Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PREPARATÓRIO PARA AS SIMULAÇÃOES DA ONU
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Comunicação Estratégica
Data de Início:
22/11/2021
Previsão de Fim:
31/08/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Vladia da Silva Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Henrique Moura Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/02/2023 31/08/2023
Cristiane Gonzaga Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 22/11/2021 31/08/2023
EMY VIRGÍNIA OLIVEIRA DA COSTA IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/02/2023 31/08/2023
Marcelo Lima dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/01/2023 31/08/2023
Maria Djany de Carvalho Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/02/2023 31/08/2023
Maria Rayane de Castro Santos UFC Integrante Sem vínculo Não 4 22/11/2021 31/08/2023
Paulo Massey Saraiva Nogueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/02/2023 31/08/2023
Renata Eusebio dos Santos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 27/01/2023 31/08/2023
Vladia da Silva Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/11/2021 31/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em todo o mundo, escolas de ensino médio e universidades estão promovendo simulações do modelo das Nações Unidas. Nessas oportunidades, os alunos exercitam habilidades como resolução de conflitos, negociação, oratória e trabalho em equipe. As simulações costumam acontecer da seguinte forma: os participantes representam um Estado-membro em uma reunião de um dos comitês da ONU (por exemplo, representante dos Estados Unidos no comitê da Unesco). Os temas abordados nesses modelos são os mesmos dos fóruns internacionais reais: conflitos armados, direitos humanos, política internacional, aquecimento global. Em alguns casos, são remontadas sessões históricas da ONU.
Justificativa
Esse tipo de simulação é uma estratégia pedagógica alternativa ao tradicionalismo da aula expositiva, que facilmente cai na desatenção dos jovens da geração z. Com essas dinâmicas, é possível promover o interesse de um aluno de ensino médio que talvez nunca tenha se destacado em sala. É uma oportunidade para esse estudante descobrir como os conteúdos de história e geografia, por exemplo, têm conexão estreita com os acontecimentos atuais e com seu próprio cotidiano. Além disso, é uma ótima chance de ensinar relações internacionais e conceitos como política e civismo – fundamentais para pessoas de qualquer idade. Para aumentar o realismo e proporcionar aos jovens uma chance maior de aprendizado, os participantes pesquisam previamente o posicionamento oficial do país representado e como funciona sua política interna e externamente em relação àquele determinado assunto.
Público Alvo
Alunos da rede pública de ensino municipal e estadual que estejam cursando o ensino médio.
Objetivo Geral
Desenvolver o conhecimento multidisciplinar e a capacidade diplomática, oratória e de negociação dos jovens na resolução de conflitos impostos pelos assuntos tratados nas simulações da ONU.
Objetivo Específico
Estabelecer uma estratégia pedagógica para trabalhar, de maneira multidisciplinar, os conteúdos das Ciências Humanas que envolvem as questões de atualidades em escala mundial; Promover a prática de pesquisa como forma de embasar a formulação de posições e negociações a respeito dos assuntos defendidos nas simulações; Preparar os estudante para atuar e participações dos espaços onde ocorrem as simulações da ONU.
Metodologia
Para a realização do projeto pensou-se na execução de três etapas: Na primeira etapa (22/11 a 23/12 / 2021) ocorrerão os seguintes passos - formação das equipes com estudantes da rede municipal, estadual e do IFCE que estejam interessados em participar dos modelos de simulação da ONU. Realização de uma reunião para explicar o que é a simulação da ONU, os objetivos do projeto e a principais simulações existentes no Ceará. Na segunda etapa - Primeiro semestre de 2022, serão formadas as equipes para iniciar as orientações e preparatórios para a participação nas simulações da ONU, tendo em mente O Programa Simulação da Organização das Nações Unidas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e realizado em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). Na terceira etapa - Segundo semestre de 2022 ´- será a fase de execução, onde as equipes participarão das simulações que ocorrem no Ceará, tendo como principal foco a SONU organizada pela UFC em parceria com a UNIFOR. Os encontros para preparar as equipes, visando abranger um publico alvo maior e eliminar dificuldades como os deslocamentos, ocorrerão de maneira online, via plataforma de videoconferências Google Meet. A participação nas simulações poderá ser de maneira presencial ou online, dependendo das condições sanitárias e das determinações estabelecidas pelas comissões organizadoras das simulações.