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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Narradores de Canindé
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
03/12/2021
Previsão de Fim:
28/06/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Frequência
Reunião
Relatório
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Edneia Goncalves Quinto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antônia Maria Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 03/12/2021 29/04/2022
Francisco Marcelo Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 03/12/2021 29/04/2022
Gefson Sousa Cardoso IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 03/12/2021 29/04/2022
Maria Edneia Goncalves Quinto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 03/12/2021 31/03/2022
Maria Eliane Evangelista da Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 03/12/2021 29/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 4.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
ENCERRAMENTO DO CICLO DE FORMAÇÃO EM ARTE DO IFCE -CAMPUS CANINDÉ PARA DOCENTES DAS ESCOLAS DA SME- CANINDÉ Evento
Apresentação
Este projeto integra o Programa de fomento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS Agenda ONU 2030 que o Campus Canindé aderiu com financiamento externo (emenda parlamentar nº: 24420010), e enfoca as dimensões social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida, redução das desigualdades e justiça e a Institucional: diz respeito aos arranjos (capacidades e recursos) para implementar o projeto alinhados atais os ODS. Com isso, pretendemos contribuir para a visibilidade das narrativas históricas, memórias e relatos orais de fatos, causos, de histórias e lugares da cidade, e de fragmentos de vida e de experiências vividas pelos moradores antigos; sobre as criações artísticas e práticas culturais de artistas, mestres da cultura, dentre outros, como personagens considerados oficiais e/ ou populares de Canindé. Quatro (04) jovens alunos do IFCE – campus Canindé, integrantes deste projeto, juntarão (com a ajuda dos moradores), a este acervo, as narrativas consideradas “oficiais” (registradas nas redes sociais, livros, documentos, fotografias e outros suportes de registros), que servirão hora de complemento, e outras de revisão dos fatos históricos, lendas, personagens, significativos e também comuns, suas histórias e narrativas orais. Esse acervo de fatos, memórias e experiências vividas, identidades e afetos serão recontadas oralmente, ou por meio de encenações, valorizando as práticas históricas e culturais destes atores sociais, como sujeitos presentes na cidade, fazendo perceber as diferenças e aproximações entre as narrativas oficiais e populares da história e memória de Canindé.
Justificativa
O projeto Narradores de Canindé justifica-se inicialmente, pela perspectiva de construção de espaços de recolha e de socialização de narrativas orais, memórias e afetos sobre fatos históricos e culturais, registrados e partilhados por/com personagens oficiais e populares desta cidade e da região,, contribuindo com para o fortalecimento da identidade coletiva e da relação entre os acontecimentos representativos desse lugar, via múltiplos discursos orais, contos populares, causos e lendas, contados por seus moradores e as versões “oficiais” sobre tais fatos. Narrar histórias é uma das práticas culturais populares mais marcadas pela transformação da vida cotidiana das comunidades, e que persiste na vida contemporânea. O narrador, sua história e seu público são relacionados como pertencentes às práticas de interação comunitária, que ressignificam os fatos ocorridos no passado e no presente, configurando-se novas perspectivas para a realidade narrada. Outro ponto importante é a oportunidade da partilha de saberes e de experiências vividas entre os participantes, juntando jovens alunos do IFCE-Campus Canindé integrantes do Projeto, que recriarão cenicamente, as narrativas recolhidas de artistas, artesãos, mestres de cultura, agentes culturais, moradores antigos, partilhando-as novamente com estes e com a comunidade canideense, de forma artística. Narrativas que poderão girar um rico repertório de histórias populares, causos e lendas sobre o lugar, congregando também docentes e técnicos- que como possíveis moradores (as) de Canindé, participarão de entrevistas, complementando com suas narrativas, os fatos histórico-culturais da cidade e seus personagens centrais como um conjunto de valores, fatos, memórias, experiências e afetos que expressam os modos de ser, de viver e os fazeres de suas comunidades constituídas por sujeitos históricos e culturais. E, por último, a memória e a oralidade como elementos integrantes do sentimento identitário individual e coletivo, mediador da formação de jovens alunos e da comunidade acadêmica do IFCE – Campus Canindé, como possíveis moradores e narradores de suas histórias e de seus antepassados e parentes, atualizando a sua história pessoal, local e universal, reelaborando-as no presente, pelo ato narrativo. A discussão sobre os conceitos de memória, narrativa, identidade e cultura popular permitirão a relação existente entre os contos populares recolhidos e a identidade coletiva dos narradores, compreendendo por meio dos múltiplos discursos inerentes às práticas populares e às relações socioculturais implícitas entre a comunidade.
Público Alvo
artistas, mestres de cultura, artesãos, agentes culturais e moradores antigos de Canindé, a serem entrevistados sobre suas práticas e criações artísticas e culturais e sobre fatos históricos da cidade), educadores e alunos de escolas públicas e o público em geral (estes convidados como espectadores, para apreciar rodas de narração oral e encenada de histórias, causos e fatos da cidade, recolhidos do acervo dos entrevistados, pelos coletivo dos Narradores de Canindé, e que ocorrerão tanto no próprio campus Canindé, como em escolas públicas, praças, centros culturais, calçadas de residências dos moradores, dentre outros espaços da cidade). As articulações de divulgação para que a proposta seja conhecida e reconhecida pelo público-alvo, atingindo seus interesses e lhes possibilitando acesso ao conteúdo, serão realizadas em dois movimentos – o primeiro (externo): de contato direto e convite feito pelos Narradores de Canindé aos 09 participantes diretos para serem entrevistados (recolhas das suas narrativas orais), e, em um segundo momento, convidá-los para estarem presentes nas rodas de narração oral realizada pelo projeto de extensão em questão, juntamente com os espectadores. O segundo movimento – (interno): traçando sob orientação do setor de comunicação do campus, um plano de divulgação das ações realizadas (site, redes sociais, folder, e-mails, etc.) palestras, eventos sobre oralidade e memória, dentre outros, e as rodas de narração oral sobre o acervo histórico, afetivo e das memórias recolhidas, que poderão ocorrer tanto no campus Canindé, como nos diferentes espaços da cidade: escolas e bibliotecas públicas, centros, praças, calçadas da residências dos participantes e pontos culturais da cidade participação.
Objetivo Geral
Socializar as narrativas sobre fatos históricos e culturais, lugares, causos, lendas, memórias, afetos, recortes de histórias de vida, de saberes de experiências vividas e de tradições recolhidas de moradores e de personagens oficiais e populares de Canindé, via relatos orais, intercruzando-os aos diferentes suportes de registro digitais e de expressão de diferentes linguagens artísticas, via roda de contação de histórias encenadas, como modos diferentes de representações sobre a vida sócio-cultural destes sujeitos, suas tradições e histórias.
Objetivo Específico
.-Estudar os conceitos de memória, narrativa, identidade e cultura popular permitirão a relação existente entre os contos populares recolhidos e a identidade coletiva dos narradores, compreendendo por meio dos múltiplos discursos inerentes às práticas populares e às relações socioculturais implícitas entre a comunidade. -Promover encontros semanais formativos com os 04 bolsistas integrantes do projeto sobre temáticas que envolvem as narrativas orais, oralidade, história oral e contação de histórias; -Identificar fatos históricos e culturais, lugares, causos e lendas de Canindé, assim como moradores antigos, personagens e personalidades representativos tanto populares quanto considerados oficiais do lugar; -Sistematizar o acervo identificado em forma de texto dramatúrgico para servir de base à socialização das narrativas orais encenadas, por parte do grupo de narradores do projeto; -Criar variadas formas artísticas de narrar os registros organizados (dramaturgia) por meio da contação de histórias encenadas e/ou lidas, em diálogo com diferentes linguagens artísticas e suportes de registros digitais (máquina fotográfica, gravador de voz, filmadora, telefone celular, etc.); -Realizar 05 rodas de contação de histórias encenadas e/ou lidas sobre o acervo sistematizado em diferentes espaços da cidade de Canindé, para os moradores antigos, personagens e personalidades representativos tanto populares quanto considerados oficiais (ainda vivos), educadores, alunos de escolas públicas e comunidade acadêmica do IFCE- Campus Canindé.
Metodologia
Formação: a primeira etapa do projeto será dedicada a fornecer via realização de 01 encontro semanal de formação online (8h- sendo: 4h síncronas e 4h assíncronas), para os 04 alunos do IFCE integrantes do projeto (03 do ensino médio e 01 aluno da Licenciatura em Ed. Física), orientações e estudos temáticos sobre: as narrativas orais, oralidade, história oral, memória, contação de histórias e suas relações teóricas e práticas com as linguagens artísticas; 2. Realização de pesquisa nas mídias sociais: Em seguida, o grupo irá receber orientações metodológicas para a identificação e sistematização do acervo de fatos históricos e culturais, lugares, causos e lendas relevantes de Canindé utilizando as diversas plataformas digitais (google, youtube, instagram, sites de jornais, etc) sobre fatos históricos marcantes, espaços, lendas, personagens de destaque da cidade de Canindé e moradores antigos, dentre outros, para coletar narrativas de fatos considerados “oficiais”, sistematizando-os. 3. Recolha de narrativas orais com suportes de registros digitais (máquina fotográfica, gravador de voz, filmadora, telefone celular, etc.): os alunos integrantes do projeto realizarão entrevistas com moradores antigos de Canindé, e/ou seus familiares (as) (incluindo aí, alunos, docentes e técnicos do IFCE- campus Canindé, possíveis moradores da cidade), sobre os temas acima referidos e suas possíveis relações, complementariedades e contradições com os fatos “oficiais”. Em seguida, irão sistematizá-los, atentando para as diferenças e complementariedades entre as duas versões; assim como para a localização de moradores antigos, personagens e personalidades representativos tanto populares quanto considerados oficiais do lugar; 4. Nesta etapa ocorrerá a sistematização do acervo recolhido na pesquisa e nas entrevistas, em forma de texto dramatúrgico, a ser partilhado em forma de rodas de contação de histórias pelo grupo de narradores do projeto; 5. Criação e ensaios da encenação do 1º quadro de contação de histórias em diálogo com diferentes linguagens artísticas em 05 espaços culturais reconhecidos pelos moradores da cidade de Canindé, a serem definidos, e contando com a participação dos entrevistados, educadores, alunos de escolas públicas, comunidade acadêmica do IFCE- Campus Canindé e público em geral.