Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ECOMAPSS: USO DA TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTO DOS RECURSOS NATURAIS DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Inovação Tecnológica
Data de Início:
15/11/2021
Previsão de Fim:
15/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
8000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jijoca de Jericoacoara
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Brisa do Svadeshi Cabral de Melo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
ALEXANDRE DAVI DANTAS ICMBIO Integrante Sem vínculo Não 4 15/11/2021 15/12/2023
Alissa Cendi Vale de Carvalho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 21/03/2023 15/12/2023
Antonio Geovany Correia Brasil IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 21/03/2023 15/12/2023
Brisa do Svadeshi Cabral de Melo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/11/2021 15/12/2023
Edmo Montes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/11/2021 15/12/2023
Francisco Gauberto Barros dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/11/2021 15/12/2023
Izabela Cristiane de Lima Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/11/2021 15/12/2023
Jessica Francisca da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 15/11/2021 15/12/2023
Joao Alberto Brito de Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/11/2021 15/12/2023
KELLY FERREIRA COTTENS ICMBIO Integrante Sem vínculo Não 3 15/11/2021 15/12/2023
REGINA KATIA SARAIVA CARNEIRO ICMBIO Integrante Sem vínculo Não 3 15/11/2021 15/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Parque Nacional de Jericoacoara compreende uma área de 8.416,00 hectares e possui um perímetro de 49.929,4 metros. É atualmente administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e tem por objetivo proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais, possibilitando a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. O conhecimento do ecossistema de uma determinada região tem papel fundamental na definição de estratégias de conservação da biodiversidade. Através do conhecimento de seu ecossistema, podem-se adquirir informações que sejam relevantes para preservação ambiental. Visto que contribui com dados técnicos para identificar os recursos naturais e contextos históricos de uma determinada região. Neste sentido, existe uma necessidade de compartilhar informações para a população de forma simples, interativa, acessível e adicionando valor educativo sobre a biodiversidade dessas áreas de proteção ambiental. Nesse contexto, o Ecomapss, destaca-se como um projeto que utiliza tecnologia móvel e apresenta informações referentes a história, flora e fauna das unidades de conservação e torna-se uma ferramenta que pode auxiliar na construção do processo de educação ambiental no Parque Nacional de Jericoacoara.
Justificativa
A necessidade histórica de interação com o meio, tendo como instrumento de auxílio a educação ambiental. demanda a disponibilização de ferramentas contemporâneas. Nesse sentido, o uso do aplicativo contempla a Lei 9795/9 nos seus artigos: Art 20“A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.” e Art 30 “Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental…” Podendo também, o aplicativo, cumprir seu papal educativo diretamente ao ser utilizado para auxiliar professores em disciplinas relacionadas à biologia e/ou áreas afins em aulas de campo.
Público Alvo
População em geral. Visitantes do Parque Nacional de Jericoacoara. Bem como visitantes e turistas das unidades de conservação
Objetivo Geral
Disponibilizar a toda comunidade, conhecimento sobre o Parque Nacional de Jericoacoara de forma interativa, por meio de um aplicativo móvel, gratuito, atrativo e de fácil manuseio.
Objetivo Específico
- Promover educação ambiental com conhecimento sobre a biodiversidade e pontos históricos de áreas protegidas, incentivando e dando suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão; - Implantar e expandir, a partir de demanda e convite já manifestado pelo campus Camocim, o aplicativo Ecomapss; - Realizar Levantamento de informações sobre o ecossistema do Parque Nacional de Jericoacoara para formação de um vasto banco de dados para ser inserido no aplicativo Ecomapss; - Disponibilizar informações botânicas, morfológicas, taxonômicas, usos, habitat, utilidades das diferentes espécies de plantas existentes na área de interesse; Georreferenciar e registrar através de fotografias as espécies identificadas para disponibilização no aplicativo Ecomapss; - Disponibilizar informações sobre pontos turísticos e históricos do Parque Nacional de Jericoacoara. Bem como, informações importantes para proteção do parque; - Implantar placas com código QR do Ecomapss nas trilhas e em pontos turísticos do Parque Nacional de Jericoacoara. - Fortalecer as ações de pesquisa e extensão entre os campi Crato e Camocim mediante execução deste projeto.
Metodologia
Inicialmente, é necessário uma reunião com gestores e responsáveis pelas Unidades de Conservação para apresentação técnica do projeto e planejamento e cronograma das atividades de campo (Intermediado pelo campus Camocim). Antes da atuação prática, faz-se necessário um embasamento teórico por parte dos pesquisadores relacionado tanto à temática (levantamento florístico, bioma/domínio, espécies nativas e pontos históricos e de interesse), quanto aos procedimentos caracterizados nesta proposta de pesquisa. Assim, os envolvidos terão um suporte de literatura capaz de fornecer informações substanciais na atuação em campo. Um segundo procedimento antes de iniciar a pesquisa de campo, será o cadastramento do orientador e bolsistas no Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – SISBIO (IN 154/2007), junto ao IBAMA; a fim de se precaver diante da necessidade de coletar material biológico para fins didáticos e de pesquisa, respeitando a legislação vigente (responsabilidade do campus Crato). Após as etapas anteriores é realizada expedição à área a ser contemplada no projeto para familiarização e determinação das parcelas, unidades experimentais ou trilhas. Serão realizadas caminhadas buscando-se percorrer o máximo da área e realizar a marcação das espécies e pontos históricos que serão amostradas, cujo número de indivíduos/pontos dependerá do grau de geodiversidade (atividades pertientes aos campi Crato e Camocim). O material será identificado pela equipe de professores e bolsistas com ajuda de especialista, gestor da área, biólogo ou mateiro, nos níveis de: família, gênero e espécie com auxílio de chaves analíticas, literatura específica por família, consulta à coleção de Herbários, e consultas por meio da rede mundial de computadores às coleções informatizadas dos herbários do Museu Botânico de Curitiba (MBM) e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RB), New York Botanical Garden, USA (NYBG), Missouri Botanical Garden, USA (MO) e Kew Garden, Ingl. (K). O sistema de classificação de espécies a ser adotado será Angiosperm Phylogeny Group (APG II) e para revisão dos nomes científicos será consultado o banco de dados da Flora do Brasil (FORZZA et al., 2012)(Atividades pertinentes ao campus Crato). Serão então disponibilizadas aos administradores do aplicativo Ecomapss para formação de um banco de dados informações adicionais relativas a: nome popular, nome científico, bioma/domínio, estrato herbáceo, origem, clima, usos e utilidades, informações morfológicas sobre raiz, caule, folha, flor, fruto e semente, época de floração/frutificação, propagação e grau de preservação da espécie. E também, um conjunto de informações referentes à história e pontos turísticos das unidades de conservação. A equipe responsável por administrar o Ecomapss, fará inserção destas informações, junto com a fotografia e georreferenciamento no banco de dados do aplicativo e será gerado um código QR para cada ponto mapeado (Atividade a ser desenvolvida pelo campus Camocim). O próximo passo (responsabilidade financeira do campus Camocim) é a confecção de placas com uso de material local. Já foram feitas experiências muito exitosas com a Pedra Cariri e adesivos em vinil. As placas depois de confeccionadas com os respectivos códigos QR, logotipo do IFCE Campus Crato e Camocim, Aplicativo e Unidade de Conservação, as placas serão afixadas junto ao ponto mapeado. Mesmo sem subsídio para materiais, equipamentos tecnológicos apropriados à demanda e bolsas para estudantes, o projeto tem se expandido diante da crise, o que justifica ação intercampi. A logística para realização do projeto será compartilhada entre os dois campi, da seguinte maneira: Campus Crato: diárias e transporte para os deslocamentos necessários. Campus Camocim: contato institucional com os órgãos envolvidos sediados em Jijoca de Jericoacoarapara acesso ao Parque Nacional e Registro das ações de pesquisa e extensão junto aos órgãos competentes; financiamento para confecção e manutenção das placas, impressão dos adesivos e QR, bem como de todo o material necessário para instalação das placas (suportes, tintas, verniz, etc).