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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ateliê de Leituras Engrandecedoras para viver melhor!
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
01/12/2021
Previsão de Fim:
15/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Paulo Bandeira de Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Janaina Mesquita da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 02/08/2022 15/12/2022
Joao Paulo Bandeira de Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/12/2021 15/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
CASULU - Centro de Apoio ao Sujeito no Luto Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Como Machado de Assis, Lígia Fagundes Telles, Tolstoi, Edgar Allan Poe, Sêneca, Platão, Cícero, Max Weber, Paulo, Franz Kafka, Virginia Wolf, Jorge Luís Borges, Florbela Espanca, Raquel de Queiroz, Shakespeare, Cecília Meirelles, Patativa do Assaré, Bell Hooks, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Edgar Morin, Chimamanda Adiche, Nietzsche, Lima Barreto, Moreira Campos, Esopo, os Irmãos Grimm, Homero entre outros tantos e tantas autores e autoras que nos presentearam com textos engrandecedores podem ser úteis no nosso cotidiano urdido com demasiadas perdas, inseguranças, dores e dúvidas? Muitas vezes ao longo de nossas vidas escolares encontramos com grandes autores e textos da cultura universal que têm suas grandezas reduzidas e mutiladas em esquemas de fácil assimilação e testes simplificadores, porém, há aqueles com menos sorte que passam a vida inteira sem a oportunidade de saborear, refletir, trocar ideias e impressões sobre obras-primas científicas e artísticas criadas pelo espírito humano. Os efeitos mais tenebrosos e mortais da pandemia de Covid-19 começam aparentemente a reduzir seu potencial de destruição, enquanto, deixam rastros de dores, de desalentos, de desemprego, de saudade, de fome, de medos e um novo mundo que não sabemos como será seu desenrolar e suas consequências para a humanidade e cada um de nós. E nas juventudes do interior cearense, tantas vezes fragilizadas, precarizadas, colonizadas pelas redes sociais, que vagueiam entre os labirintos da sociedade de Mercado; esta herança pode reverberar por décadas se nada for feito. Este projeto é uma ação, um gesto de alento, que busca oferecer educação, desenvolvimento humano e acolhimento aos estudantes das escolas públicas da região de Acaraú através de leituras e interpretações coletivas de textos clássicos e contemporâneos que têm potenciais para desenvolver subjetividades; despertar consciências, ânimos; fomentar sentimentos de empatia e pertencimento; e indicar possibilidades de existências individuais e coletivas jamais vislumbradas, neste momento de tantas perdas e dores causadas pela pandemia de Covid-19 e todas as desigualdades que foram por ela expostas e aprofundadas. O Ateliê de Leituras Engrandecedoras para viver melhor! Será desenvolvido em parceria com o CASULU – Centro de Apoio ao Sujeito no Luto, instituição reconhecida pelo trabalho de acolhimento de pessoas em Luto e na prevenção e posvenção do Suicídio, através de convenio de cooperação técnica. O CASULU participará mediando alguns encontros e prestando consultoria técnica sobre alguns temas sensíveis como: Lutos, morte, prevenção ao suicídio e cuidados relacionados. O projeto será desenvolvido por meio de rodas de “leituras felizes” quinzenais, planejadas e mediadas pela coordenação do projeto com a participação de convidados que tenham afinidades sobre o tema e texto que serão os motes para que juntos ouçamos uns aos outros em cada encontro, os encontros em princípio serão à distância e paulatinamente tornar-se-ão híbridos respeitando as normas de biossegurança que estarão vigentes no campus Acaraú e no Instituto Federal do Ceará.
Justificativa
O Ateliê de Leituras Engrandecedoras para viver melhor! busca se amparar na leitura para desenvolver consciências, mitigar desigualdades, despertar empatias, incentivar pertencimentos e acolher àqueles que queiram e possam dedicar algumas horas semanais para ler e conversar sobre escritos inspiradores e instigadores, e neles buscarem saberes, alentos e o mais que cada um desejar encontrar, sonhar e criar. A leitura de grandes obras desde os tempos greco-romanos sempre foi caminho de ascese, de elevação do espírito, de lapidação do entendimento; Peter Sloterdijk nos ensinou que é possível pensar a cultura como uma questão de mídias – “[...] se entendermos mídias os meios comunitários e comunicativos pelos quais os homens se formam a si mesmos para o que podem, e o que vão se tornar.” (SLOTERDIJK, 2000, p. 20) – que por séculos foi concebida como um conflito entre mídias bestializadoras (que exercem nos humanos influências desinibidoras do nosso embrutecimento intrínseco) e as mídias domesticadoras (que inibem nos humanos o desenvolvimento desse embrutecimento). O humanismo - que Cícero chamou de “humanitas” e Sloterdijk de a “pequena seita de alfabetizado que converteu o Ocidente” – foi o responsável por herdarmos os legados da literatura, da filosofia, da ciência e permaneceu por séculos sendo a mais eficaz mídia domesticadora da humanidade, “[...] o humanismo, como palavra e como assunto, sempre tem um “contra quê”, uma vez que constitui o empenho para retirar o ser humano da barbárie.” (SLOTERDIJK, 2000, p. 16). As sociedades contemporâneas gestaram a invenção e a massificação do Rádio, da Televisão e da Internet e “[...] a coexistência humana nas sociedades atuais foi retomada a partir de novas bases. [...] decididamente pós-literárias, pós-espistolares e, conseqüentemente, pós-humanitas” (SLOTERDIJK, 2000, 14). Não obstante que em nossos tempos o humanismo tenha perdido seu protagonismo, e que livros não tenham papeis predominantes, a tensão entre embrutecimento e desembrutecimento continua, e o humanismo e seus saberes continuam vivos, e o melhor, traduzidos e disponíveis em mídias digitais, prontos para servirem como de meios promoção de humanização para enfrentar as tendências embrutecedoras cotidianas tão agravadas com a pandemia de Covid-19. Este projeto de extensão é uma resposta ao Instituto Federal do Ceará que orientou através do Item 10 (dez) do Ofício Conjunto Circular nº 8/2021 PROEN/PRPI/PROEXT/REITORIA a necessidade e urgência de criarmos nos campi ações que acolham e promovam o bem-estar e a esperança nas comunidades internas e externas da instituição. Partindo da leitura conectaremos extensão, ensino, pesquisa, arte, ciência textos eruditos, saberes populares, acolhimento, interpretações, alentos, escutas, afetos, o campus Acaraú e a comunidade que participará conosco dessa experiência de educação cooperativa, que propõem contribuir com o processo de desenvolvimento humano das juventudes da rede Pública de Ensino dos municípios de Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Bela Cruz, Marco e Morrinhos.
Público Alvo
Estudantes da Rede Pública Estadual da Região de Acaraú
Objetivo Geral
Tecer com estudantes de Escolas Públicas da região do município de Acaraú experiências de leituras e interpretações coletivas de textos clássicos e contemporâneos (científicos e artísticos) que têm potenciais para desenvolver subjetividades; despertar consciências e ânimos; fomentar sentimentos de empatia e pertencimento; e indicar novas possibilidades de existências individuais e coletivas, para tentar mitigar os efeitos emocionais, psicossociais e afetivos deletérios que a Pandemia de Covid-19 deixou em nossas subjetividades individuais e coletivas.
Objetivo Específico
Oferecer às juventudes da comunidade externa oportunidades de leituras sistematizadas e conduzidas de textos clássicos e contemporâneos, como forma de ampliar seus letramento e saberes sobre ciências e literatura de forma leve e descontraída. Desenvolver estudos qualitativos sobre quais os significados que os participantes darão às experiências vivenciadas durante o projeto, para compreendermos quais os impactos da proposta em suas vidas cotidianas.
Metodologia
Nossos caminhos metodológicos serão percorridos através do desenvolvimento da conexão entre três ensinamentos: a) a proposta de Edgar Morin que diz que as metodologias não devem ser amarras, mas um convite à reflexão de si mesmas contribuindo na desafiadora tarefa de compreender a complexidade do real e permitindo refazer os caminhos e planos metodológicos quando necessário; b) a noção de “Leitura Feliz”, desenvolvida por Gaston Bachelard, que propõem a leitura como um caminho que deve sempre ser trilhado como uma busca de interpretações ainda não realizadas, para descobrir sentidos nunca dados ao texto lido; c) a premissa Freiriana de que leitura do texto deve estar aliada à compreensão do contexto, pois a leitura do mundo ao ser anterior a leitura do texto é fundamental e imprescindível para compreensão do que é lido. O projeto possui três dimensões estruturais que servirão como suporte para o desenvolvimento das Rodas de Leituras Felizes durante todo o projeto: a Primeira dimensão é formada pela pesquisa bibliográfica perene que fomenta a seleção e a escolha dos textos que serão lidos em cada um dos encontros; a Segunda dimensão abarca uma pesquisa quantitativa e qualitativa, que por meio de formulários fechados e entrevistas semiestruturadas buscará compreender os sentidos que os participantes dão às experiências vivenciadas no projeto; a Terceira dimensão é a própria estruturação das ações desenvolvidas para a execução do projeto de Extensão que têm quatro fases. As fases da Terceira dimensão são: Fase 1) É a fase inicial de concepção, elaboração e planejamento do projeto de Extensão. Aqui iremos criar com a parceria da Pró Reitoria de Extensão a logomarca do projeto de Extensão, o material gráfico digital e o plano de divulgação midiática. Fase 2) Nesta fase haverá um Evento de Lançamento e abertura do projeto e tem o seguinte título - Ateliê de Leituras Engrandecedoras para viver melhor: toda jornada tem um começo! – aqui também concluiremos a seleção dos textos quer serão lidos nos oito encontros iniciais, a partir do nono encontro as leituras e temáticas serão escolhidas coletivamente entre os participantes do projeto de extensão. Nesta fase serão elaborados os formulários e entrevistas mencionados na segunda dimensão do projeto. Fase 3) Aqui as Rodas de Leituras Felizes começam a ser realizadas, não haverá seleção ou formação de turmas, mas um simples cadastro de fluxo contínuo permitindo a entrada no projeto enquanto ele existir, em cada encontro haverá uma lista de chamada e o integrante do projeto que participar de pelos menos 60% (sessenta por cento) deles estará apto para receber seu certificado de participação. As Rodas de Leituras Felizes ocorrerão quinzenalmente às terças-feiras, no horário das 18:30 às 20:30, seguindo calendário previamente elaborado; em princípio serão realizadas em formato virtual/remoto, com possibilidade de ao longo do tempo passarem a ser realizadas em formato presencial no Campus Acaraú. A virtualidade do formato ajudará no alcance da proposta, na ampliação da participação das juventudes e facilitará a participação dos convidados que junto da coordenação do projeto mediarão as conversas sobre os textos lidos em cada encontro realizado. Serão criadas uma sala de aula no Google Classroom para melhor organizar a comunicação com os participantes e haverá ampla divulgação dos links para os acessos aos encontros que ocorrerão através do Google Meet. Os primeiros oito temas que abordados são: 1) A importância da Leitura para uma vida Feliz; 2) A vida tem valor por si mesma; 3) Sempre é possível recomeçar; 4) Falando de morte, pensando na vida; 5) Antes Alegre, do que triste; 6) Entre Fábulas e Fadas; 7) O amor é uma caixinha de surpresas e 8) Compreendendo medos e incertezas. As Rodas de Leituras Felizes serão desenvolvidas seguindo as seguintes etapas: I) Apresentação dos participantes, do mediador e do convidado; II) Apresentação do tema, da vida do autor/autora e contextualização e importância do texto do dia; III) Leitura do texto ou trechos dele pelos participantes seguido de seus comentários; IV) Comentários do Convidado e Mediador e V) Avaliação do que foi conversado e encerramento. Fase 4) Está é a fase de sistematização, organização e interpretação dos dados quantitativos e qualitativos na Segunda dimensão do projeto, visando a elaboração de um artigo científico refletindo sobre como o ensino e a leitura através da extensão impactaram nas vidas das juventudes participantes do Ateliê de Leituras Engrandecedoras para viver melhor!