3º COPENE NORDESTE, compondo a programação do Congresso.
Objetivo Específico
Oferecer atividades culturais aos participantes do 3º COPENE NORDESTE; Fomentar a cultura a partir do convite à participação de artistas negras/os;
Metodologia
A programação cultural do evento é fruto de parceria curatorial entre os prof. Reginaldo Domingos (UFCA) e Aterlane Martins do (IFCE) a partir de convite a artistas locais (Cariri e Fortaleza) para comporem a grade de atividades durante os três dias de realização do Congresso. Os artistas convidados se apresentarão de modo virtual, a partir de suas próprias localidades, tendo a transmissão realizada via canal do youtube do Congresso. As programações são abertas a todos os participantes do evento.