Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Lançamento da 2ª edição do livro Coletânea Talentos do IFCE
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
25/01/2022
Previsão de Fim:
25/01/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Questionário
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Apresentação
Lançamento
Mesa Redonda
Palestra
Nome do Responsável:
Francisco de Assis Silva de Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco de Assis Silva de Araujo IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 10 22/11/2021 18/01/2022
Jose Neurisberg Saraiva Mauricio IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 22/11/2021 18/01/2022
Maria Cristiane Santos da Silva Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 22/11/2021 18/01/2022
Maria Najela de Oliveira Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 22/11/2021 18/01/2022
Monica Erica Ferreira de Sousa Cardoso IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 22/11/2021 18/01/2022
Nemilla da Silva Brasil IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 22/11/2021 18/01/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Livro Coletânea Talentos do IFCE é uma ação que busca reunir, nas áreas de Literatura, Fotografia, Desenho e Composição Musical, os talentos da comunidade interna e externa do IFCE em uma publicação.
Justificativa
De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, houve uma queda de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019 em nosso país. Como forma de contribuir para mudar esse cenário localmente, em 2019 aproveitamos o mote da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que ocorre anualmente entre os dias 23 e 29 de outubro, e organizamos um livro intitulado Coletânea Talentos do IFCE - campus Limoeiro do Norte (disponível em: https://ifce.edu.br/limoeirodonorte/campus_limoeiro/publicacoes/ColetaneaTalentosdoIFCECampusLimoeirodoNorte2019.pdf/view). O livro consistiu em agrupar os talentos artísticos latentes da comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnicos administrativo e colaboradores terceirizados) do campus Limoeiro do Norte para publicar uma obra reunindo as seguintes categorias: composição musical, fotografia, desenho e literatura. Felizmente, a ação teve grande adesão e sucesso. Além da leitura, estimulou também a criatividade e a escrita dos participantes. Pautado nessa bem sucedida ação, resolvemos dar seguimento a este projeto criando a segunda edição da publicação. Nesta nova edição, ampliamos a participação para além dos muros do IFCE campus Limoeiro do Norte, incluindo assim a comunidade externa.
Público Alvo
Será beneficiada a comunidade acadêmica de outras instituições; artistas das seguintes áreas: fotografia, desenho, literatura e música; e apreciadores da arte e cultura no Brasil.
Objetivo Geral
Fomentar a leitura, escrita e demais manifestações artísticas/culturais na comunidade externa do IFCE que reside no Estado do Ceará, bem como na comunidade interna, através da publicação de um livro.
Objetivo Específico
-Incentivar a participação da comunidade interna e externa em ações artísticas/culturais do IFCE; -Divulgar através da publicação de um livro as atividades de arte e cultura do IFCE; -Estimular a escrita, a leitura e a criatividade na comunidade interna e externa do IFCE; -Produzir material bibliográfico para compor o acervo institucional das bibliotecas do IFCE; - Dar continuidade a novas edições do livro para que essa atividade de natureza artística e cultural se consolide como uma ação anual de promoção à arte e à leitura.
Metodologia
O lançamento oficial do Livro Talentos do IFCE ocorrerá de forma virtual, no dia 25 de janeiro de 2022, às 18h, através de transmissão no canal do youtube da instituição. Após a introdução do cerimonialista, haverá a apresentação do livro por parte do Coordenador do Projeto que falará um pouco sobre o objetivo do livro e fará a exposição de algumas das obras autorais. Logo após, ocorrerá um debate entre profissionais renomados nas áreas de desenho, fotografia, literatura e música. A temática do debate será "como divulgar o meu trabalho autoral". Haverá certificação para os profissionais convidados a participar do debate, assim como também para todos os autores que participaram do livro. Será aplicado um questionário de avaliação, através do google forms, para todo o público beneficiado pelo projeto, onde será verificado se o mesmo atendeu os seus objetivos.