Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
AutoCAD básico aplicado a projetos elétricos residenciais
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Tecnológico
Data de Início:
22/11/2021
Previsão de Fim:
27/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Apresentação
Minicurso
Nome do Responsável:
Francilino Carneiro de Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Paulino Pontes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/11/2021 27/11/2021
Bruno Santana Soria IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/11/2021 27/11/2021
Francilino Carneiro de Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 22/11/2021 27/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O programa Capacita IFCE visa estimular o envolvimento dos servidores em ações de extensão como minicursos voltados para a comunidade interna do IFCE, mas principalmente para a Comunidade Externa. As ações são mensais e com temas de escolha de cada servidor, podendo até́ mesmo ser fora da sua área de atuação. O programa também visa a fortalecer a identidade do IFCE frente a comunidade externa ao oferecer estas ações gratuitas que oportuniza aquisição de novos conhecimentos e assim como conhecimento da estrutura física do campus. A cada mês do ano de 2021 (a partir de março), será lançada a inscrição para um minicurso específico, com orientações sobre prazos, requisitos, critérios de seleção e carga horária, onde 50% das vagas serão destinadas para o público externo e as outras 50% para o público interno (servidores e estudantes do IFCE). Caso as vagas destinadas ao público externo não sejam preenchidas, elas serão remanejadas para o público interno. Há certificado para os participantes. A iniciativa é da Coordenadoria de Extensão do campus. Portanto este minicurso fará parte de um dos que serão ministrados dentro deste programa. Este minicurso está vinculado ao Projeto de Extensão: Compartilhando Conhecimento Eixo de Controle e Processos Industriais, no qual tem como objetivo compartilhar conhecimentos com profissionais e estudantes que atuam na área de eletrotécnica, mecatrônica, controle e automação ou que tenham interesse na área, propiciando aos participantes a teoria e as práticas necessárias a qualificação profissional e atuação na área.
Justificativa
O minicurso de AutoCAD básico aplicado a projetos elétricos residenciais visa capacitar profissionais e/ou estudantes para a confecção de projetos elétricos residenciais; criação de planta elétrica residencial; definição de pontos de luz e tomadas; cálculo de potência elétrica da rede; desenho e posicionamento de eletrodutos e ligações elétricas; criação de diagramas unifilares do quadro de distribuição e a exposição dos valores de potência e corrente dos circuitos em um quadro de cargas. O curso segue o padrão de projeto normatizado pelas normas da ABNT. Tais conhecimentos são importantes para quem visa atuar diretamente na área elétrica residencial por meio de projetos, manutenção, inspeção e instalações elétricas em geral.
Público Alvo
Profissionais, estudantes e/ou interessados no tema em geral
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Capacitar o aluno do minicurso para criação e execução de projetos elétricos residenciais no software AutoCAD do desenvolvedor Autodesk.
Objetivo Específico
• criação e execução dos comandos básicos em AutoCAD; • criação de projetos elétricos em planta elétrica residencial em AutoCAD; • definição pontos de luz, tomadas em planta elétrica; • cálculo de potência elétrica residencial; • projeto de desenhos e posicionamento de eletrodutos e ligações elétricas residenciais; • criação de diagramas unifilares do quadro de distribuição e a exposição dos valores de potência e corrente dos circuitos em um quadro de cargas.
Metodologia
Será lançada a inscrição para minicurso, com orientações sobre prazos, requisitos, critérios de seleção e carga horária, onde 50% das vagas serão destinadas para o público externo e as outras 50% para o público interno (servidores e estudantes do IFCE). O pretendente à vaga deverá ter como critério conhecimentos em informática e acesso à computador desktop/notebook, com AutoCAD, ou com capacidade de rodar o programa. O curso não é direcionado para o uso do software no sistema operacional para smartphones. O software exige licença para executar, sendo o inscrito um aluno vinculado a alguma instituição de ensino, sendo possível requisitar a licença de estudante via desenvolvedor do software por período determinado. Caso não possua vínculo como aluno de alguma instituição de ensino, o pretendente à vaga deverá já possuir ou comprar a licença do desenvolvedor, tendo então acesso ao software. O minicurso não fornecerá licença para os participantes. O curso será desenvolvido de maneira virtual, via Classroom, plataforma Google, via internet. O minicurso terá duração de 30 horas, sendo divididas em aulas para a execução de exercícios propostos. Cada encontro terá a duração de 5 horas, sendo divididas em 2 horas para os alunos assistirem à videoaula com o professor facilitador, 2 horas para execução de atividades propostas e uma hora para tirar dúvidas. A avaliação se dará por meio da entrega das atividades propostas. Receberá certificado, vinculado ao departamento de Extensão do IFCE Sobral, o aluno que entregar as atividades propostas.