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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Workshop: “MARKETING DIGITAL E A REDE SOCIAL INSTAGRAM: EFEITOS DE UMA EXPERIÊNCIA”
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Mídia e Comunicação
Data de Início:
13/12/2019
Previsão de Fim:
20/12/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Carga Horária de Execução do Evento:
16
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Centros de Inclusão Digital e Social
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Santana do Acaraú
Moraújo
Meruoca
Groaíras
Forquilha
Coreaú
Alcântaras
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Oficina
Nome do Responsável:
Cristiane Saboia Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiane Saboia Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 13/12/2019 20/12/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Ações de extensão aproximam a academia e a ciência da sociedade. Proporcionam, algumas vezes, o primeiro canal de acesso percebido pela comunidade a uma instituição de ensino superior. Assim, buscando uma atividade envolvente aos jovens da cidade de Sobral e região, aos pequenos negócios locais que necessitam de novos canais de comunicações com seus clientes. Traze-se o Workshop: “MARKETING DIGITAL E A REDE SOCIAL INSTAGRAM: EFEITOS DE UMA EXPERIÊNCIA” que tem como foco a aplicação do marketing digital a partir de uma ferramenta que é a rede social. O workshop tem como objeto capacitar os interessados na temática do marketing, em função do marketing digital, possibilitando a definição de estratégias, de ações planejadas e da organização de estrutura virtual para as atuação nas redes sociais. Trazendo ao mercado uma noção mais clara do valor do marketing e sua vinculação com a estratégia, ao mensurar a intensidade das relações online de comércio eletrônico por meio das redes sociais, possibilitando aumento de vendas, agregação de valor, estreitamento de relações com os clientes, amplitude de alcance, temporalidade e geografia (PAPASOLOMOU; MELANTHIOU 2012; GOMES; MONDO, 2016).
Justificativa
A interligação do humana por meio da rede mundial de computadores possibilitou uma nova forma de comunicação, a comunicação digital. Em uma forma rápida, transformou o modo como as pessoas relacionam-se. Entre os novos canais de comunicação digitais estão as redes sociais (ARORA et al., 2019). Nos últimos anos houve crescimento nas interligações às redes sociais, onde 54% da pessoas estão conectas via internet, chegando a 22% o percentual da população que utilizam o comércio eletrônico, chegando a bilhões de usuários (GLOBAL OVERVIEW, 2019). Dentre as redes sociais mais populares mundialmente estão Facebook, Twiter e Instagram e desempenham papel fundamental em alcance e influência nas ações de divulgação e alcance de comércio eletrônico (ARORA et al., 2019). De acordo com os perfis de utilização, o Instagram para fins empresariais, está sendo um canal atrativos para geração de negociações comerciais. Possibilitando aumento de notoriedade, enviar mensagens personalizadas, segmentar seu público, incetivar a criatividade da empresa em publicações patrocinadas. Chegando a potencializar um negócio 25% mais que em outros canais virtuais (CHE et al. 2017).
Público Alvo
Jovens e a comunidade em geral que tem interesse em desenvolver atividades e negócios por meio da rede social Instagram.
Objetivo Geral
Compreender o potencial de utilização de ferramentas marketing digital, a rede social Instagram, para a conquista e manutenção de negócios;
Objetivo Específico
1. Integrar conceitos de marketing digital e rede social; 2. Relacionar as tipologias de marketing digital a ferramentas operacionalizáveis; 3. Conhecer as etapas para engajar seguidores na rede social Instagram; 4. Explorar os indicadores de resultados para engajamento social na rede social Instagram;
Metodologia
- Exposição Dialogada; - Atividades práticas individuais e em grupo; - Ferramentas: Audiovisual, Cartazes, Computador e Internet AS ATIVIDADES DE WORKSHOP SEGUIRÃO À SEGUINTE PROGRAMAÇÃO: CARGA-HORÁRIA: as 16 horas estarão divididas em 2 (dois) dias, nas sextas-feiras de 08:00 da manhã às 17:00 da tarde, 08 (oito) horas do dia 13/12; 08 (oito) horas do dia 20/12, com intervalo para almoço entre os turnos. Os conteúdos e as atividades abordadas seguem os seguintes tópicos: Dia 13/12/2019 Manhã: 1.Apresentação do curso, da turma, a partir do perfil do Instagram; 2.Exposição dialogada sobre Autoimagem; Autoestima e o q o espelho reflete; 3.Desenvolvimento de 2 de atividades práticas: 3.1 Avaliação de perfis de pessoas públicas; 3.2 Definição das expectativas de negócio nas redes sociais; 4. Fechamento da manhã com origens e perfis de redes sociais; TARDE 5. EXPLANAÇÃO DAS TIPOLOGIAS DE MARKETING DIGITAL o marketing de conteúdo; as mídias sociais; o marketing viral; e-mail marketing; a publicidade online; a pesquisa online; o monitoramento de atuação 6. Execução de atividade em grupo utilizando cada um dos modelos de marketing digital. Dia 20/12/2019 Manhã 7. Exposição dialogada sobre fases de execução do marketing digital; 8. Aplicação de um plano de ação com: definição do produto serviço/produto definição do público, planejamento das mídias (home page, perfil em redes sociais (quais delas), emails (programa mailchimp), canal youtube, podcast, whatsApp etc), planejamento de conteúdos, avaliação de resultados e negócios (métricas) 9. Apresentação dos cases criados Tarde 10. Instruções de técnicas e posturas para imagens de pessoas e produtos nas redes sociais; 11. Práticas de fotografias com câmeras de celulares; 12. Métricas para as rede social instagram, ferramentas de avaliação e engajamento. 13. Fechamento das atividade com avaliação de aprendizagem;