Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA E DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA PRODUTORES DE OVINOS E CAPRINOS DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
11/11/2021
Previsão de Fim:
30/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jakilane Jacque Leal de Menezes Paulino
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
George Montalvane Silva Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 11/11/2021 31/08/2022
Jakilane Jacque Leal de Menezes Paulino IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 4 04/11/2021 30/11/2022
Jose Lucio Nascimento Nunes Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 11/11/2021 31/08/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Sindicato dos Produtores Rurais de Itapipoca Sim Acordo de cooperação
IFPI Sim Convênio para pesquisa, desenvolvimento e inovação
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal do Ceará campus Umirim, enquanto instituição de ensino profissional e tecnológica atuante no ensino, na pesquisa e na extensão, deve estar em consonância com os problemas vivenciados pela sociedade na qual está inserida e oferecer alternativas viáveis e efetivas para solucioná-las. Ao mesmo tempo, também deve estar atenta às necessidades do mercado de trabalho, a fim de capacitar profissionais para que tenham condições de se adequar às rápidas transformações que ocorrem num mundo de economia globalizada. Seguindo esse contexto e observando as características agrícolas predominantes no território do Vale do Curu e Aracatiaçu – microrregião composta pelos municípios: Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama –, pode-se identificar a grande necessidade de prestação de assistência técnica ao produtor rural, fato este que requer profissionais cada vez mais qualificados, conscientes de suas responsabilidades sociais e da necessidade de buscar, constantemente, a melhoria da qualidade de seus serviços.
Justificativa
A carência de recursos humanos especializados em determinadas regiões do país tem sido um dos grandes problemas enfrentados por produtores rurais, inviabilizando em diversas localidades a concretização de ações efetivas dentro e fora dessas propriedades que realizam atividades agropecuárias. Tendo ciência das dificuldades enfrentadas, principalmente pelo pequeno produtor, a atuação de um residente técnico em agropecuária preparado para agir com a diversidade, buscando a assistência integral e excelência na qualidade do atendimento, será de grande importância para a melhoria no processo de produção e comercialização dentro da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura. O município de Itapipoca é tradicionalmente conhecido como “o município dos três climas”, em virtude de sua peculiar divisão territorial em três grandes macrorregiões, com características geográficas próprias de litoral, serra e sertão. Banhado pelos rios Aracatiaçu, Cruxati e Mundaú, o município de Itapipoca tem uma área territorial de 1.572 km² e localiza-se na Mesorregião do Norte cearense. Com uma média de 129.358 habitantes e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal de 0,640 , segundo o IBGE (2019), tem como uma das bases da economia a agropecuária familiar. É um município carente em tecnologias agropecuárias e mão de obra qualificada. A implementação das ações de transferência de tecnologias aqui proposta será, preferencialmente, apoiada na organização de unidades demonstrativas (UDs), constituindo-se cada uma delas em um espaço de referência em intervenção tecnológica. As UDs serão tomadas como espaços representativos de sistemas de exploração agropecuária, manejados por produtores de uma comunidade e assistidos pelos residentes do Programa Residência Profissional Agrícola, podendo incorporar integral ou parcialmente sistemas de criação inovadores. Cada unidade demonstrativa será como uma “VITRINE TECNOLOGICA”, compreendida pelo conjunto de tecnologias possíveis de serem apropriadas pelos produtores de ovinos e caprinos associados ao sindicato rural de Itapipoca. As UDs servirão não apenas para avaliação de inovações tecnológicas, gerenciais e fonte de grande aprendizado para os residentes, mas também como base física de apoio à execução das ações subsequentes de difusão massiva de seus resultados para os produtores ligados ao sindicato, com treinamento em serviço, dias de campo, visitas e excursões técnicas, entre outras atividades. As ações de transferência serão distribuídas nas propriedades ligadas ao sindicato rural de Itapipoca e serão organizadas e executadas, em cada um desses espaços, pelos residentes do programa.
Público Alvo
Produtores Rurais ligados ao Sindicato Rural de Itapipoca e técnicos em agropecuária
Objetivo Geral
Capacitar profissionais recém-egressos dos cursos de técnico em agropecuária, desenvolvendo perfil altamente qualificado no exercício de sua profissão, permeado por atitudes reflexivas, criticas, humanitárias e éticas com responsabilidade e competência para atuar nos mais diferentes cenários da produção pecuária. Também implantar tecnologias agropecuárias voltadas para o fortalecimento das unidades de produção rural de base familiar do município de Itapipoca.
Objetivo Específico
• Planejar, gerir e executar atividades de assistência técnica dentro das especificidades profissionais do residente; • Aplicar raciocínio crítico reflexivo na resolução de problemas dentro do ambiente de prática do residente; • Atuar dentro de um contexto interdisciplinar para o atendimento das necessidades específicas do produtor rural diante de uma grande diversidade socioeconômica; • Desenvolver no residente habilidades atitudinais para o trabalho em equipe; • Dar suporte técnico aos produtores vinculados ao sindicato rural de Itapipoca, visando melhorar os processos tecnológicos e a produção pecuária da região; • Validar e promover a difusão e a transferência de tecnologias nas produções pecuárias de ovinos e caprinos; • Identificar demandas tecnológicas atuais e potenciais do setor produtivo pecuário de base familiar, retroalimentando o processo de geração e transferência de tecnologia, contemplando a diversidade geográfica, econômica e social da região; • Favorecer a inserção do profissional técnico em agropecuária recém formado no mercado de trabalho.
Metodologia
O projeto de residência profissional agrícola será executado no município de Itapipoca, onde 5 profissionais residentes formados no curso técnico em agropecuária serão inseridos em propriedades rurais ligadas ao Sindicato Rural de Itapipoca (Unidade Residente), onde receberão treinamento prático, vivenciando a realidade de cada propriedade. Os residentes serão distribuídos em 3 unidades residentes, as quais serão aqui chamadas de Unidades Demonstrativas (UDs), pertencentes aos produtores associados ao sindicato rural de Itapipoca. Essas propriedades serão escolhidas em função do seu nível de organização e tecnificação, dando oportunidade aos profissionais residentes de acompanhar e tomar decisões em relação ao plantio e manejos das pastagens, manejo alimentar, sanitário, reprodutivo e produtivos dos animais em cada propriedade. Concomitantemente, será feita a difusão dessas tecnologias para os outros produtores associados ao Sindicato Rural de Itapipoca, o qual possui atualmente 50 produtores de ovinos e caprinos. A utilização de estratégias das unidades-demonstrativas para validar e difundir os sistemas produtivos demanda os seguintes passos ou etapas metodológicas para cada espaço: • Validação das unidades-demonstrativas; • Definição da área ou espaço de intervenção onde os residentes atuarão; • Sensibilização/mobilização dos produtores locais e articulações institucionais com outros atores locais, como por exemplo, a EMATERCE; • Diagnósticos rápidos e participativos da área selecionada para implantação das unidades-demonstrativas; • Capacitação dos produtores nos sistemas produtivos identificados como de maior potencial para a área; • Implantação, operacionalização (monitoramento e ajustes) e avaliação das unidades-demonstrativas onde os residentes acompanharão os processos de produção e manejo. As capacitações se basearão nos seguintes instrumentos/estratégias metodológicas: • Treinamentos de curta duração ministrado pelos residentes • Dias-de-campo • Palestras ministradas pelos residentes e visitas técnicas de produtores às UDs • Disponibilização de material didático (manuais, cartilhas, etc.) • Disponibilização informatizada da informação (inclusão digital) Os técnicos residentes estarão envolvidos em todas as atividades de difusão das tecnologias, dando oportunidade aos mesmos de planejar, gerir e executar as ações, bem como o estreitamento dos laços com os produtores rurais de ovinos e caprinos, possibilitando e facilitando futuras contratações desse profissionais residentes.