Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Elaboração de TCC e Projetos de Mestrado: do método às técnicas de análise
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
18/11/2021
Previsão de Fim:
18/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
6
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Emanuelle de Souza Barbosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Benedita de Sales Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 18/11/2021 18/11/2021
Emanuelle de Souza Barbosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 18/11/2021 18/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio - LEPEem oferecerá neste mês de novembro um circuito de atividades de extensão voltadas à comunidade interna e externa do IFCE, um ciclo de palestras que problematizarão temas de grande relevância para a compreensão do campo educacional. Serão três atividades com temáticas e escopos distintos buscando atender diferentes interesses formativos. A proposta aqui cadastrada compõe esse ciclo de debates o título é: "Elaboração de TCC e projetos de mestrado: do método às técnicas de análise" e se propõe a discutir aspectos teóricos e metodológicos de um texto acadêmico apresentando as características gerais do gênero científico.
Justificativa
As dificuldades apontadas por estudantes de graduação e até mesmo de pós-graduação na elaboração de textos acadêmicos demonstram que a vivência prática e teórica da produção de textos científicos ainda se apresenta como uma fragilidade a ser superada nos processos formativos. Fato que merece especial atenção, dada a sua importância para a conclusão de cursos de graduação, permanência dos estudantes na vida acadêmica e contribuição para a divulgação do conhecimento científico. Nessa direção, a atividade aqui apresentada tem o propósito de divulgar de forma sistematizada conhecimentos necessários para a construção e/ou aperfeiçoamento de textos científicos como monografias e projeto de mestrado. Defendemos que esta é uma demanda observada no público estudantil que inevitavelmente terá que enfrentar os desafios de construir uma monografia, bem como no público interessado em desenvolver projetos de pesquisa para submissão em seleções de mestrado. Acrescenta-se ainda que é expressiva a dificuldade de boa parte dos estudantes com a escrita formal e criteriosa exigida no meio acadêmico e, por isso, pensou-se em uma atividade que pudesse situar melhor o público participante sobre os fundamentos científicos e filosóficos que sustentam e conferem sentido ao texto acadêmico através da apresentação de seus aspectos teóricos, formais e metodológicos.
Público Alvo
Estudantes de graduação e pós- graduação, professores e público interessado no debate sobre a construção de trabalhos acadêmicos
Objetivo Geral
Contribuir com uma melhor compreensão sobre os fundamentos metodológicos e teóricos presentes nos textos acadêmicos.
Objetivo Específico
- Desconstruir concepções equivocadas a respeito do texto acadêmico; - Debater sobre os fundamentos teórico-metodológicos que constitutem os textos acadêmicos; - Problematizar as debilidades mais comuns encontradas nos trabalhos de monografia e dissertação de mestrado; - Apresentar indicações que ajudem na construção tanto de monografias quanto de projetos de dissertação.
Metodologia
A atividade está integrada a um ciclo de seminários e foi pensada para ser desenvolvida em um único dia e será planejada levando em conta o tempo máximo de 3 horas de duração. Será realizada através de plataforma digital (Google Meet) com apresentação de slides, exposição de exemplos sobre o tema abordado e incentivo para que se estabeleça diálogos com o público presente. A atividade será avaliada através da participação do público e do feedback que será solicitado ao fim da atividade.