Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LUA Academy: Uma Plataforma de Cursos à Distância com ênfase em Pensamento Computacional para Formação de Futuras Cientistas da Computação
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
01/12/2021
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Reunião
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cynthia Pinheiro Santiago
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Eduarda Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Antonio Ricardo de Castro Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/12/2022 15/03/2023
Bruno Brito de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Caio Damasceno Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Celestino Moreira de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Cynthia Pinheiro Santiago IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/12/2021 31/12/2024
Davi de Carvalho Junior IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Délis Passos de Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/12/2022 12/12/2023
Ediana Passos de Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/12/2022 12/12/2023
Francisca Dayane de Araujo de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 15/03/2023 12/12/2023
Francisca Raquel de Vasconcelos Silveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/12/2021 31/12/2024
Francisco Matheus Ferreira Azevedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Iarla Darly Sousa de Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/12/2021 31/12/2022
Isnália Rodrigues de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Jefferson Nathan Silva Teles IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Jessica Caroline Lima de Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/12/2021 31/12/2024
Joao Pedro dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Jonas Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Jose Gerardo Araujo Junior IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Jose Roberto Carvalho Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2024
Jose Vinicius Alexandre de Brito IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Lanna Maria Ibiapina da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/12/2022 12/12/2023
Lucas de Araujo Brito IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Marcelo Aguiar Portela IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Maria Madalena de Queiroz Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/10/2022 31/12/2022
Thainara Marques da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/12/2021 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
É marcante a permanência das mulheres em campos do conhecimento tradicionalmente ligados à identidade feminina, como Psicologia, Linguística, Nutrição, Serviço Social, Fonoaudiologia, Economia Doméstica, Enfermagem, que remetem aos “papéis” de gênero ligados à doação, ao cuidado e à maternidade. Áreas do conhecimento como Astronomia, Matemática, Engenharias, Ciência da Computação e Física constituem as áreas de menor participação das mulheres. Nesse contexto, o currículo escolar exerce papel fundamental uma vez que, não apenas está envolvido com a transmissão de fatos e conhecimentos objetivos, mas antes envolve a construção de significados e valores culturais.
Justificativa
A apresentação da área de Computação para meninas em período escolar, visa mitigar o problema de divisão sexual do trabalho e a misoginia nessa área. Para tal, uma das principais abordagens adotadas visa ensinar programação para meninas do ensino fundamental e médio, abordando conceitos básicos de computação, raciocínio lógico, os princípios de programação de computadores, pensamento computacional, além de palestras e o contato com mulheres da área de Computação. Essas ações possibilitam mudar aos poucos o paradigma atual e atrair mais mulheres para a área de Computação.
Público Alvo
Alunas matriculadas no Ensino Médio nas nove cidades que compõem a Serra da Ibiapaba: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.
Objetivo Geral
O objetivo geral desta proposta consiste em desenvolver e avaliar um curso de Pensamento Computacional na modalidade EaD, a ser ofertado a todas as estudantes do ensino médio da região da Serra da Ibiapaba.
Objetivo Específico
● Desenvolver uma plataforma computacional para proporcionar cursos à distância na modalidade EaD; ● Investigar estratégias, técnicas e recursos pedagógicos para desenvolver um curso EaD de Pensamento Computacional; ● Coletar dados estatísticos sobre a efetividade das estratégias utilizadas, através de questionários, resultados de ferramentas de correção automática de código e pesquisas de satisfação; ● Avaliar as diferentes estratégias utilizadas, bem como a efetividade de cada uma delas.
Metodologia
Para a execução deste projeto, idealizou-se uma metodologia dividida em cinco momentos principais que nortearão o cumprimento dos objetivos almejados. A saber: ● Primeiro momento (estudos aplicados): na etapa inicial serão realizados estudos aplicados relacionados a ferramentas, técnicas e recursos pedagógicos para cursos EaD de Pensamento Computacional. ● Segundo momento (coleta de dados): nesta etapa serão utilizadas as ferramentas e técnicas escolhidas na etapa anterior para a formatação de um curso online usando o AVA MOODLE. O curso online será ofertado às estudantes do ensino médio de municípios da Serra da Ibiapaba. Durante o curso serão coletados resultados na forma de respostas de questionários, notas extraídas da ferramenta e respostas de pesquisas de satisfação. ● Terceiro momento (avaliação): esta é a fase de avaliação dos dados gerados na etapa anterior. Serão realizadas análises estatísticas sobre os dados coletados como forma de evidenciar a efetividade ou não das técnicas adotadas. ● Quarto momento (produção técnica): neste momento, almeja-se a produção de trabalhos científicos que possam proporcionar publicações em eventos/periódicos da área. ● Por fim, o quinto momento (monitoramento) possui a intenção de produzir relatórios de monitoramento/acompanhamento sobre as atividades previstas, considerando aspectos como avanços, dificuldades, problemas e soluções. Além disso, reuniões periódicas fazem parte deste momento.