Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Wikipedia GeoHist
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
26/11/2021
Previsão de Fim:
26/09/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ricardo Lenz Cesar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fabrício da Silva Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 26/11/2021 26/05/2023
Ricardo Lenz Cesar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/11/2021 26/09/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto propõe uma ferramenta digital que permita explorar de forma gráfica o contexto de pesquisa na Internet que uma pessoa faz usando a Wikipédia, disponibilizando visualizações de cunho geográfico e histórico para exploração dos temas que a pessoa pesquisa. A ferramenta facilita o trabalho de alunos, professores e usuários em geral que utilizam a Wikipédia e será disponibilizada como software livre para o público externo. O projeto contabilizará o público por meio dos acessos à ferramenta.
Justificativa
A crescente demanda por atividades envolvendo busca, coleta e análise de dados na Internet traz desafios de como se orientar em meio a uma grande quantidade de conteúdos. Diversas ferramentas têm sido utilizadas para tornar o processo de aprendizagem e aquisição de conhecimentos o mais eficiente e com menor sobrecarga cognitiva para os usuários. Visualizações gráficas interativas, em especial, facilitam bastante esses processos. Considerando que a Wikipédia é hoje um dos meios mais utilizados como base de informações na Internet, com grande quantidade de artefatos e diversidade de mídias e idiomas, o presente trabalho se insere no contexto das ferramentas de soluções digitais que exploram pesquisas realizadas com a Wikipédia. Espera-se contribuir assim para alunos e pesquisadores interessados no tema, facilitando o processo de compreensão de certas informações em suas pesquisas e agregando maior produtividade para os mesmos.
Público Alvo
A ferramenta é destinada para um público externo de usuários que fazem pesquisas na Internet usando a Wikipédia e têm interesse em esquemas de visualização gráfica dos seus tópicos de pesquisa, usufruindo de uma linha histórica, mapa e estatísticas sobre suas pesquisas.
Objetivo Geral
O objetivo geral é fornecer uma ferramenta pública gratuita que apresente visualizações gráficas interativas voltadas para as pesquisas que uma pessoa faz com a Wikipédia, facilitando um entendimento espacial e temporal de seus tópicos de pesquisa.
Objetivo Específico
A ferramenta irá disponibilizar um mapa de localização geográfica dos itens pesquisados com uma sequência temporal dos mesmos, fomentando uma livre exploração dos tópicos. Os itens pesquisados tanto podem ser fornecidos em tempo real como extraídos do histórico de pesquisas da pessoa. Informações estatísticas diversas são apresentadas, permitindo que o usuário perceba melhor seus próprios itens pesquisados em seus respectivos contextos e relações entre os mesmos.
Metodologia
O projeto é desenvolvido com Python e tecnologias Web numa abordagem de trabalho remoto, com a execução e monitoramento do progresso do projeto ocorrendo mediante aplicativos de comunicação usados para reuniões periódicas e transmissão de arquivos e conteúdos com um repositório online.