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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Diálogos e práticas artístico-culturais como alternativa de percepção à educação ambiental local
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Produção e Consumo Sustentáveis
Data de Início:
25/11/2021
Previsão de Fim:
30/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de arte e cultura (Proext/IFCE)
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Apresentação
Minicurso
Oficina
Palestra
Nome do Responsável:
Marcus Vinicius Freire Andrade
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Gleicikele Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/11/2021 30/11/2021
Dayane Rodrigues Marques Serviço Social do Comercio Integrante Sem vínculo Não 8 25/11/2021 30/11/2021
Jocélio Ricardo Serviço Social do Comercio Integrante Sem vínculo Não 3 25/11/2021 25/11/2021
Leticia Lacerda Freire IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 25/11/2021 25/11/2021
Marcus Vinicius Freire Andrade IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/11/2021 30/11/2021
Mayara Carantino Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/11/2021 30/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 600,00
Material de Consumo 333,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto propõe diálogos, reflexões e práticas que incentivem a consciência, a experiência com caráter humano participativo e democrático, através da sensibilização, memória e cultura do local por meio da arte. Com a finalidade incluir o pluralismo de ideias e concepções culturais, na perspectiva de diálogos interdisciplinares e transdisciplinares, de refletir acerca do âmbito socioambiental e estrutural das sociedades.
Justificativa
É de fundamental importância que as instituições possam favorecer o interesse no cenário de produção da arte e cultura com sua oportuna divulgação, visto que no mundo globalizado, no que tange aos aspectos político, sociais, científicos, tecnológico e culturais exige que os cidadãos possam reconhecer-se como problemática e impactos das ações antrópicas frente ao meio ambiente. Ao passar dos anos, na tentativa de conter impactos maiores, após discussões, encontros e conferências, pensou-se na educação ambiental como uma ferramenta para viabilizar as oportunidades e intervir em impactos negativos, com o intuito de preservar o todo para as futuras gerações. Desse modo, a junção da cultura e arte para sensibilizar e trabalhar práticas de educação ambiental torna-se imprescindível, ademais, existe a possibilidade de trabalhar diversas temáticas e que são tão atuais no contexto que vivenciamos nos últimos anos, como os resíduos sólidos, a utilização de materiais plásticos e o desperdício de alimentos. Igualmente, intui-se a arte como uma ferramenta e expressão de conectar a população às questões ambientais.
Público Alvo
Adolescentes, idosos, estudantes e comunidade em geral
Objetivo Geral
Incentivar a percepção ambiental através da criação de um roteiro artístico cultural para a população do município de Sobral.
Objetivo Específico
(I) Realizar atividades de maneira remota/virtual com a sociedade, utilizando a arte e a cultura como instrumento de reflexão e conhecimento; (II) Desenvolver diálogos que exponham a conexão da arte e cultura com a educação ambiental;
Metodologia
Para realização deste projeto, dividiu-se em quatro etapas. Como exigência do edital o evento será totalmente VIRTUAL e será divulgado nas plataformas digitais. 1 – Oficina “Volume Morto” Esta oficina ocorrerá em carga horária de 6h e será dividida em quatro módulos. Primeiro Módulo “EU, OPRESSOR” é através de exercícios de dança contemporânea, teatro do oprimido, artes visuais, debates e criação coletiva, fazer com que os participantes, reflita e encontre-se, como um ser antrópico, opressor de diversos recursos naturais. 2 – Oficina e Palestra: “E o lixo? O que eu tenho a ver com isso?” Nesta etapa será ministrada uma palestra com o título “E o lixo? O que eu tenho a ver com isso?” A ideia é de suscitar a população ao entendimento de nossas responsabilidades socioambientais com o que produzimos o os problemas relacionados ao descarte inadequado de resíduos sólidos nas vias públicas ou no meio ambiente. Ademais, com a participação de docentes e professores pretendemos sensibilizar a população quanto á coleta seletiva de materiais recicláveis como produtos de valor agregado para oa agentes catadores de materiais recicláveis e entender as possibilidades que estes materiais possuem. Após finalizado esse primeiro contato, faremos uma oficia de construção de Brinquedos populares a partir de materiais recicláveis com o auxílio de estudantes e colaboração do SESC. A ideia deste momento é resgatar a cultura popular e oferecer formas de confeccionar brinquedos por meio destes materais citados. E por fim teremos uma apresentação teatral com o título Leveza Intóxico com o apoio da Companhai Itinerante de Malabare que traz uma reflexão e ressignificados sobre nossos hábitos em sociedade. Nesta oficina serão utilizados materiais recicláveis como garrafa pet, tampinhas de garrafa, latas de leite, e papel além do uso de canetas, cola, tintas, barbantes, fita adesiva colorida. 3 – Oficina: “Absorventes artesanais: vivências e ecologia” Informar e passar conhecimentos de costura, cultura e participação comunitária através de mediação e confecção de absorventes artesanais de pano, costurados de forma artesanal e cultural. Logo, ressalta a importância da valorização da figura e corpo feminino (consumo, imposto aos termos de modernidade), a importância da consciência, educação ambiental com a tentativa de diminuir rejeitos e a busca de injetar novos hábitos que prezam por uma sociedade mais sustentável. Da mesma forma como pretende levar conhecimento à jovens que já lidam com a menstruação a integrar uma mudança de hábitos para os dias atuais. A proposta não se destaca apenas pela confecção, mas, também, deixa viva a possibilidade de empreendimento, bem como levar a arte da costura manual, o “fazer com as próprias mãos”. Destina-se ao público feminino, jovens e adultos. 4 – Oficina: “Aproveitamento integral de alimentos: oportunidades e desafios”. Atualmente, vivenciamos momentos em que uma parcela considerável da população encontra-se sem acesso a alimentos de qualidade e em uma grande insegurança alimentar, ademais, uma parcela significativa da população sequer tem acesso a alimentação. A desigualdade social em nosso pais, escancarada pela pandemia, nos faz perceber que embora uma parcela da população esteja na miséria, há uma parcela que possui recursos e desperdiça toneladas de alimentos. Neste contexto, a ideia desta última etapa do projeto é sensibilizar a população contra ao desperdício de alimentos em suas residências e mostrar possibilidades com o que geralmente é entendido como “lixo” ou “resto”. Aliado a este entendimento, esperamos criar uma maneira afetiva de sensibilizar os cidadãos sobralenses sobre a importância do não desperdício. Propomos então uma oficina que irá trazer a fabricação de antepasto com casca de banana, além de sucos e chás utilizando frutas inteiras da polpa à casca.