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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Forped em Movimento
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
14/02/2022
Previsão de Fim:
30/06/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
5000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Willana Nogueira Medeiros Galvao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alex de Oliveira Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 07/02/2022 30/06/2022
Amanda da Silva Madeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Ana Patrícia Freires Caetano FAECE Integrante Sem vínculo Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Ana Paula de Freitas UERN Integrante Sem vínculo Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Antonia Lianca de Sousa Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Antonio Jose Albuquerque de Araujo Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Bruno Cesar Maymone Galvao IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Cecilia Gomes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Délis Passos de Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Emanuela Rútila Monteiro Chaves UERN Integrante Sem vínculo Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Evaneida Soares Carneiro Prefeitura Municipal de Fortaleza Integrante Sem vínculo Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Francisca Adriana Justino da Costa Prefeitura Municipal de Fortaleza Integrante Sem vínculo Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Francisca Jade da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Francisco Dened Lima Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Gabriel Andreson da Silva Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Gabriele Gomes Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Gesca Raiana Teixeira de Souza Governo do Estado do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Iasmin da Costa Marinho UERN Integrante Sem vínculo Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Jaqueline Gomes de Negreiros UVA Integrante Sem vínculo Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Josy Lucia Goncalves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Kariane de Sousa Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Karoline Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Luiz Torres Raposo Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Marcos Vinicius Pereira Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Maria Eduarda de Oliveira Bezerra Medeiros FGV Integrante Sem vínculo Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Maria Felipe Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Maria Irani Mendes Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Maria Poliana Mendes Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Roberta Oliveira da Costa FAECE Integrante Sem vínculo Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Sandra Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Suelem Maquine Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Thiago Vaz Macena IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Vanessa da Silva Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/02/2022 30/06/2022
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 07/02/2022 30/06/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Governo do Estado do Ceará Não
Prefeitura Municipal de Fortaleza Não
FAECE Não
UERN Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto se materializa no contexto do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (Forped) cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Tianguá). O grupo de pesquisa é um espaço privilegiado de aprendizagem, sendo assim, Maximino e Liberman (2015, p. 44) explicam que ao “abrir-se para a construção coletiva e a leitura crítica da realidade o grupo cria uma interdependência no compartilhamento de tarefas e passa a aprender, planejar e colaborar”. Nessa perspectiva, o intuito do projeto é congregar os diferentes professores, alunos e instituições vinculadas ao Grupo em torno de um conjunto de ações que serão desenvolvidas coletivamente, garantindo que para além dos projetos de pesquisa em andamento no Forped, que hajam também iniciativas de extensão que aproximem a comunidade interna e externa das ações do grupo e da produção de conhecimento da Instituição. Nesse contexto, propõe-se o projeto Forped em Movimento que contempla 6 ações, apresentadas a seguir: 1) Encontros Forped: live mensal sobre temas associados às linhas de pesquisa do grupo; 2) Cine Forped: encontro mensal para assistir e debater uma obra cinematográfica que será posteriormente resenhada é indicada para o público geral; 3) Forped de olho na educação básica: seleção e apresentação de projetos/boas práticas desenvolvidas em escolas públicas brasileiras; 4) Podcast docência no pé do ouvido: podcast de entrevista com professores da educação básica e superior sobre temas diversos associados às linhas de pesquisa do grupo; 5) Forped Conectado: divulgação de artigos, livros e capítulos de livros produzidos pelo Forped e externamente. Haverá um encontro virtual, aberto ao público, mensal, para debate relacionado à um dos textos indicados no mês corrente; 6) Se liga na dica: mapeamento e divulgação contínua de eventos, palestras, mesas redondas, lives, periódicos com o intuito de informar, incentivar e possibilitar o acesso de pessoas interessadas em se inscrever, participar e submeter trabalhos. Todas as ações serão conduzidas pelos professores e alunos vinculados ao grupo e terão suas atividades distribuídas ao longo do mês. Iniciativas como essa possibilitam a divulgação de conhecimentos produzidos no âmbito do IFCE; aproximam à comunidade; permitem que futuros alunos interessados em estudar no IFCE possa conhecê-lo; possibilitam o estabelecimento de parceria com outros grupo e instituições educacionais; aproximam o ensino superior da educação básica, para onde a maioria dos alunos do IFCE que estão cursando a licenciatura irão e de onde virão os futuros alunos do IFCE; contribuem para a formação dos alunos vinculados ao grupo; e incentiva a participação dos docentes do IFCE em atividades de pesquisa e extensão.
Justificativa
Samea (2008, p. 86) descreve o grupo de pesquisa como um “espaço potencializador de encontros e contato com o outro, de questionamentos e indagações, de elaboração e trocas, de identificações e de confrontos” (p. 86). Um espaço com essas potencialidades torna-se um convite ao exercício do trabalho em equipe e da prática colaborativa, contribuindo com a formação de futuros profissionais que sejam capazes de promover uma atuação integrada em equipe, na qual a colaboração e o reconhecimento da interdependência das áreas predominam frente à competição e à fragmentação. Os grupos de pesquisa são constituídos, portanto, por profissionais e alunos que compartilham conhecimentos e experiências para o planejamento e execução de projetos e atividades no seu contexto de trabalho, como também, são espaços de construção de conhecimentos que contribuem com a qualificação do ensino, bem como possibilitam a reflexão quanto ao papel e importância da relação entre ensino, pesquisa e extensão, os pilares do ensino superior. Assim, o grupo de pesquisa se constitui como espaço de estudo, investigação e produção de saberes, a partir de objetos relacionados à temática a qual se propõe trabalhar. Farias e Antunes (2009, p. 05) destacam que os grupos de pesquisa: “[...] possuem, em sua essência, o objetivo de colocar em convívio pessoas diferentes, pensamentos divergentes, realidades distintas, histórias de vida singulares, no sentido de que estas diferenças resultem no crescimento dos indivíduos enquanto grupo”. Como já mencionado, o ensino superior está alicerçado em três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. Nessa perspectiva, os espaços promovidos e potencializados pelos grupos de pesquisa permitem o fortalecimento e a mobilização de projetos de pesquisas, de formações e atividades de ensino, além de práticas extensionistas. Essa aliança entre os pilares tende a amadurecer a formação dos indivíduos envolvidos no processo. Ponte et al (2009, p. 527) afirma que a extensão “oportuniza ao aluno aprender a conhecer, a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, assim, é indissociável do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação integral do futuro profissional, uma vez que fomenta uma troca de experiências e saberes entre as instituições de ensino superior e a comunidade, fortalecendo a sua função social. Corroborando com essa ideia, Nogueira (2000, p.11) explica que a extensão é “como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade”. Alicerçado nesse pensamento, materializa-se este projeto de extensão vinculado ao grupo de Pesquisa Forped, que na busca por garantir o fortalecimento dos três pilares mencionados, se dedica a promover iniciativas de diversas naturezas que mobilizam espaços e saberes da prática do ensino, da pesquisa e da extensão, compreendendo que a prática extensionista no ensino superior é um meio de oportunizar integração e articulação entre universidade e sociedade, assim como, é por meio dela que se oportuniza a prestação de serviço à comunidade (SANTOS e PASSAGLIO, 2016). Norteados por essa premissa, diante do exposto, o grupo de pesquisa Forped considera importante fomentar as ações proposta neste projeto uma vez que, além de colaborar com a comunidade externa que tenha interesse nas iniciativas ofertadas, sejam professores da educação básica e superior ou público geral, também colabora com a formação e o conhecimento dos alunos envolvidos diretamente com o grupo, mobilizando ainda, atividades docentes e parcerias.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e público geral interessado nas ações e temáticas abordadas pelo grupo.
Objetivo Geral
Promover ações extensionistas virtuais e abertas ao público, associadas às temáticas vinculadas às linhas de pesquisa do grupo, e que estejam relacionadas com os outros dois pilares do ensino superior: o ensino e a pesquisa.
Objetivo Específico
- Ampliar a discussão de temáticas associadas ao campo educacional a partir da utilização de diversas estratégias: eventos, cine debates, podcasts e debate de leituras; - Possibilitar a integração de professores e estudantes vinculados do Grupo de Pesquisa Forped em torno de ações coletivas; - Contribuir com a promoção de espaços formativos diversos para os estudantes em formação vinculados ao grupo; - Fortalecer os canais de comunicação do Grupo de Pesquisa Forped com a comunidade; - Oferecer conteúdo de qualidade para a comunidade externa interessada nos temas associados às linhas de pesquisa do Grupo; - Colaborar com a ampliação das ações de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição.
Metodologia
Os membros do Grupo de Pesquisa Forped, professores e alunos, se dividirão e se organizarão para a realização de 6 quadros que comporão o Projeto Forped em Movimento. As ações serão organizadas e executadas da seguinte forma: - Encontros Forped: promoção de palestra/mesa redonda mensal, de forma virtual, sobre temáticas relacionadas às linhas de pesquisa do grupo: 1) Formação de professores, currículos e programas, e 2) Política educacional e desigualdade social. O Encontro trata-se de uma live, aberta ao público, onde um convidado aborda o tema de discussão daquele mês. Esses encontros possibilitarão o contato com professores/pesquisadores nacionais e internacionais que, presencialmente, poderiam esbarrar em questões logísticas e financeiras para se deslocar até o campus, além de limitar a possibilidade de participação da comunidade externa, uma vez que, diferente do encontro presencial, o encontro sendo virtual permite que pessoas de diferentes locais do país possam participar. As lives terão duração de 2 horas, sendo 01:15 para a palestra e 45 minutos para o debate. Esta ação será realizada sempre na última sexta-feira do mês e será organizada e conduzida, a cada mês, por um professor e seus bolsistas (remunerados ou voluntários). A transmissão se dará através do canal do grupo no Youtube (https://www.youtube.com/c/ForpedIFCE). Essa estratégia garantirá que mesmo as pessoas que perderam uma das lives possam assisti-la posteriormente, uma vez que estas ficarão gravadas e disponibilizadas no canal mencionado. Ao final da live, o grupo disponibilizará um questionário via Google Forms com a frequência para a emissão dos certificados e a avaliação do encontro. O evento será divulgado através das redes sociais do Grupo (@forpedifce), nos grupos de Whatssap e no site institucional do IFCE Campus Tianguá e das instituições parceiras. - Cine Forped: mensalmente uma produção cinematográfica será selecionada. Essa obra será assistida e através de um encontro virtual mensal, aberto ao público, será debatida. A discussão deve originar ainda, uma resenha elaborada coletivamente pelos professores e bolsistas do grupo, responsáveis pela ação, para divulgação nas redes sociais do Forped (@forpedifce), possibilitando que quem não esteve presente no encontro, possa ter acesso a indicação cinematográfica do mês. Os filmes/documentários podem ser utilizados como estratégia pedagógica rica, trabalhando temáticas diversas e ampliando o capital cultural de quem os assiste; - Forped de olho na educação básica: mensalmente a equipe responsável pela ação selecionará um projeto desenvolvido na educação básica, que será exposto para o grupo por um professor ou escola responsável pela iniciativa. A partir do diálogo com a escola, a equipe organizará uma apresentação do projeto e divulgará nas redes sociais do Grupo (@forpedifce) com o intuito de dar visibilidade às boas práticas realizadas na educação básica de modo que possa inspirar outras instituições escolares e atores que atuam na área da educação; - Podcast docência no pé do ouvido: o podcast terá gravação e divulgação mensal. O público interessado poderá acessá-lo via Spotify e Google Podcast. O intuito é realizar entrevistas com professores da educação básica e superior sobre temas diversos associados às linhas de pesquisa do grupo. A equipe escolherá um tema, organizará o roteiro de entrevista, fará a entrevista, editará a gravação e socializará pelos canais mencionados. A divulgação quando cada entrevista estiver disponível se dará pelas redes sociais do grupo (@forpedifece); - Forped conectado: seleção e divulgação quinzenal (através da rede social do grupo: @forpedifce) de uma indicação de leitura para o público geral interessado em temas do campo educacional associados às linhas de pesquisa do grupo. Podem ser artigos, livros, capítulos de livros e etc, produções brasileiras e internacionais. Na primeira quinzena do mês serão divulgados textos produzidos pelo próprio grupo, com os resultados de pesquisas em andamento no âmbito do Forped. Na segunda quinzena serão indicados textos externos, não produzidos no âmbito do grupo e que apresentam autores de referência da área. Uma vez por mês haverá um encontro virtual, aberto à participação do público, para discussão de uma das leituras indicadas. A proposta é que o espaço funcione como um grupo de estudos; - Se liga na dica: divulgação contínua de eventos, palestras, mesas redondas, lives, periódicos com o intuito de informar, incentivar e possibilitar o acesso de pessoas interessadas em se inscrever, participar e submeter trabalhos. As divulgações serão realizadas através das redes sociais do grupo (@forpedifce). O grupo se apoiará no Canva para elaboração da identidade visual de cada quadro e produção das artes de divulgação dos materiais elaborados. Paulo Freire (1996, p. 32), destaca que “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”. O Projeto Pesquisa em Movimento tem o objetivo de anunciar a novidade, de se comunicar com a comunidade externa. Esse movimento extensionista utilizará como meio de comunicação e divulgação especialmente as redes sociais e tecnologias digitais que reduzem distâncias e permitem que os encontros sejam realizados. Assim, a página do grupo Forped no Instagram, o canal do grupo no Youtube e o Google Meet serão importantes nesse processo. Interessante ressaltar que as redes sociais ganharam ainda mais visibilidade com o processo de distanciamento social e ensino remoto impostos pela pandemia. Assim, a possibilidade de alcance do projeto é significativa.