Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Leitura em Debate: Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
20/11/2021
Previsão de Fim:
20/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Daiany Kipper
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Jose Albuquerque de Araujo Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/11/2021 20/11/2021
Daiany Kipper IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 20/11/2021 20/11/2021
Francisca Vitória Melo Gurjão IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 20/11/2021 20/11/2021
Jessica Caroline Lima de Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 20/11/2021 20/11/2021
Lucas Lourenco Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 20/11/2021 20/11/2021
Maria Aparecida Munhoz de Omena IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/11/2021 20/11/2021
Maria de Jesus do Nascimento IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 20/11/2021 20/11/2021
Roberto da Silva Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/11/2021 20/11/2021
Sostenes Renan de Jesus Carvalho Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/11/2021 20/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No dia 20 de novembro é celebrado do Dia Nacional da Consciência Negra. Como forma de promover a conscientização acerca desta temática, o NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas promove um encontro intitulado “Leitura em Debate: Enegrecer o Feminismo: a Situação da Mulher Negra na América Latina a partir de uma perspectiva de Gênero”. A pauta sugerida trata da inserção das discussões da raça negra no movimento feminista, ponderando que a luta do feminismo precisa considerar, especialmente, as condições historicamente diferenciadas de opressão da mulher negra na sociedade.
Justificativa
É preciso reconhecer que na história do Brasil e da América Latina, como um todo: “(...) a violação colonial perpetrada pelos senhores brancos contra as mulheres negras e indígenas e a miscigenação daí resultante está na origem de todas as contrições de nossa identidade nacional” (CARNEIRO, 2011, n.p). Este passado de violência contra as mulheres, notadamente às mulheres negras, com metamorfoses ao decorrer do tempo, mesmo após a abolição da escravatura, permanece latente no tecido social: as mais perversas e diversas formas de discriminação ainda são impostas aos povos negros e às populações femininas. Diante disso, “as mulheres negras tiveram uma experiência histórica diferenciada que o discurso clássico sobre a opressão da mulher não tem reconhecido” (CARNEIRO, 2011, n.p). A partir dessas afirmações, o evento “Leitura em Debate: Enegrecer o Feminismo” torna-se relevante, na medida em que sugere a provocação acerca dessas duas grandes áreas: o movimento negro e o movimento feminista. Especificamente, o evento pretende promover nos participantes a reflexão sobre a importância de discussões sobre as particularidades de mulheres negras. Além disso, de que essas particularidades sejam inseridas com maior afinco nas discussões das temáticas do movimento feminista. Para isso, julgamos ser necessário um percurso interativo-reflexivo acerca da temática proposta.
Público Alvo
Público em geral interessado na temática desenvolvida; seguidores da página Neabi Tianguá no Instagram; discentes e docentes interessados refletir e discutir sobre a temática "racismo e sexismo na sociedade brasileira"
Objetivo Geral
Refletir sobre a necessidade do diálogo entre o feminismo e os movimentos de luta antirracista no contexto brasileiro.
Objetivo Específico
- Proceder à leitura do texto de CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero, entre outros; - Debater os textos entre os integrantes do NEABI do IFCE Campus Tianguá; - Preparar o compartilhamento das ideias centrais a serem compartilhadas com a comunidade interna e externa beneficiada pelo evento “Leitura em Debate: Enegrecer o feminismo”; - Realizar o evento; - Refletir sobre as dificuldades que as mulheres negras enfrentam no cotidiano, como resquício de um racismo estrutural presente historicamente na sociedade brasileira; - Compreender os processos elucidados.
Metodologia
: ○ A metodologia adotada incluirá o uso de recursos audiovisuais disponíveis em notebook, computador e/ou celular, os quais facilitarão o uso do aplicativo/ferramenta Google Meet. Além disso, faremos uso de slides, a fim de que os participantes acessem os textos que serão lidos e debatidos; ○ Quanto à divulgação, será realizada pelos integrantes do NEABI – IFCE Tianguá responsáveis pelo projeto por mensagens no aplicativo de WhatsApp, redes sociais e e-mails. Além disso, utilizaremos os canais do Campus: site, Instagram e Facebook, por meio de solicitação à jornalista do Campus; ○ Os participantes receberão declaração de participação e os protagonistas, de atuação de acordo com a/s atividade/s desenvolvida/s; ○ O evento de socialização decorrente deste projeto será realizado no dia 20 de novembro, das 8h às 10h, de forma on-line, pelo aplicativo Google Meet, disponibilizado o link para acesso com 30 minutos de antecedência, nas redes socias, grupos de WhatsApp e e-mails institucionais; ○ A oradora principal será a servidora Maria de Jesus do Nascimento, que terá 60 (sessenta) minutos para explanar acerca do texto central e temáticas decorrentes deste. A servidora contará com o apoio de um mediador, o servidor Roberto da Silva Júnior, que será responsável pela organização das perguntas e pelo ordenamento das falas dos participantes; ○ Posteriormente à fala principal, que trará os elementos centrais do texto a ser debatido, os demais integrantes do NEABI – IFCE Tianguá e ainda, os demais participantes da comunidade interna e externa beneficiada poderão emitir seus pareceres acerca da leitura, bem como comentários e perguntas; ○ Ao final, o mediador faz as considerações finais e o encerramento do debate.