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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Literaturas e seus desvios: Os LGBTQIAMais ao longo da história da literatura
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
29/01/2022
Previsão de Fim:
17/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Seminário
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Carlos Getulio de Freitas Maia
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Getulio de Freitas Maia IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/01/2022 17/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O curso se volta para literaturas e narrativas articuladas pela experiência de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros e transexuais, queer, interssexuais, assexuais, e todas as formas de expressão, de gênero e orientação sexual que, por pertencerem a outras culturas e/ou histórias, por reivindicarem para si o lugar da diferença ou da alteridade, destituem a posição de centralidade da norma hétero-cis-sexual. Isto é, as narrativas de amor entre mulheres, da coragem e virtude do homem grego, do "amor que não ousa dizer seu nome", dos gêneros não-binários que se constroem nas narrativas de si, em poema e prosa, são o escopo deste curso, voltado para a produção de conhecimento humanística, filosófica e política de sujeitos LGBTQIA+ e aliados que queiram enriquecer seu horizonte de pesquisa.
Justificativa
Voltado para a comunidade LGBTQIA+ e aliados do município de Tauá, este curso se volta para a necessidade de formação em narrativas que desviem da hétero-cis-normatividade, não porque esta não seja válida em si, mas porque não é válida para todos. O espectro de sexualidades e o universos dos gêneros, assim como os aspectos biológicos mas não biologizantes dessa faceta humana, encontram expressão ao longo de milhares de anos de narrativas humanas, registrada em espírito ou letra, pela experiência de dezenas de milhares de pessoas humanas que, desde a revolução cognitiva-cerebral do paleolítico, encontrarram no horizonte do símbolo e da palavra o seu território de reinvenção. Por ser importante estudar temas como o amor, a morte, a felicidade e o desespero, sobretudo em se tratando de populações de risco social e de saúde, como vem a ser o caso de LGBTQIA+s, é necessário oferecer caminhos de narrativas de si, em um mundo que nega, quase sempre violentamente, a existência de subjetividades desviantes da norma.
Público Alvo
Pessoas da comunidade LGBTQIA+ e aliados contra a homolesbotransfobia e todas as formas de opressão e segreação baseada em gênero, sexualidade, orientação sexual e performance de gênero, na sua abordagem interseccional com raça, classe social e geopolítica.
Objetivo Geral
Formar profissionais humanistas versados em histórias da literatura, de recorte em gênero, sexualidade, orientação sexual e performance de gênero.
Objetivo Específico
Oferecer amparo científico e acadêmico no que tange à discussão da diversidade de subjetividades humanas e a violência que se avulta contra as que desviam da forma, através das literaturas (narrativas de si em prosa e verso) atravessadas por esses desvios. Qualificar o debate de gênero e sexualidade, ao mesmo tempo em que se discute a relação entre literatura (narrativas de si) e epistemologias. Construir um cânone da literatura LGBTQIA+ que possa, de forma transgressora, ser desconstruído e remodelado. Dialogar com tradições, línguas e culturas diversas, tanto as de fora quanto as de dentro. Desconstruir gênero, sexualidade e orientação sexual. Articular, através do argumento interseccional, a discussão de LGBTQIA+ às de feminismo, raça e classe social, de maneira a tornar prenhe de sentido a discussão dos amores desviantes à classe trabalhadora, quase sempre excluída do atravessamento acadêmico. Qualificar a discussão sobre o papel do debate de gênero e sexualidade na formação de uma educação maior, melhor e mais abrangente.
Metodologia
Nós vamos implementar esse curso com a leitura, intercalada, de artigos acadêmicos e textos seminais de literatura, aqui chamada, de temática LGBTQIA+. As aulas serão presenciais, mas gravadas, ofertando a possibilidade do retorno às temáticas, a qualquer tempo. Os debates serão conduzidos através de linhas de raciocínio previamente aclaradas, com o uso de aula invertida e da avaliação autonomista.