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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ajustando a lupa na escrita da redação do ENEM 2021: Competência III
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
05/11/2021
Previsão de Fim:
05/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Francisco Holanda Soares Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
ALESS JORDAN LINHARES CAETANO Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
AMANDA DE LIMA AURELIANO Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
ANTONIO LUCAS GOMES RODRIGUES Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
BEATRIZ DE PAULA SILVA Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
BIATRIZ DE MOURA TAVARES Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
BRUNO NAZAR DE ABREU SALES Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
BRUNO PEREIRA MARTINS Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
Francisco Holanda Soares Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 05/11/2021 05/11/2021
KAILANE DA SILVA BRITO Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
KARYNE LIMA CORREA Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
KESSIA THAIS ALENCAR DE FREITAS Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
LIDIANE PEREIRA RODRIGUES Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
MARIA DO SOCORRO MOURA RODRIGUES Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
Meire Celedonio da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/11/2021 05/11/2021
NABUCODONOSOR CARNEIRO DE QUEIROZ Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
RAQUEL NUNES CAVALCANTI Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
RAQUEL PROCÓPIO DE SOUSA Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
VITOR BARBOSA DO NASCIMENTO Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/11/2021 05/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Práticas de leitura e escrita para a Redação do ENEM é um curso que se volta para a área de Ensino, pois visa atingir os estudantes, regularmente matriculados, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Limoeiro do Norte e de escolas públicas de nível médio da cidade de Limoeiro e regiões circunvizinhas, para se preparem para a Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2021, tendo como principal justificativa, as peculiaridades inerentes ao principal sistema de avaliação de discentes no que tange ao ingresso no Ensino Superior. Dessa maneira, devido à complexidade e, também, especificidade desse exame, faz-se necessário estabelecer um trabalho sistemático, considerando o gênero de texto e a tipologia - dissertativo-argumentativo. Dito isso, além de ser uma proposta que se volta para a área de Ensino, por suas características, ao mesmo tempo, expande e configura-se como um Projeto de Extensão, ligado ao Ensino, ao propiciar que membros externos, a partir da participação da comunidade, também possam participar. Este curso será realizado em parceria com o Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) com os alunos da disciplina de estágio de regência de Língua portuguesa. Serão disponibilizadas 50 vagas, ao total, com dois encontros durante a semana, com duração de total de quatro horas, para apresentação teórica de aspectos relacionados às competências da redação do ENEM. Além disso, os participantes serão acompanhados de maneira individual pelos estagiários com intuito de melhorar as produções de textos. Adotaremos uma perspectiva transdisciplinar que convoca as várias áreas do conhecimento para integrar as aulas a serem ministradas, utilizando diferentes recursos para ampliar o repertório sociocultural e linguístico dos estudantes como vídeos de curta metragem, filmes, músicas, livros entre outros. A partir do desenvolvimento desse projeto, esperamos contribuir para a ampliação dos saberes dos estudantes para escrever em uma prática situada de escrita – a redação do ENEM. Neste módulo será trabalhado a Competência III.
Justificativa
Em 2009, o ENEM sofre uma grande reestruturação de suas matrizes de referência e passa a funcionar como um vestibular unificado via Sistema de Seleção Unificada (SISU). Com isso, atinge a marca de 4,1 milhões de inscritos em todo o Brasil, abrangendo aqueles que fazem a prova como forma de avaliação do desempenho escolar, de preparação para as provas dos anos seguintes, ou como forma de ingresso no ensino superior – estes em maior número. Nos anos seguintes, o número voltaria a aumentar. Em 2011, com a possibilidade de utilização das notas do ENEM para a certificação do Ensino Médio e ingresso nas faculdades a partir do programa de Financiamento Estudantil (Fies), o número de inscritos chega a 6,2 milhões de inscritos. E em 2013, atinge 7,5 milhões, com a adoção de grandes universidades públicas e a facilitação das bolsas do Programa Ciência Sem Fronteiras para aqueles com bom desempenho na prova. No entanto, embora o número de inscritos tenha sido alto, os índices de participação e desempenho não são excelentes. Quanto às abstenções, houve altos índices em todas as edições, a exemplo dos 25% de faltantes em 2011 e dos 29% em 2013. Na última edição, em 2018, dos 5,1 milhões de inscritos, 23% não compareceram ao local de prova. Já em relação ao desempenho dos que efetivamente fizeram o exame, segundo dados do INEP, as médias de cada área foram as que se seguem. Redação: 592,9; Matemática e suas Tecnologias: 523,1; Ciências Humanas e suas Tecnologias: 508,0; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 520,9; Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 477,8. Observa-se nas médias de cada prova que os índices ficam aquém, ou pouco ultrapassam a metade da pontuação possível, o que pode demonstrar certa deficiência na formação básica do estudante brasileiro. Como se tem constatado na Prova Brasil, avaliação que mede as competências dos alunos do ensino fundamental e médio em Português e Matemática, a média nacional dos estudantes não tem atingido o mínimo previsto, a exemplo de 2017, quando registrou 4,4 nos últimos anos do ensino fundamental. Essa realidade se reproduz em âmbito local. A observação desse quadro pessimista, nos permite perceber o porquê de um desempenho ainda precário dos estudantes, no Exame Nacional do Ensino Médio e, em específico na prova de redação, ao longo dos anos. Na edição de 2018, apenas 53 participantes atingiram a nota 1000, enquanto 143.736 zeraram essa prova. Destes, 56.945 entregaram a redação em branco, 40.624 fugiram ao tema e 23.265 fizeram cópia dos textos motivadores. O não atingimento de uma média satisfatória relativa às competências em Língua Portuguesa no ensino fundamental reflete em um desempenho aquém do necessário na prova de redação, com números que podem demonstrar completa falta de familiaridade de boa parte dos candidatos com o tipo de produção escrita trabalhado na prova. Sabe-se que toda a prova do ENEM, incluindo-se a redação, está orientada por uma complexa matriz de referência para a avaliação das competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino básico. Para situar tais competências, pode-se citar o primeiro e o segundo objetivos previstos para a etapa do ensino fundamental na área de Linguagens: (EFF1LI01) Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas), identificando possibilidades de utilização dessas linguagens na vida pessoal e coletiva. (EFF1LI02) Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para construir conhecimentos. (BRASIL, 2016, p. 184-185). Formar um estudante crítico, reflexivo, proficiente em sua própria língua e nas mais diversas linguagens, capaz de reconhecer e integrar um determinado capital sociocultural e de tornar-se agente de transformação de sua realidade nas diversas instâncias da interação social, por meio das práticas da escrita e da oralidade. A BNCC estabelece metas, pode-se dizer, ambiciosas em relação à realidade material das escolas de nosso país, a qual funciona como entrave para sua efetivação. A despeito dos esforços e planos, o estudante tem chegado ao fim dessa etapa da vida escolar e realizado o exame nacional sem que tenha atingido os objetivos previstos para ele. É com certa deficiência, portanto, que os participantes do ENEM têm respondido ao que se espera de cada uma das competências da sua prova de redação, orientadas pela BNCC. Nesse minicurso será estudado a Competência III, onde será abordado a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista como propõe a matriz de referência da redação do ENEM.
Público Alvo
Alunos do ensino médio de escolas públicas que estão cursando o 3° ano
Objetivo Geral
o objetivo desse módulo é ajudar os estudantes na construção de um caminho a ser percorrido e na mobilização de recursos para uma argumentação sólida.
Objetivo Específico
- Almeja-se que os estudantes consigam selecionar os argumentos mais adequados, relacioná-los, organizá-los de forma clara e estratégica. - interpretar os textos, desenvolvendo-os para uma efetiva defesa do ponto de vista. - Contribuir para que o aluno consiga fazer a defesa de um ponto de vista sobre o tema a partir da seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos e opiniões. - Focalizar como a defesa do ponto de vista é feita por meio do projeto de texto e do desenvolvimento dos argumentos.
Metodologia
As atividades deste curso serão realizadas sob o formato de minicurso, em razão de a produção textual exigir planejamento e prática por parte dos participantes, conforme orientam os estudos sobre o ensino de Língua Portuguesa (LP). As oficinas serão organizadas em consonância com as recomendações do ENEM. Essas oficinas serão desenvolvidas em duas fases: i) Realização de exposição teórica sobre as competências do ENEM . II) Intervenção dos estagiários de Língua Portuguesa sobre as competências (serão apresentadas e trabalhadas gradualmente), focalizando as dimensões sociais e linguísticas do gênero de texto redação ENEM. Finalizado esse percurso, os professores comentarão a produção de textos dos estudantes por meio de interação didática a fim de ajudá-los a reescrever esses textos.