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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Jogos Matemáticos na Escola: quando o aluno percebe-se capaz
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Projetos de intervenção
Data de Início:
25/11/2021
Previsão de Fim:
25/02/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
35
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Reunião
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Edneia Goncalves Quinto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andressa Souza Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 6 25/02/2022 25/02/2022
Camile Leal de Medeiros IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 25/02/2022 25/02/2022
Carlos Alberto Castelo Elias Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 25/02/2022 25/02/2022
Manoel Vicente Costa Leitão IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 25/11/2021 25/02/2022
Maria Edneia Goncalves Quinto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 25/11/2021 25/02/2022
Maria Elizangela dos Santos Augusto IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 25/02/2022 25/02/2022
Rafael Lopes Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/02/2022 25/02/2022
Rhayane da Silva Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 25/02/2022 25/02/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola de Ensino Fundamental Carmozina Bittencourt Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 800,00
Vínculos:
Ação Tipo
8º Diálogos sobre Educação - Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura Evento
Apresentação
Apresentação: O Projeto Jogos Matemáticos na Escola: quando o aluno percebe-se capaz com base no contexto de formação docente no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação- IFCE – Campus Canindé, e nas experiências da sala de aula, enfoca o estimulo ao envolvimento e às potencialidades de alunos de escolas públicas nas aulas de matemática, em função das dificuldades de aprendizagem por estes enfrentadas. Essa é uma realidade que também é muito frequente e preocupante nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, e perpassa de volta, o espaço acadêmico na formação docente da área. Nessa realidade, o domínio de conhecimentos matemáticos e, mais propriamente, das operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) ou o que é definido como “letramento matemático” pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o Ensino Fundamental é a condição ou base para a melhor compreensão dos (as) alunos (as), para que avancem na aprendizagem nos conteúdos gerais trabalhados na área de matemática. No entanto, tais operações aparecem como uma grande dificuldade. E, se não trabalhadas, persiste no ensino médio e no ensino superior, instaurando fragilidades na autoestima e nas capacidades de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos alunos (as), ao longo de todo o itinerário formativo.
Justificativa
Os jogos que estão presentes nas escolas como um dos diversos recursos didáticos que podem ser utilizados pelos professores (as) no ensino da matemática, no intuito de suprir as necessidades e dificuldades dos alunos, em processo. Nesse sentido o Projeto Jogos Matemáticos na Escola: quando o aluno percebe-se capaz, justifica-se em função de três motivos. O primeiro: como uma das possibilidades de por um lado, investigar os contextos de aprendizagens de 06 alunos diretamente e outros 29 indiretamente, da escola de Ensino Fundamental Carmozina Bitencourt de Pinho, no município de Caridade – Ceará. Outro motivo, será compreender como os alunos se apropriam melhor das operações fundamentais (adição e subtração), propiciando-lhes uma experiência prática de fortalecimento via jogos matemáticos (quadrado mágico: tabela quadrada de lado “n”, onde a soma dos números das linhas, das colunas e das diagonais é constante, sendo que nenhum destes números se repete e sudoku: jogo numérico de instruções bem simples que exige lógica e raciocínio para a resolução) capacidades como: raciocínio lógico diante das situações-problema e regras que esses jogos proporcionam, a ludicidade aí presente, principalmente a autoestima, ouvindo seus relatos de dificuldades e possíveis avanços com a apropriação de tais conteúdos. Um terceiro e último motivo que justifica o presente Projeto é que através do jogo, podemos construir uma aprendizagem significativa, em que o educando possa desenvolver o interesse pelas atividades de matemática e sentir-se capaz de desempenhá-las.
Público Alvo
serão até 35 alunos de uma das turmas do 8º ano A (entre 12 e 13 anos de idade), do Ensino Fundamental, da escola EEF- Carmozina Bittencourt, do município de Caridade, matriculados regularmente e frequentando as aulas da área de Matemática, acompanhados pela docente regente desta disciplina. As articulações de divulgação para que a proposta seja conhecida e reconhecida pelo público-alvo, atingindo seus interesses e lhes possibilitando acesso ao conteúdo, serão realizadas em dois movimentos – o primeiro (externo): de contato direto do aluno bolsista do IFCE mediador do Projeto na escola, com o Diretor Geral, o Coordenador e a Professora regente da disciplina de Matemática da turma, para a divulgação da ação, como parte integrante da sua pesquisa de TCC de Licenciatura em Matemática. Em seguida, o bolsista apresentará o Projeto em sala de aula para o conhecimento da turma. O segundo movimento – (interno): será realizado sob orientação do setor de comunicação do campus, um plano de divulgação (em site do campus Canindé, redes sociais, folder, e-mails, etc.), das ações a serem realizadas, além de após a conclusão do referido projeto que integra a pesquisa de conclusão de curso do discente do IFCE, apresentá-la para os docentes da área de Matemática da escola e deixar com eles uma cópia desse estudo.
Objetivo Geral
Desenvolver o Projeto Jogos Matemáticos na Escola: quando o aluno percebe-se capaz de jogos matemáticos que envolvem as operações básicas de soma e de subtração, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental na escola pública EEF- Carmozina Bittencourt do município de Caridade, enfocando a reafirmação das competências cognitivas dos alunos (as), a construção de conhecimentos e a resolução de situações-problema por parte deles (as), como exercícios de crença em suas capacidades de apreensão do pensamento lógico-matemático de forma lúdica, com mais entusiasmo, exercitando a curiosidade intelectual, a imaginação e a criatividade.
Objetivo Específico
-Orientar o aluno bolsista na estruturação e submissão à banca examinadora, o projeto Jogos Matemáticos na Escola: quando o aluno percebe-se capaz, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC de Licenciatura em Matemática no IFCE – Campus Canindé intitulado: Aplicação dos jogos: quadrado mágico e sudoku com alunos de uma turma de 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública em Caridade – Ceará: quando o aluno percebe-se capaz; -Planejar em conjunto com o discente do IFCE, as ações preparativas do projeto Jogos Matemáticos na Escola: quando o aluno percebe-se capaz, a ser realizado na escola EEF- Carmozina Bittencourt do município de Caridade, definindo: objetivos, conteúdo, metodologia, cronograma, formas de envolvimento dos alunos, acompanhamento e avaliação; - Propor a realização do projeto acima referido, à Direção Geral, à Coordenação pedagógica e à docente regente da disciplina de Matemática em uma turma de 8º ano, da escola pública de ensino fundamental Carmozina Bittencourt; -Divulgar e estimular a participação dos alunos de uma das turmas do 8º ano da referida escola, no projeto Jogos Matemáticos na Escola: quando o aluno percebe-se capaz, apresentando-o em sala de aula, conforme seus objetivos, metodologia e avaliação, para esse público-alvo; - Socializar os resultados obtidos com a realização do projeto acima referido, e da pesquisa de TCC de Licenciatura em Matemática do IFCE – campus Canindé como um todo, desenvolvida pelo aluno bolsista, com a escola, seu corpo gestor, docentes da área de Matemática e seus alunos. -Contribuir com o trabalho docente na área de Matemática na escola Carmozina Bittencourt em Caridade, com o uso de jogos matemáticos; -Auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades tais como: levantamento de hipóteses, reflexão, tomada de decisão, argumentação e solução e crença na própria capacidade de resolução de situações problema.
Metodologia
Planejamento: nessa etapa, realizaremos juntamente com o aluno bolsista, a escrita e apresentação do projeto Jogos Matemáticos na Escola: quando o aluno percebe-se capaz, a uma banca examinadora, como parte integrante do TCC de Licenciatura em Matemática no IFCE – Campus Canindé intitulado: Aplicação dos jogos: quadrado mágico e sudoku com alunos de uma turma de 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública em Caridade – Ceará: quando o aluno percebe-se capaz. Em seguida, planejaremos as ações preparativas de execução do projeto na escola EEF- Carmozina Bittencourt do município de Caridade, definindo: objetivos, conteúdo, metodologia, cronograma, formas de envolvimento dos alunos, acompanhamento e avaliação. Realizaremos uma reunião de apresentação com o corpo gestor da escola Carmozina Bittencourt e com a docente regente da disciplina de Matemática da turma de 8º ano indicada e outra, com essa turma, para divulgação do projeto, apresentando-o em sala de aula, conforme seus objetivos e metodologia, para esse público-alvo. Serão então, realizados pelo aluno bolsista, encontros virtuais com a turma dessa escola, previamente agendados, de resolução e acompanhamento de atividades envolvendo jogos matemáticos de adição e subtração. O projeto será finalizado com a socialização dos resultados na referida escola, para o corpo gestor, docentes da área de Matemática e alunos. Execução: O Projeto Jogos matemáticos na escola: quando o aluno percebe-se capaz será executado com base em 03 momentos. O 1º momento, será de apresentação do projeto ao corpo gestor da escola Carmozina Bittencourt e à docente da disciplina de Matemática da turma de 8º ano indicada (neste momento, a docente também indicará os alunos com maiores dificuldades nos conteúdos das operações matemáticas e que participarão diretamente das atividades do projeto). E, em seguida, de outro encontro com a turma do 8º ano (indicada pela professora), para divulgação do projeto, conforme seus objetivos e metodologia. O 2º momento constará da realização de encontros virtuais mediados pelo aluno bolsista do IFCE, que irá desenvolver atividades diagnósticas, avaliativas e de jogos matemáticos (sudoku e quadrado mágico) junto aos alunos do 8º ano, diretamente envolvidos no projeto. O 3º momento de conclusão do projeto, estará voltado para a socialização da experiência dos alunos participantes do projeto para o restante da turma, de conclusão do TCC sob título: Aplicação dos jogos: quadrado mágico e sudoku com alunos de uma turma de 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública em Caridade – Ceará: quando o aluno percebe-se capaz, e de socialização dos resultados para o corpo gestor da escola e docentes da área de matemática da escola. Monitoramento: o monitoramento das ações será feito através de reuniões previamente agendadas conforme cronograma de atividades com o aluno bolsista. Avaliação: para os alunos da escola Carmozina Bittencourt envolvidos diretamente no projeto, após cada encontro, será solicitado um feedback, que poderá ser verbal ou escrito (através de atividades, jogos matemáticos e formulário específico). Para o aluno bolsista, seguirão as datas previstas no plano de trabalho.